• Início
  • Portal IFPE
  • Sobre
  • Ajuda
    • Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
    • Trabalhos Defendidos no IFPE
    • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
    • Campus Pesqueira
    • Licenciatura em Física
    • Ver item
    •   Página inicial
    • Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
    • Trabalhos Defendidos no IFPE
    • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
    • Campus Pesqueira
    • Licenciatura em Física
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Mulheres na física: a atuação desse gênero no curso de licenciatura em física do IFPE - campus Pesqueira

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    Mulheres na física_ a atuação desse gênero no curso de licenciatura em física do IFPE - campus Pesqueira- Marisa Santos.pdf (1.325Mb)
    Data
    2021-07-07
    Autor
    Santos, Marisa Alaide dos
    http://lattes.cnpq.br/5182529033625267
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Esta pesquisa tem como finalidade explanar a relevância das mulheres na Física através da análise de gênero no curso de Licenciatura em Física do IFPE – Campus Pesqueira. A mesma ocorreu com verificação bibliográfica e documental com base na aquisição de referências baseadas na representatividade do perfil de estudo na historiografia e pautada na conjuntura da realidade destas no cenário atual, visando explorar o contingente de mulheres nessa ciência. Realizada perante o levantamento de dados para a resolução da problemática de cunho central, a saber: Qual a representatividade do gênero feminino no curso de licenciatura em Física do IFPE/Pesqueira? Esta, feita sob o método quali-quantitativo elaborado através da revisão de literatura científica, acrescido de um estudo descritivo e exploratório com ênfase no embasamento de conceitos para o entendimento do problema proposto. Concluiu-se que, apesar de ter apresentado um aumento desse perfil no quadro de matrículas e refletindo um desempenho superior ao sexo oposto no período de 2011 a 2013 no devido campus, as mulheres ainda continuam sub-representadas na graduação e, de maneira mais crítica, no campo docente, revelando a necessidade de visibilidade das fisicistas, debates socioeducacional, fomento e atribuição da equidade de gênero.
    URI
    https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/363
    Collections
    • Licenciatura em Física
    Entre em contato | Deixe sua opinião
     

     

    Entre em contato | Deixe sua opinião