Compreensão sobre os conceitos de investimento e poupança entre estudantes do ensino médio

Visualizar/ Abrir
Data
2024-11-12Autor
Lima, Eduardo Alexandre de
http://lattes.cnpq.br/0107340228756894
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente trabalho tem como objetivo estudar a compreensão dos conceitos de
investimento e poupança, na ótica da educação financeira, ao analisar os resultados
de um questionário proposto a quatro turmas finalistas do ensino médio, de uma
escola pública estadual do município de Venturosa (PE). A pesquisa foi realizada por
meio de uma abordagem qualitativa apoiada em ferramentas quantitativas, com a
aplicação de um questionário em um grupo de estudantes do terceiro ano do ensino
médio no seu último bimestre e comparação dos resultados obtidos com
caracterizações dos temas centrais (investimento e poupança). Os resultados indicam
que, embora exista um certo nível de compreensão desses temas entre os
participantes, o resultado pode não ser considerado satisfatório se olhado a partir da
ótica do que é preconizado pelas instituições que propõe a educação financeira, em
nível nacional e internacional. Existem planos governamentais para a expansão do
ensino dos temas de educação financeira, como a Estratégia Nacional de Educação
Financeira (ENEF), mas possuem um retorno menor do que o esperado, vide os dados
da pesquisa. As considerações finais apontam que a escola não conseguiu ativamente
contribuir com o ensino da educação financeira nos estudantes que participaram da
pesquisa, apesar de evidências que apontam compreensões desses temas.
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: