• Início
  • Portal IFPE
  • Sobre
  • Ajuda
    • Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • Teses e Dissertações
    • Dissertações Defendidas no IFPE
    • Campus Recife
    • Mestrado Profissional em Gestão Ambiental (MPGA)
    • View Item
    •   DSpace Home
    • Teses e Dissertações
    • Dissertações Defendidas no IFPE
    • Campus Recife
    • Mestrado Profissional em Gestão Ambiental (MPGA)
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

    My Account

    LoginRegister

    Contribuições do curso superior de tecnologia em gestão ambiental do IFPE para a formação do sujeito ecológico

    Thumbnail
    View/Open
    Dissertação (1.466Mb)
    Date
    2015-09-30
    Author
    http://lattes.cnpq.br/8258521761994946
    Metadata
    Show full item record
    Abstract
    O presente trabalho apresenta um estudo sobre as contribuições do Curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Campus Recife, para formação do sujeito ecológico. O referencial teórico tem como principal âncora conceitual os estudos de Isabel C. Carvalho, acerca do sujeito ecológico. No que concerne à questão ambiental, também tomamos como aporte as obras de Leff, Tristão, Guimarães e Boff (1999), entre outros. A perspectiva hermenêutica suporta os apontamentos teóricos do estudo narrativo do processo de formação do sujeito. Para contextualizar o tema, estudamos a trajetória da educação ambiental no Brasil, como mediadora e transformadora na trajetória dos profissionais da área ambiental. Do ponto de vista teórico-metodológico, o paradigma narrativo (Ricoeur, 1994) apontou os caminhos da construção, análise dos dados e discussão. Os temas em torno da temática principal, a formação do sujeito ecológico, incluem os saberes e as boas práticas ambientais cuja investigação também foi amparada pela hermenêutica. A construção dos dados incluiu questionários e entrevistas realizados com os estudantes dos três últimos períodos do curso. Considerando os resultados dos dados coletados, o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental contribui com grande potencial para o desenvolvimento e formação do sujeito ecológico, através da estrutura de sua grade curricular que permite através de suas temáticas promover o desenvolvimento da perspectiva interdisciplinar e multidisciplinar dos saberes ambientais, da dinâmica pedagógica desenvolvida pelos professores proporcionando aos estudantes vivências e experiências na apropriação do conhecimento acerca dos temas ambientais.
    URI
    https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/84
    Collections
    • Mestrado Profissional em Gestão Ambiental (MPGA)
    Contact Us | Send Feedback
     

     

    Contact Us | Send Feedback