Navegação Licenciatura em Física por autor "http://lattes.cnpq.br/9491708141334633"
Itens para a visualização no momento 1-17 of 17
-
10 anos da licenciatura em física do IFPE - campus Pesqueira: análise dos trabalhos de conclusão de curso
Aguiar, Giliandson de França; http://lattes.cnpq.br/2085006065403454 (PesqueiraBrasil, 2021-02-11)Neste artigo buscamos analisar os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) da Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) campus Pesqueira na sua primeira década de ... -
Análise da evasão no curso de Licenciatura em Física do IFPE campus Pesqueira: um estudo de caso
Santos, Thamires Leite dos; http://lattes.cnpq.br/2705745689748226 (PesqueiraBrasil, 2021-03-07)Um desafio na educação brasileira é a evasão escolar no ensino superior que encontra-se em torno de 21% (BRASIL, 2018). Em pesquisa realizada entre 2013 e 2016, a taxa de evasão das Licenciaturas em Física no Brasil ... -
Os conhecimentos indígenas interligados aos conhecimentos da física: o caso das fases da lua
Souza, Natália Oliveira de; http://lattes.cnpq.br/7740027984833585 (PesqueiraBrasil, 2021-12-20)A educação indígena é garantida por leis como a Constituição Federal de 1988, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e Parâmetros Curriculares Nacionais, que estabelecem o direito de um ensino específico e ... -
Desenvolvimento de um instrumento fotométrico para análise da magnitude aparente de estrelas
Silva Junior, Romualdo Eleutério da; http://lattes.cnpq.br/2551154135385204 (PesqueiraBrasil, 2021-02-09)O presente trabalho descreve o desenvolvimento de um instrumento fotométrico de baixo custo a ser aplicado no estudo de magnitude aparente de estrelas e que pode ser utilizado por estudantes em pesquisas futuras aplicadas ... -
Diálogos entre a teoria da aprendizagem significativa e a neuroaprendizagem para o ensino de física
Lima, Mateus Henrique de Melo; http://lattes.cnpq.br/2872031550606148 (PesqueiraBrasil, 2022-07-28)Esse artigo é um estudo bibliográfico de caráter qualitativo, sobre a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) e Neuroaprendizagem (NA). A TAS tem Marco Antonio Moreira como seu principal teórico citado neste artigo, ... -
Dos atomistas ao átomo moderno: um resgate histórico da evolução dos modelos atômicos
Silva, Kaio Moab de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/7047291631722687 (PesqueiraBrasil, 2021-02-25)O presente trabalho traz um levantamento da evolução dos modelos atômicos, partindo do pensamento grego com as primeiras ideais dos atomistas, passando pelos modelos atômicos da era clássica e culminando com os modelos ... -
Ensino de física para pessoa com deficiência intelectual: um estudo de caso
Silva, Andreza Merquiades da; http://lattes.cnpq.br/8382606562526452 (PesqueiraBrasil, 2023-02-14)A inclusão de pessoas com deficiência, em turmas regulares, é um direito estabelecido por lei. A deficiência que foi discutida nesta pesquisa foi a intelectual. De acordo com AAIDD (2023), a deficiência intelectual é ... -
Ensino de física: a construção dos saberes docentes de professores iniciantes egressos do IFPE – campus Pesqueira
Bezerra, Cleyton José dos Santos; http://lattes.cnpq.br/2964877365692224 (PesqueiraBrasil, 2021-04-08)Na atualidade, observamos a conservação de práticas tradicionais no processo de ensino e aprendizagem da Física. De acordo com Huberman (2000) e Tardif (2014), a base dos saberes profissionais se forma na fase inicial ... -
Um estudo sobre evasão no curso de licenciatura em física do IFPE campus Pesqueira na turma 2016.1
Silva, Carlos Fabiano dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5548889808208678 (PesqueiraBrasil, 2021-04-07)Esse trabalho surgiu do interesse de investigar as causas da evasão da turma 2016.1 no Curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Pernambuco, Campus Pesqueira. Como aluno da turma, meu objetivo foi conhecer ... -
A gamificação no ensino de física: relato de um minicurso online sobre tópicos de física de partículas.
