A Relação entre Ciência e Religião na concepção dos participantes de um minicurso on-line
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Data
2022-06-27Autor
Lopes, Maria Eduarda Gomes
http://lattes.cnpq.br/1816343615833374
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O público geral pensa que a Religião sempre se opôs ao progresso científico, motivo
o qual embasa a concepção de guerra entre esses domínios do conhecimento,
sendo necessário escolher um deles e abandonar o outro. Quando se trata da sala
de aula, é comum que os encontros e desencontros entre Ciência e Religião
ocasionam inúmeras dúvidas. No entanto, há diversos pesquisadores que buscam
uma relação mais construtiva entre essas duas áreas, que poderiam favorecer o
ensino de ciências, principalmente nas aulas de Física. Sendo assim, essa pesquisa
tem como objetivo analisar a relação entre Ciência e Religião na concepção dos
participantes de um minicurso, desenvolvido de forma on-line. Os participantes
possuíam idades e níveis de escolaridade diversos. Para análise, utilizamos textos
dissertativos argumentativos produzidos pelos participantes mediante uma pergunta
geradora. A coleta das produções deu-se através de um Google Forms. A análise
dos resultados mostrou-nos que todos os participantes demonstraram referências à
categoria de Diálogo, apontando possível aproximação entre Ciência e Religião.
Todos entendem que há diferenças entre ambos os domínios, mas também
acreditam e apontam que o Diálogo entre esses campos é importante para o
desenvolvimento do ser humano e o respeito ao outro é indispensável para que o
entendimento ocorra entre Ciência e Religião. A maioria aponta também que é
possível ser religioso e cientista ao mesmo tempo. Concluímos que a relação entre
Ciência e Religião, apesar de parecer conflituosa, não é dicotômica, sendo possível
um Diálogo entre as duas áreas ao respeitar a natureza de cada uma.