Now showing items 85-104 of 172

    • Formação continuada do professor da educação profissional técnica de nível médio 

      Silva, Cláudia Maria Bezerra da; http://lattes.cnpq.br/4721357351967525 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2019-07-01)
      Este estudo teve como objetivo analisar a concepção e a importância da formação continuada para o trabalho do professor da educação profissional técnica de nível médio. Fundamentado no método dialético e com abordagem de ...
    • A formação crítica na educação profissional e tecnológica apoiada pela aprendizagem baseada em problemas: uma investigação exploratória no ensino da contabilidade 

      Melo, José Lenilson Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/6936667231201279 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2024-07-18)
      O presente estudo aborda a importância do ensino crítico no Ensino Médio Integrado, com base em teorias sobre métodos de ensino focados no discente. O objetivo principal é implementar uma proposta de intervenção pedagógica ...
    • Formação de professores iniciantes para o Ensino Médio Integrado: necessidades formativas ao desenvolvimento profissional 

      Arraes, Matheus de Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/2337677087128306 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaBrasil, 2022-06-07)
      A presente dissertação trata da formação de professores em início de carreira para atuação na Educação Profissional e Tecnológica, analisando a questão, a partir da realidade de uma Instituição de Ensino, que compõe a Rede ...
    • A formação do sujeito ecológico no Instituto Capibaribe 

      Silva, Verônica Maria Rodrigues da; http://lattes.cnpq.br/8829236278807246 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPECampus RecifeMestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2016-10-31)
      O presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo acerca de como a formação do sujeito ecológico acontece no Instituto Capibaribe. A partir das bases teóricas que fundamentam esse trabalho, foi possível realizar ...
    • A formação do sujeito ecológico no Instituto Capibaribe 

      Silva, Verônica Maria Rodrigues da; http://lattes.cnpq.br/8829236278807246 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPECampus RecifeMestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2016-10-31)
      O presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo acerca de como a formação do sujeito ecológico acontece no Instituto Capibaribe. A partir das bases teóricas que fundamentam esse trabalho, foi possível realizar ...
    • Gerenciamento de resíduos de construção e demolição: proposta de RCD Social para Recife - Pernambuco 

      Martins, Bianca Belisa Silva; http://lattes.cnpq.br/1887024015042679 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPERecifePrograma de Mestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2022-08-24)
      Os resíduos de construção e demolição (RCDs) em Recife-PE vem sendo subutilizados ou mesmo descartados desperdiçando oportunidades de novas utilizações que amenizem os impactos negativos da Construção Civil ao meio ambiente ...
    • Gerenciamento de resíduos sólidos: um estudo desenvolvido no complexo administrativo da prefeitura do Jaboatão dos Guararapes - Pernambuco. 

      Oliveira, G l e i d c e Ta m i r e s A l v e s d e; http://lattes.cnpq.br/9396975488855190 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPERecifePrograma de Mestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2022-06-30)
      Em 2017, com intuito de promover um modelo de gestão municipal que propiciassem maior eficiência e produtividade ao serviço público, todas as secretarias municipais e seus respectivos 1000 (mil) servidores da Prefeitura ...
    • Gestão de áreas verdes públicas na cidade do Recife, Pernambuco, Brasil 

      Paz, Ubirajara Ferreira da; http://lattes.cnpq.br/9414882995303197 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPECampus RecifeMestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2016-10-18)
      As áreas verdes são elementos imprescindíveis na paisagem urbana e componentes do patrimônio, construído ou natural. Têm essa importância pela notória contribuição aos aspectos físicos que marcam a morfologia da cidade e ...
    • A gestão democrática escolar e a contribuição do movimento estudantil 

      Oliveira, Sheila Almeida de; http://lattes.cnpq.br/6790446676041523 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2019-08-28)
      A presente pesquisa tem a Gestão Democrática como temática abordada, tendo como objeto de estudo sua relação com o Movimento Estudantil; em particular, com as ocupações escolares realizadas, no segundo semestre do ano de ...
    • Gestão democrática na EPT: reflexões sobre a participação de egressos e egressas na vida institucional 

      Silva, Márcia Girlene e; http://lattes.cnpq.br/6209607361271127 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2022-08-26)
      Embora a existência de um regulamento de acompanhamento de egressos como parte de uma política institucional no IFPE seja realidade, sua implementação ainda não é efetiva, seja por desconhecimento dos agentes institucionais ...
    • Gestão democrática: participação docente na gestão do currículo do ensino médio integrado 

