• Início
  • Portal IFPE
  • Sobre
  • Ajuda
    • Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
    • Trabalhos Defendidos no IFPE
    • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
    • Campus Pesqueira
    • Licenciatura em Física
    • Ver item
    •   Página inicial
    • Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
    • Trabalhos Defendidos no IFPE
    • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
    • Campus Pesqueira
    • Licenciatura em Física
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

    Minha conta

    EntrarCadastro

    O uso de simuladores no ensino de física: explorando a dualidade onda-partícula

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    O uso de simuladores no ensino de física_ explorando a dualidade onda-partícula.pdf (1.220Mb)
    Data
    2022-02-17
    Autor
    Santos, Giovanna Ferreira dos
    http://lattes.cnpq.br/4810397499576152
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Ao longo das últimas décadas, as novas tecnologias vêm contribuindo como ferramentas didáticas para a melhoria da Educação. No ensino de Física, essas ferramentas passam a integrar este processo com o intuito de promover melhorias no estudo de fenômenos de difícil visualização e compreensão. Nesse contexto, analisamos a utilização das simulações Interferência de Onda e Interferência Quântica do PhET como recursos didáticos no estudo da Dualidade onda-partícula, relacionando-os com as teorias que compõem o estudo do fenômeno. A pesquisa é de natureza qualitativa e de caráter descritivo. A coleta de dados ocorreupor meio de capturas de tela dos simuladores utilizados. Os resultados evidenciaram uma consonância entreas teorias que regem a discussão do comportamento dual da luz e o que é observado no manuseio das simulações em questão, destacando a importância e o benefício das mesmas no auxílio no processo de ensino e aprendizagem. Consideramos que a utilização de simuladores virtuais poderá contribuir para o estudo de fenômenos físicos na perspectiva de um ensino e aprendizagem de qualidade.
    URI
    https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/594
    Collections
    • Licenciatura em Física
    Entre em contato | Deixe sua opinião
     

     

    Entre em contato | Deixe sua opinião