Contribuições do curso superior de tecnologia em gestão ambiental do IFPE para a formação do sujeito ecológico
Visualizar/ Abrir
Data
2015-09-30Autor
Maia, Maria da Conceição Reis
http://lattes.cnpq.br/8258521761994946
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente trabalho apresenta um estudo sobre as contribuições do Curso superior de
Tecnologia em Gestão Ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de
Pernambuco, Campus Recife, para formação do sujeito ecológico. O referencial teórico tem
como principal âncora conceitual os estudos de Isabel C. Carvalho, acerca do sujeito
ecológico. No que concerne à questão ambiental, também tomamos como aporte as obras de
Leff, Tristão, Guimarães e Boff (1999), entre outros. A perspectiva hermenêutica suporta os
apontamentos teóricos do estudo narrativo do processo de formação do sujeito. Para
contextualizar o tema, estudamos a trajetória da educação ambiental no Brasil, como
mediadora e transformadora na trajetória dos profissionais da área ambiental. Do ponto de
vista teórico-metodológico, o paradigma narrativo (Ricoeur, 1994) apontou os caminhos da
construção, análise dos dados e discussão. Os temas em torno da temática principal, a
formação do sujeito ecológico, incluem os saberes e as boas práticas ambientais cuja
investigação também foi amparada pela hermenêutica. A construção dos dados incluiu
questionários e entrevistas realizados com os estudantes dos três últimos períodos do curso.
Considerando os resultados dos dados coletados, o Curso Superior de Tecnologia em Gestão
Ambiental contribui com grande potencial para o desenvolvimento e formação do sujeito
ecológico, através da estrutura de sua grade curricular que permite através de suas temáticas
promover o desenvolvimento da perspectiva interdisciplinar e multidisciplinar dos saberes
ambientais, da dinâmica pedagógica desenvolvida pelos professores proporcionando aos
estudantes vivências e experiências na apropriação do conhecimento acerca dos temas
ambientais.