A gamificação no ensino de física: relato de um minicurso online sobre tópicos de física de partículas.
![Thumbnail](/xmlui/bitstream/handle/123456789/293/A%20gamifica%c3%a7%c3%a3o%20no%20ensino%20de%20f%c3%adsica%20relato%20de%20um%20minicurso%20online%20sobre%20t%c3%b3picos%20de%20f%c3%adsica%20de%20part%c3%adculas_Leonora%20K%c3%a9sia.pdf.jpg?sequence=4&isAllowed=y)
Data
2021-03-31Autor
Rocha, Leonôra Késia Libório
http://lattes.cnpq.br/9506586162797450
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A gamificação no contexto educacional pode proporcionar, tanto para o professor
quanto para o aluno, maior engajamento e motivação, contribuindo assim, para o
processo de ensino e aprendizagem. Este artigo tem como objetivo relatar o
desenvolvimento de uma intervenção didática para o ensino de tópicos de Física de
Partículas, utilizando uma abordagem gamificada com apoio das Tecnologias
Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). A intervenção foi realizada no
contexto de um minicurso online, utilizando-se a narrativa de Alice no País das
Maravilhas, com duração de trinta horas, com dezesseis estudantes. Ao final desse
processo foi possível observar que a incorporação das TDIC à gamificação resultou
em um método viável e promissor para o ensino e a aprendizagem significativa de
Física.