O uso de simuladores no ensino de física: explorando a dualidade onda-partícula
Data
2022-02-17Autor
Santos, Giovanna Ferreira dos
http://lattes.cnpq.br/4810397499576152
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Ao longo das últimas décadas, as novas tecnologias vêm contribuindo como
ferramentas didáticas para a melhoria da Educação. No ensino de Física, essas
ferramentas passam a integrar este processo com o intuito de promover melhorias no
estudo de fenômenos de difícil visualização e compreensão. Nesse contexto,
analisamos a utilização das simulações Interferência de Onda e Interferência Quântica
do PhET como recursos didáticos no estudo da Dualidade onda-partícula,
relacionando-os com as teorias que compõem o estudo do fenômeno. A pesquisa é
de natureza qualitativa e de caráter descritivo. A coleta de dados ocorreupor meio de
capturas de tela dos simuladores utilizados. Os resultados evidenciaram uma
consonância entreas teorias que regem a discussão do comportamento dual da luz e
o que é observado no manuseio das simulações em questão, destacando a
importância e o benefício das mesmas no auxílio no processo de ensino e
aprendizagem. Consideramos que a utilização de simuladores virtuais poderá
contribuir para o estudo de fenômenos físicos na perspectiva de um ensino e
aprendizagem de qualidade.