Contribuições do Pedagogo para o planejamento curricular do Ensino Médio Integrado
Visualizar/ Abrir
Data
2021-03-01Autor
Silva, Luciana Barbosa da
http://lattes.cnpq.br/5737201277638794
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa objetivou compreender as contribuições do pedagogo para o processo de planejamento curricular do EMI enquanto elemento constituinte da prática docente. Embasando o referencial teórico, tivemos autores como Libâneo (2010), Pinto (2011) e Franco (2016), quando tratamos acerca do pedagogo; Araujo e Frigotto (2005), Ciavatta (2005) e Ramos (2017), ao falarmos sobre Ensino Médio Integrado; Sacristan (2000), Silva (2010) e Vasconcellos (2000), ao discorrermos sobre planejamento curricular, e Freire (2006), Melo (2014) e Souza (2006), ao desenvolvermos a temática da prática docente. Possui uma abordagem de natureza qualitativa, utilizando como procedimentos a revisão de literatura e análise de documentos. A coleta de dados ocorreu a partir da aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas com docentes do Ensino Médio Integrado e com as pedagogas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus Caruaru, que, devido ao contexto pandêmico da Covid-19, ocorreu de forma virtual. Para o processo de análise e interpretação dos dados, utilizamos a análise de conteúdo de Bardin (1977). Os dados da pesquisa revelaram as atividades que o pedagogo desenvolve na instituição, bem como a percepção que os docentes têm acerca do trabalho desse profissional. Os achados denotaram também que os docentes compreendem como necessária a participação do pedagogo no planejamento curricular e que este tem contribuições a dar para o desenvolvimento desse processo, o qual tem implicações sobre a prática docente. Por fim, a partir dos dados da pesquisa, foi elaborado um produto educacional, a cartilha intitulada “Planejamento Curricular do Ensino Médio Integrado: atuação do pedagogo nesse processo”, com o objetivo de socializar as ações e contribuições do Pedagogo para o processo de Planejamento Curricular do Ensino Médio Integrado e as repercussões deste na organização da prática docente. A mesma tem como público-alvo docentes e pedagogos e apresenta como elementos estruturantes: o papel do pedagogo na instituição e sua participação no processo de planejamento curricular, a organização desse processo, os desafios que podem surgir e a relação entre planejamento curricular e prática docente. A cartilha foi avaliada pelos sujeitos participantes da pesquisa e validada pela banca examinadora.