Browsing Teses e Dissertações by Title
Now showing items 85-104 of 172
-
Formação continuada do professor da educação profissional técnica de nível médio
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2019-07-01)Este estudo teve como objetivo analisar a concepção e a importância da formação continuada para o trabalho do professor da educação profissional técnica de nível médio. Fundamentado no método dialético e com abordagem de ... -
A formação crítica na educação profissional e tecnológica apoiada pela aprendizagem baseada em problemas: uma investigação exploratória no ensino da contabilidade
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2024-07-18)O presente estudo aborda a importância do ensino crítico no Ensino Médio Integrado, com base em teorias sobre métodos de ensino focados no discente. O objetivo principal é implementar uma proposta de intervenção pedagógica ... -
Formação de professores iniciantes para o Ensino Médio Integrado: necessidades formativas ao desenvolvimento profissional
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaBrasil, 2022-06-07)A presente dissertação trata da formação de professores em início de carreira para atuação na Educação Profissional e Tecnológica, analisando a questão, a partir da realidade de uma Instituição de Ensino, que compõe a Rede ... -
A formação do sujeito ecológico no Instituto Capibaribe
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPECampus RecifeMestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2016-10-31)O presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo acerca de como a formação do sujeito ecológico acontece no Instituto Capibaribe. A partir das bases teóricas que fundamentam esse trabalho, foi possível realizar ... -
A formação do sujeito ecológico no Instituto Capibaribe
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPECampus RecifeMestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2016-10-31)O presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo acerca de como a formação do sujeito ecológico acontece no Instituto Capibaribe. A partir das bases teóricas que fundamentam esse trabalho, foi possível realizar ... -
Gerenciamento de resíduos de construção e demolição: proposta de RCD Social para Recife - Pernambuco
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPERecifePrograma de Mestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2022-08-24)Os resíduos de construção e demolição (RCDs) em Recife-PE vem sendo subutilizados ou mesmo descartados desperdiçando oportunidades de novas utilizações que amenizem os impactos negativos da Construção Civil ao meio ambiente ... -
Gerenciamento de resíduos sólidos: um estudo desenvolvido no complexo administrativo da prefeitura do Jaboatão dos Guararapes - Pernambuco.
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPERecifePrograma de Mestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2022-06-30)Em 2017, com intuito de promover um modelo de gestão municipal que propiciassem maior eficiência e produtividade ao serviço público, todas as secretarias municipais e seus respectivos 1000 (mil) servidores da Prefeitura ... -
Gestão de áreas verdes públicas na cidade do Recife, Pernambuco, Brasil
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPECampus RecifeMestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2016-10-18)As áreas verdes são elementos imprescindíveis na paisagem urbana e componentes do patrimônio, construído ou natural. Têm essa importância pela notória contribuição aos aspectos físicos que marcam a morfologia da cidade e ... -
A gestão democrática escolar e a contribuição do movimento estudantil
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2019-08-28)A presente pesquisa tem a Gestão Democrática como temática abordada, tendo como objeto de estudo sua relação com o Movimento Estudantil; em particular, com as ocupações escolares realizadas, no segundo semestre do ano de ... -
Gestão democrática na EPT: reflexões sobre a participação de egressos e egressas na vida institucional
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2022-08-26)Embora a existência de um regulamento de acompanhamento de egressos como parte de uma política institucional no IFPE seja realidade, sua implementação ainda não é efetiva, seja por desconhecimento dos agentes institucionais ... -
Gestão democrática: participação docente na gestão do currículo do ensino médio integrado
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2022-08-31)Esta pesquisa teve como objeto de estudo a gestão democrática e sua relação com a gestão do currículo. A investigação teve como objetivo geral analisar as formas de participação dos docentes no processo de tomada de ... -
Gestão participativa nas unidades de conservação: o caso do refugio de vida silvestre Mata do Engenho Uchoa, Pernambuco, Brasil
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPECampus RecifeMestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2015-09-18)O trabalho aborda um olhar sobre as novas formas de gestão de Unidades de Conservação, a partir das diretrizes estabelecidas pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). A pesquisa objetiva analisar a ... -
Gênero e diversidade sexual: as experiências de estudantes LGBTI+ na Educação Profissional e os desafios no mundo do trabalho
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2020-11-09)Este estudo teve como objetivo compreender as experiências de estudantes LGBTI+ na educação profissional e os desafios enfrentados no mundo do trabalho e tem como campo de estudo o Instituto Federal de Pernambuco – Campus ... -
Implantação do projeto CRQ verde: a A3P promovendo responsabilidade socioambiental no Conselho Regional de Química da 1a Região (PE - Brasil)
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPERecifePrograma de Mestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2022-06-30)Assim como outras atividades, os órgãos públicos também são grandes consumidores dos recursos naturais em suas atividades rotineiras, principalmente de papel, cartuchos, lâmpadas e lixo eletrônico. Como forma de minimizar ... -
A implementação da ação afirmativa de cotas étnico-raciais no Ifpe: um olhar sobre a Comunidade Quilombola do Castainho
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2019-08-12)Considerando que sete anos se passaram da promulgação da Lei nº 12.711/2012, mais conhecida por “Lei de Cotas”, esta pesquisa busca compreender os impactos causados por esta Ação Afirmativa de Cotas Étnicos-raciais na ... -
Inclusão de estudantes com deficiência: representações sociais construídas por professores(as) de cursos técnicos subsequentes
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2022-08-25)A temática da inclusão da pessoa com deficiência vem sendo discutida em diferentes segmentos da sociedade. Nesta pesquisa, buscamos analisar as representações sociais de inclusão de discentes com deficiência construídas ... -
Inclusão dos estudantes com deficiência visual na Educação Profissional e Tecnológica no IFPE – Campus Recife
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2022-08-19)Este estudo visa compreender a relação ensino e aprendizagem na inserção do estudante com deficiência visual no ambiente da educação profissional e tecnológica, discutindo as políticas públicas voltadas a tais pessoas, ... -
Instrumentos de gestão de áreas verdes para implementação de políticas públicas de qualidade ambiental para a cidade do Recife – PE
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPERecifeMestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2024-07-08)O Índice de Área Verde (IAV) e o Percentual de Área Verde (PAV) são importantes indicadores para avaliar a qualidade ambiental urbana e guiar políticas públicas para essas áreas da cidade, visando cidades sustentáveis. ... -
O jogo a partir da perspectiva crítico superadora nas aulas de educação física do ensino médio integrado: desafios e possibilidades.
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2019-07-04)Esta pesquisa visou compreender o papel da Educação Física no Ensino Médio Integrado, a partir na Perspectiva Crítico-Superadora, entendendo os desafios e possibilidades para a apropriação da Cultura Corporal. Foram tomados ...