Uso das simulações no ensino de física: analisando uma simulação à luz das teorias do efeito fotoelétrico
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Data
2022-02-16Autor
Santos, Marlon Fernando dos
http://lattes.cnpq.br/2003221519036194
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Estudos demonstram que a utilização das simulações computacionais no ensino de
Física, vem a ser uma alternativa viável para a prática educativa em qualquer nível
de ensino. Oferecendo aos alunos uma experiência direta, permitindo a manipulação
e observação de situações que imitam ou se aproximam de um Fenômeno Físico.
Nesta perspectiva, nossa investigação objetiva analisar a eficácia da simulação do
Fenômeno do Efeito Fotoelétrico, comparando-a com o que preconiza as teorias do
referido Fenômeno. A metodologia proposta se deu através da pesquisa
bibliográfica, bem como o uso do simulador, com o objetivo de analisar sua
efetividade. Os resultados evidenciaram que a simulação computacional utilizada
está de acordo com as Teorias do Efeito Fotoelétrico. Assim, o seu uso no ambiente
escolar é relevante para uma melhor compreensão dos conteúdos de Física
Moderna, pois possibilita que o próprio aluno possa usar a simulação e entender a
Física ali representada.