Navegação por autor "Galindo, Joaci"
Itens para a visualização no momento 1-10 of 10
-
Construção e vivência de uma sequência de ensino utilizando experimentos de baixo custo no ensino de eletrização
Guimarães, Bianca de Melo; http://lattes.cnpq.br/2906374974278314 (PesqueiraBrasil, 2024-10-03)Neste artigo buscamos relatar e desenvolver uma sequência didática na área da eletrostática, aplicada e analisada através de uma vivência em sala de aula, realizada na turma do 5º período de ensino médio integrado de ... -
Desenvolvimento e aplicabilidade de um multimedidor de grandezas elétricas utilizando plataforma arduíno
Feitosa, Saulo Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3110207820329855 (PesqueiraBrasil, 2021-04-08)Objetivou-se desenvolver um dispositivo capaz de coletar medidas elétricas precisas tais como os multímetros comerciais, com a reflexão sobre as contribuições no processo de ensino-aprendizagem com a sua aplicação em ... -
Energia nuclear: a concepção de estudantes sobre a construção de uma usina nuclear em seu município
Junior Pereira, David; http://lattes.cnpq.br/2054159402597351 (PEREIRA, David Júnior; GALINDO, Joaci. Energia Nuclear: a concepção de estudantes sobre a construção de uma usina nuclear em seu município. 2023. 23 f. TCC (Licenciatura em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2023.Brasil, 2023-02-09)O presente estudo está associado a uma contribuição sobre a importância da discussão de alguns aspectos relativos à implantação de centrais nucleares no Brasil e procurou compreender sobre os possíveis efeitos na sociedade ... -
Fenômenos ondulatórios: uma proposta de sequência de ensino para turmas do ensino fundamental
Rodrigues, Samuel de Santana; https://lattes.cnpq.br/8486504659430147 (PESQUEIRABrasil, 2023-12-06)O objetivo geral deste estudo foi analisar as contribuições da implementação de uma proposta de sequência de ensino, abordando os fenômenos ondulatórios, em turmas com estudantes do 9o ano do Ensino Fundamental em Ciências, ... -
Física e atratividade docente na visão de estudantes do ensino médio em duas escolas de referência, no município de Arcoverde, Pernambuco
Siqueira, Thayson Gilberto Alves; https://lattes.cnpq.br/5138724283167263 (PesqueiraBrasil, 2024-10-10)O presente estudo investigou a percepção de estudantes do ensino médio sobre a atratividade da carreira docente, considerando o contexto de escassez de professores no mundo. A pesquisa, realizada em duas escolas de referência ... -
Física e sustentabilidade: contribuições desta ciência na preservação ambiental
Vasconcelos, Anna Karollina Rosa de; http://lattes.cnpq.br/5607450870098010 (PesqueiraBrasil, 2024-09-26)O estudo examina as contribuições da Física diante dos grandes desafios ambientais contemporâneos, considerando diversas variáveis interdisciplinares, como Química, Biologia e Matemática. Utilizando uma bibliografia ... -
Investigando o ensino física praticado em escolas rurais indígenas da cidade de Pesqueira
Lima, Cícero Oliveira de; http://lattes.cnpq.br/1722291480746348 (PesqueiraBrasil, 2021-08-10)O presente trabalho buscou investigar os desafios encontrados quando os conteúdos da Física é lecionada por um professor que não possui graduação especifica na área de atuação, utilizando um método de pesquisa exploratória ... -
Mulheres na física: a atuação desse gênero no curso de licenciatura em física do IFPE - campus Pesqueira
Santos, Marisa Alaide dos; http://lattes.cnpq.br/5182529033625267 (PesqueiraBrasil, 2021-07-07)Esta pesquisa tem como finalidade explanar a relevância das mulheres na Física através da análise de gênero no curso de Licenciatura em Física do IFPE – Campus Pesqueira. A mesma ocorreu com verificação bibliográfica e ... -
Uso das simulações no ensino de física: analisando uma simulação à luz das teorias do efeito fotoelétrico
Santos, Marlon Fernando dos; http://lattes.cnpq.br/2003221519036194 (PesqueiraBrasil, 2022-02-16)Estudos demonstram que a utilização das simulações computacionais no ensino de Física, vem a ser uma alternativa viável para a prática educativa em qualquer nível de ensino. Oferecendo aos alunos uma experiência direta, ... -
O uso de mapas conceituais como objeto para o ensino de estática no primeiro ano do ensino médio
Silva, Gustavo Luiz da; https://lattes.cnpq.br/5804843947850610 (PESQUEIRABrasil, 2024-02-21)O presente estudo propõe uma abordagem inovadora para o ensino de Estática no primeiro ano do ensino médio, empregando a ferramenta pedagógica dos mapas conceituais. Os mapas conceituais são recursos gráficos que visam ...