      Vidal, Gerciane Rondônia; http://lattes.cnpq.br/3346451140984277 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2022-08-31)
      Esta pesquisa teve como objeto de estudo a gestão democrática e sua relação com a gestão do currículo. A investigação teve como objetivo geral analisar as formas de participação dos docentes no processo de tomada de ...
    • Gestão participativa nas unidades de conservação: o caso do refugio de vida silvestre Mata do Engenho Uchoa, Pernambuco, Brasil 

      Caldas, Patrícia Maria da Silva; http://lattes.cnpq.br/4320480528633949 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPECampus RecifeMestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2015-09-18)
      O trabalho aborda um olhar sobre as novas formas de gestão de Unidades de Conservação, a partir das diretrizes estabelecidas pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). A pesquisa objetiva analisar a ...
    • Gênero e diversidade sexual: as experiências de estudantes LGBTI+ na Educação Profissional e os desafios no mundo do trabalho 

      Morais, Johana de Angelis Cavalcanti de; http://lattes.cnpq.br/4363532061662650 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2020-11-09)
      Este estudo teve como objetivo compreender as experiências de estudantes LGBTI+ na educação profissional e os desafios enfrentados no mundo do trabalho e tem como campo de estudo o Instituto Federal de Pernambuco – Campus ...
    • Implantação do projeto CRQ verde: a A3P promovendo responsabilidade socioambiental no Conselho Regional de Química da 1a Região (PE - Brasil) 

      Amorim, Ana Catarina Gomes de; http://lattes.cnpq.br/8298102118053011 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPERecifePrograma de Mestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2022-06-30)
      Assim como outras atividades, os órgãos públicos também são grandes consumidores dos recursos naturais em suas atividades rotineiras, principalmente de papel, cartuchos, lâmpadas e lixo eletrônico. Como forma de minimizar ...
    • A implementação da ação afirmativa de cotas étnico-raciais no Ifpe: um olhar sobre a Comunidade Quilombola do Castainho 

      Bezerra, Edvania Kehrle; http://lattes.cnpq.br/2364303435473562 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2019-08-12)
      Considerando que sete anos se passaram da promulgação da Lei nº 12.711/2012, mais conhecida por “Lei de Cotas”, esta pesquisa busca compreender os impactos causados por esta Ação Afirmativa de Cotas Étnicos-raciais na ...
    • Inclusão de estudantes com deficiência: representações sociais construídas por professores(as) de cursos técnicos subsequentes 

      Souza, Poliana Cavalcante de; http://lattes.cnpq.br/5663650705111525 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2022-08-25)
      A temática da inclusão da pessoa com deficiência vem sendo discutida em diferentes segmentos da sociedade. Nesta pesquisa, buscamos analisar as representações sociais de inclusão de discentes com deficiência construídas ...
    • Inclusão dos estudantes com deficiência visual na Educação Profissional e Tecnológica no IFPE – Campus Recife 

      Santos, José Carlos Amaral Silva dos; https://lattes.cnpq.brI6724024471340682 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2022-08-19)
      Este estudo visa compreender a relação ensino e aprendizagem na inserção do estudante com deficiência visual no ambiente da educação profissional e tecnológica, discutindo as políticas públicas voltadas a tais pessoas, ...
    • Instrumentos de gestão de áreas verdes para implementação de políticas públicas de qualidade ambiental para a cidade do Recife – PE 

      Dias, Gerlany Lacerda; http://lattes.cnpq.br/9927909343901375 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPERecifeMestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2024-07-08)
      O Índice de Área Verde (IAV) e o Percentual de Área Verde (PAV) são importantes indicadores para avaliar a qualidade ambiental urbana e guiar políticas públicas para essas áreas da cidade, visando cidades sustentáveis. ...
    • O jogo a partir da perspectiva crítico superadora nas aulas de educação física do ensino médio integrado: desafios e possibilidades. 

      Andrade, Débora Batista Maciel de; http://lattes.cnpq.br/8261386600440695 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2019-07-04)
      Esta pesquisa visou compreender o papel da Educação Física no Ensino Médio Integrado, a partir na Perspectiva Crítico-Superadora, entendendo os desafios e possibilidades para a apropriação da Cultura Corporal. Foram tomados ...