O museu de ciências como ferramenta didática na visão dos professores de física: analisando o potencial didático do Espaço Interativo de Ciência, Tecnologia e Artes (EICTA)
Data
2024-02-07Autor
Rocha, Maria Kamilla Libório
http://lattes.cnpq.br/7191810287492760
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este estudo investigou a integração do Espaço Interativo de Ciências, Tecnologia e
Artes (EICTA) no ensino de Física, por meio de entrevistas com 23 participantes
(estudantes da licenciatura em Física que fazem parte do PIBID e estudantes da
pós-graduação em ensino de Física e matemática). A pesquisa abordou a
importância das atividades experimentais, evidenciando seu impacto motivacional e
na compreensão aprofundada dos conceitos físicos. A visita ao EICTA foi
considerada enriquecedora, oferecendo uma experiência prática e interdisciplinar.
Apesar de desafios logísticos identificados, como locomoção, os participantes
propuseram estratégias para uma integração eficaz do Museu à sala de aula,
enfatizando a combinação entre teoria e prática. A conclusão destaca o EICTA como
recurso valioso no ensino de Física, ressaltando sua relevância na formação de
professores e no estímulo ao interesse dos alunos pela ciência, com perspectivas de
aprimoramento na educação científica.
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: