Licenciatura em Matemática: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 41-59 of 59
-
A formação docente inicial ofertada pelo curso de graduação em matemática do IFPE- Campus Pesqueira : sob o olhar dos egressos
(PesqueiraBrasil, 2022-02-18)O presente trabalho trata de uma análise da formação inicial ofertada pelo curso da graduação em matemática do IFPE/campus Pesqueira sob o olhar dos egressos. Especificamente, buscou-se analisar quais as contribuições ... -
Formação docente e a inclusão do(a) estudante com deficiência: O que pensam futuros(as) professores(as) do curso de Licenciatura em Matemática do IFPE – Campus Pesqueira
(PesqueiraBrasil, 2021-12-23)A inclusão do(a) educando(a) com deficiência no sistema educacional precisa ser reconhecida como processo permanente. Nessa perspectiva, o(a) professor(a) assim como sua formação são elementos essenciais para efetivação ... -
O posicionamento da Sociedade Brasileira de Educação Matemática sobre a reforma do Ensino Médio: uma análise documental
(PesqueiraBrasil, 2021-08-24)O Ensino Médio foi reformado no Brasil através da Medida Provisória no 746/2016, convertida na Lei no 13.415/2017. A reforma, em fase de implementação, impactou – e permanece impactando – não apenas o Ensino Médio, mas ... -
Desafios matemáticos: uma sequência didática a partir do jogo de dominós
(PesqueiraBrasil, 2022-02-22)O objetivo deste trabalho foi criar uma sequência didática (SD), que abordassem os seguintes temas, operações aritméticas e múltiplos, mediante desafios matemáticos por meio do jogo de dominós. Analisamos e escolhemos ... -
O Design Thinking como ferramenta para o ensino e aprendizagem no século XXI
(PesqueiraBrasil, 2022-02-11)O referido estudo foi desenvolvido com o intuito de apresentar por meio da observação participante e estudo de caso, como o uso das metodologias ativas de ensino, em especial o Design Thinking, podem tornar o ensino-aprendizado ... -
Formação inicial de professores de matemática e o ensino remoto: uma avaliação pelos discentes
(PesqueiraBrasil, 2021-06-21)Atualmente estamos vivenciando um momento histórico, mundialmente as pessoas foram surpreendidas pela pandemia do COVID-19. A necessidade de isolamento social causou a suspensão de várias atividades principalmente no ... -
O ensino matemático em tempos de pandemia na ótica do professor
(PesqueiraBrasil, 2021-06-21)O presente projeto traz uma análise de como tem sido para os professores lecionar e educar através do ensino remoto emergencial, além de abordar os principais desafios desse tipo de ensino. O principal objetivo dessa ... -
A importância do erro nas atividades de matemática: uma reflexão a partir de pesquisas
(PesqueiraBrasil, 2021-06-06)O presente artigo com enfoque bibliográfico tem por objetivo proporcionar uma reflexão sobre o papel do erro para aprendizagem de matemática sob o ponto de vista da resolução de problemas. Para isso utilizamos parte dos ... -
Fórmulas e cálculos de medidas de área de quadriláteros: uma proposta de ensino mediada pelo aplicativo quizizz
(PesqueiraBrasil, 2021-04-08)Este trabalho apresenta uma proposta de ensino do conteúdo quadriláteros, mediada pelo aplicativo QUIZIZZ, que é um quiz (questionário) on-line, que simula um jogo de perguntas e respostas; tratamos especificamente de ... -
A transição da aritmética para álgebra no livro didático: o caso da transposição didática
(PesqueiraBrasil, 2021-04-07)Esse trabalho tem por objetivo investigar as aproximações e distanciamentos, entre o que é recomendando pela Base Nacional Curricular Comum e o Livro Didático. Para levantar questões sobre o objetivo, optamos em utilizar ... -
Olhando a análise combinatória sob o ponto de vista da teoria da transposição didática
(PesqueiraBrasil, 2021-04-07)Este trabalho tem o intuito de analisar as características relativas ao ensino de combinatória no livro didático do segundo ano do ensino médio; de maneira especial, centra-se na análise da abordagem do conceito inicial ... -
Análise do impacto de um curso de extensão acerca do laboratório de ensino de matemática
(PesqueiraBrasil, 2021-04-09)Este trabalho tem a finalidade de analisar a percepção dos professores de matemática, participantes do curso de extensão Laboratório de Ensino de Matemática (LEM), acerca do uso dessa metodologia/espaço. A metodologia ... -
O livro didático e os problemas matemáticos relacionados a calculadora
(PesqueiraBrasil, 2021-04-06)Este artigo pretende apontar se existem problemas matemáticos nos livros didáticos das series finais do ensino fundamental que solicitam o uso da calculadora, bem como a sua relação com as competências da BNCC. Trata-se ... -
O tratamento vetorial para conceitos de geometria analítica do ensino médio usando o GeoGebra
(PesqueiraBrasil, 2020-11-19)O tratamento vetorial da Geometria Analítica vem sendo excluído das discussões em ementas curriculares estaduais e livros didáticos do Ensino Médio no decorrer das duas últimas décadas. Sendo assim, este trabalho apresenta ... -
Os conteúdos de química sob o olhar dos estudantes: perspectivas das aulas remotas
(IpojucaBrasil, 2021-02-24)Este estudo teve como objetivo geral descrever as perspectivas dos estudantes com relação aos conteúdos de Química nas aulas remotas. A discussão destacou os elementos mediadores no processo de ensino aprendizagem, ... -
Trigonometria: uma discussão histórica
(PesqueiraBrasil, 2021-02-19)A motivação para realização do presente estudo surgiu a partir do ponto de vista de que a matemática poderia ser mais contextualizada e compreendida, inclusive na sala de aula, através de um olhar histórico. Muitos alunos ... -
O uso das tecnologias de informação no curso de licenciatura em matemática do IFPE- campus Pesqueira
(PesqueiraBrasil, 2020-10-26)O contexto social em que estamos inseridos está fortemente marcado pela presença das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), o que por sua vez vem ganhando cada dia mais espaço e destaque no que se refere ao ... -
Uma análise das metodologias utilizadas por professores de matemática do ensino médio de uma escola pública do interior de Pernambuco durante o período de pandemia do covid-19
(PesqueiraBrasil, 2020-11-03)Neste presente trabalho analisamos os impactos da pandemia sobre a etapa final da educação básica, buscamos conhecer as metodologias adotadas pelos professores de matemática do ensino médio em uma escola pública do estado ... -
Jogo matemático digital ou manipulativo? o estado da arte deste tema nas dissertações produzidas no PROFMAT (2013-2020)
(PesqueiraBrasil, 2020-10-23)O objetivo deste trabalho é verificar o estado da arte dos temas jogos matemáticos manipulativos e jogos matemáticos digitais em dissertações produzidas pelo PROFMAT (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) ...