Rocha, Leonôra Késia Libório; http://lattes.cnpq.br/9506586162797450 (PesqueiraBrasil, 2021-03-31)A gamificação no contexto educacional pode proporcionar, tanto para o professor quanto para o aluno, maior engajamento e motivação, contribuindo assim, para o processo de ensino e aprendizagem. Este artigo tem como ... -
Introdução à astronomia estelar: análise de um minicurso online sobre as estrelas
Santos, Maria Franciely Freitas dos; http://lattes.cnpq.br/0194934005077164 (PesqueiraBrasil, 2021-12-30)A astronomia é o tipo de assunto que naturalmente desperta a curiosidade das pessoas, independentemente de sua faixa etária. A internet é capaz de conectar pessoas no mundo inteiro. Logo, preparar um curso de astronomia ... -
O museu de ciências como ferramenta didática na visão dos professores de física: analisando o potencial didático do Espaço Interativo de Ciência, Tecnologia e Artes (EICTA)
Rocha, Maria Kamilla Libório; http://lattes.cnpq.br/7191810287492760 (PESQUEIRABrasil, 2024-02-07)Este estudo investigou a integração do Espaço Interativo de Ciências, Tecnologia e Artes (EICTA) no ensino de Física, por meio de entrevistas com 23 participantes (estudantes da licenciatura em Física que fazem parte do ... -
UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE CONCEITOS DE FÍSICA A PARTIR DO ACELERADOR DE PARTÍCULAS SIRIUS PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Gonçalves, David Kelvin Galindo; http://lattes.cnpq.br/6999664246290914 (PesqueiraBrasil, 2021-08-10)Nesta pesquisa apresentamos uma sequência didática para alunos do ensino médio, voltada para o ensino e aprendizagem de conceitos de Física a partir da compreensão de como o acelerador de partículas Sirius funciona e ... -
A Relação entre Ciência e Religião na concepção dos participantes de um minicurso on-line
Lopes, Maria Eduarda Gomes; http://lattes.cnpq.br/1816343615833374 (PesqueiraBrasil, 2022-06-27)O público geral pensa que a Religião sempre se opôs ao progresso científico, motivo o qual embasa a concepção de guerra entre esses domínios do conhecimento, sendo necessário escolher um deles e abandonar o outro. Quando ... -
Relato de experiência de uma intervenção didática sobre a origem do universo em um contexto de ensino remoto
Dourado, Adriano Cavalcanti; http://lattes.cnpq.br/2168176324987109 (PesqueiraBrasil, 2021-04-06)Neste trabalho buscamos relatar o procedimento e os resultados obtidos a partir de uma intervenção didática realizada de maneira inteiramente remota, com o tema Origem do Universo. A intervenção foi executada em formato ... -
Sobre as perdas de potência em painéis fotovoltaicos: Uma abordagem à luz das teorias físicas dos semicondutores
Teixeira, Veronica Alves; http://lattes.cnpq.br/8184926924538962 (PesqueiraBrasil, 2021-08-10)Neste trabalho discutimos sobre um fenômeno comum em painéis fotovoltaicos durante o seu processo de geração de energia. Trata-se da perda de eficiência devido a ocorrência da termalização. Esta pesquisa iniciou-se com ... -
O uso de simuladores no ensino de física: explorando a dualidade onda-partícula
Santos, Giovanna Ferreira dos; http://lattes.cnpq.br/4810397499576152 (PesqueiraBrasil, 2022-02-17)Ao longo das últimas décadas, as novas tecnologias vêm contribuindo como ferramentas didáticas para a melhoria da Educação. No ensino de Física, essas ferramentas passam a integrar este processo com o intuito de promover ...