Licenciatura em Matemática: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 41-60 of 65
-
Desafio e possibilidade para o ensino de frações na pandemia: uma visão dos/as professores de matemática 6 ano do ensino fundamental
(PesqueiraBrasil, 2022-02-15)O presente trabalho de conclusão de curso teve por objetivo analisar os desafios enfrentados por professores da rede estadual, municipal e privada do município de Pesqueira-PE em relação ao ensino de frações nas turmas ... -
Proposta de modificação em exercícios sobre o teorema de Pitágoras utilizando a teoria de resposta ao item
(PesqueiraBrasil, 2022-02-18)O objetivo desse trabalho é apresentar modificações em exercícios sobre o Teorema de Pitágoras empregando a Teoria de Resposta ao Item (TRI), utilizando exercícios retirados de obras didáticas de Matemática do ensino ... -
Jogos Matematicos do Projeto Novo Mais Educação : Análise a partir das unidades temáticas para os anos iniciais do ensino fundamental segundo a BNCC
(PesqueiraBrasil, 2022-02-18)O presente trabalho foi desenvolvido através da experiência em participar do Projeto Novo Mais Educação (PNME) dos anos iniciais do ensino fundamental no município de Alagoinha/PE. O objetivo deste é catalogar os jogos ... -
Mínimo múltiplo comum: aplicação de uma sequência didática a partir do jogo de bingo
(PesqueiraBrasil, 2022-05-04)O objetivo deste trabalho é aplicar uma sequência didática para o tema MMC (Mínimo Múltiplo Comum) através do jogo de bingo. Esta SD foi aplicada em uma turma de 6° ano da Escola Municipal Jose Elói localizada na zona ... -
Mínimo múltiplo comum: aplicação de uma sequência didática a partir do jogo de bingo
(PesqueiraBrasil, 2022-02-18)O objetivo deste trabalho é aplicar uma sequência didática para o tema MMC (Mínimo Múltiplo Comum) através do jogo de bingo. Esta SD foi aplicada em uma turma de 6° ano da Escola Municipal Jose Elói localizada na zona ... -
Análise da formação inicial em matemática: um olhar voltado à produção acadêmica dos egressos
(PesqueiraBrasil, 2022-02-18)Esse artigo é produto do projeto de iniciação científica intitulado: “Análise da Formação Inicial Ofertada pelo Curso da Graduação em Matemática do IFPE/Pesqueira: um olhar voltado à produção acadêmica dos egressos, que ... -
A formação docente inicial ofertada pelo curso de graduação em matemática do IFPE- Campus Pesqueira : sob o olhar dos egressos
(PesqueiraBrasil, 2022-02-18)O presente trabalho trata de uma análise da formação inicial ofertada pelo curso da graduação em matemática do IFPE/campus Pesqueira sob o olhar dos egressos. Especificamente, buscou-se analisar quais as contribuições ... -
Formação docente e a inclusão do(a) estudante com deficiência: O que pensam futuros(as) professores(as) do curso de Licenciatura em Matemática do IFPE – Campus Pesqueira
(PesqueiraBrasil, 2021-12-23)A inclusão do(a) educando(a) com deficiência no sistema educacional precisa ser reconhecida como processo permanente. Nessa perspectiva, o(a) professor(a) assim como sua formação são elementos essenciais para efetivação ... -
O posicionamento da Sociedade Brasileira de Educação Matemática sobre a reforma do Ensino Médio: uma análise documental
(PesqueiraBrasil, 2021-08-24)O Ensino Médio foi reformado no Brasil através da Medida Provisória no 746/2016, convertida na Lei no 13.415/2017. A reforma, em fase de implementação, impactou – e permanece impactando – não apenas o Ensino Médio, mas ... -
Desafios matemáticos: uma sequência didática a partir do jogo de dominós
(PesqueiraBrasil, 2022-02-22)O objetivo deste trabalho foi criar uma sequência didática (SD), que abordassem os seguintes temas, operações aritméticas e múltiplos, mediante desafios matemáticos por meio do jogo de dominós. Analisamos e escolhemos ... -
O Design Thinking como ferramenta para o ensino e aprendizagem no século XXI
(PesqueiraBrasil, 2022-02-11)O referido estudo foi desenvolvido com o intuito de apresentar por meio da observação participante e estudo de caso, como o uso das metodologias ativas de ensino, em especial o Design Thinking, podem tornar o ensino-aprendizado ... -
Formação inicial de professores de matemática e o ensino remoto: uma avaliação pelos discentes
(PesqueiraBrasil, 2021-06-21)Atualmente estamos vivenciando um momento histórico, mundialmente as pessoas foram surpreendidas pela pandemia do COVID-19. A necessidade de isolamento social causou a suspensão de várias atividades principalmente no ... -
O ensino matemático em tempos de pandemia na ótica do professor
(PesqueiraBrasil, 2021-06-21)O presente projeto traz uma análise de como tem sido para os professores lecionar e educar através do ensino remoto emergencial, além de abordar os principais desafios desse tipo de ensino. O principal objetivo dessa ... -
A importância do erro nas atividades de matemática: uma reflexão a partir de pesquisas
(PesqueiraBrasil, 2021-06-06)O presente artigo com enfoque bibliográfico tem por objetivo proporcionar uma reflexão sobre o papel do erro para aprendizagem de matemática sob o ponto de vista da resolução de problemas. Para isso utilizamos parte dos ... -
Fórmulas e cálculos de medidas de área de quadriláteros: uma proposta de ensino mediada pelo aplicativo quizizz
(PesqueiraBrasil, 2021-04-08)Este trabalho apresenta uma proposta de ensino do conteúdo quadriláteros, mediada pelo aplicativo QUIZIZZ, que é um quiz (questionário) on-line, que simula um jogo de perguntas e respostas; tratamos especificamente de ... -
A transição da aritmética para álgebra no livro didático: o caso da transposição didática
(PesqueiraBrasil, 2021-04-07)Esse trabalho tem por objetivo investigar as aproximações e distanciamentos, entre o que é recomendando pela Base Nacional Curricular Comum e o Livro Didático. Para levantar questões sobre o objetivo, optamos em utilizar ... -
Olhando a análise combinatória sob o ponto de vista da teoria da transposição didática
(PesqueiraBrasil, 2021-04-07)Este trabalho tem o intuito de analisar as características relativas ao ensino de combinatória no livro didático do segundo ano do ensino médio; de maneira especial, centra-se na análise da abordagem do conceito inicial ... -
Análise do impacto de um curso de extensão acerca do laboratório de ensino de matemática
(PesqueiraBrasil, 2021-04-09)Este trabalho tem a finalidade de analisar a percepção dos professores de matemática, participantes do curso de extensão Laboratório de Ensino de Matemática (LEM), acerca do uso dessa metodologia/espaço. A metodologia ... -
O livro didático e os problemas matemáticos relacionados a calculadora
(PesqueiraBrasil, 2021-04-06)Este artigo pretende apontar se existem problemas matemáticos nos livros didáticos das series finais do ensino fundamental que solicitam o uso da calculadora, bem como a sua relação com as competências da BNCC. Trata-se ... -
O tratamento vetorial para conceitos de geometria analítica do ensino médio usando o GeoGebra
(PesqueiraBrasil, 2020-11-19)O tratamento vetorial da Geometria Analítica vem sendo excluído das discussões em ementas curriculares estaduais e livros didáticos do Ensino Médio no decorrer das duas últimas décadas. Sendo assim, este trabalho apresenta ...