Navegação Teses e Dissertações por título
Itens para a visualização no momento 70-89 of 192
-
Educando o nosso olhar para as potencialidades dos resíduos sólidos enquanto fator de desenvolvimento local sustentável na cidade de Gravatá-PE
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPECampus RecifeMestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2015-09-30)A nossa pesquisa intitulada: Educando o olhar para as potencialidades dos resíduos sólidos enquanto fator de desenvolvimento local sustentável na cidade de Gravatá Pernambuco tratase de um estudo de caso realizado no ... -
Eficiência energética em espeço educacional: recomendações para consumo em campus do IFPE
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPECampus RecifeMestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2015-12-15)Com a temática central da eficiência energética para a sustentabilidade, esta dissertação tem o objetivo de realizar avaliações da eficiência energética do projeto arquitetônico padrão para campi do Instituto Federal de ... -
Emissões atmosféricas odorantes de uma estação de tratamento de efluentes: limites geográficos da pluma
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPERecifeMestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2020-10-14)Os incômodos proporcionados por maus odores, resultante de atividades antrópicas, é uma questão ambiental cada vez mais recorrente, devido ao desconforto ambiental em populações locais sob influência da pluma. A ausência ... -
O ensino da habilidade de fala da Língua Inglesa: possibilidades da abordagem lexical no Ensino Médio Integrado
(INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO - CAMPUS OLINDAIFPECampus OlindaPrograma de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPTBrasil, 2021-08-29)A reflexão sobre a prática, o desenvolvimento profissional e a experiência docente permitem compreender a importância do conhecimento sobre os pressupostos das concepções metodológicas de ensino de Língua Inglesa. Esse ... -
Ensino de Inglês Instrumental no contexto da Educação Profissional e Tecnológica: princípios norteadores e práticas educativas
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2019-12-20)Esta dissertação, fruto de pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), estudou a proposta e a prática das disciplinas de inglês instrumental nos cursos técnicos ... -
Ensino do Direito no curso técnico de Segurança do Trabalho: uma investigação do trabalho educativo de seleção e organização dos conteúdos curriculares a partir da Pedagogia Histórico-Crítica
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2024-04-30)É comum que o ensino do Direito seja associado à ampliação da cidadania política ou da consciência filosófica. Entretanto, a experiência da educação profissional e tecnológica de nível médio, marcada pela dualidade estrutural ... -
Ensino médio integrado à educação profissional e tecnológica: a relação entre o currículo integrado e a prática pedagógica docente
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2019-08-28)Este estudo investigou o currículo no que concerne à construção de uma prática pedagógica estruturada numa concepção de educação omnilateral, que aponte para o horizonte da emancipação humana. Assim sendo, pretendemos ... -
Ensino médio integrado e educação profissional: práticas curriculares no contexto do novo ensino médio
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2024-09-05)Este estudo investiga como as práticas curriculares desenvolvidas pelos docentes do Ensino Médio Integrado se alinham ao conceito de trabalho como princípio educativo, especialmente no contexto do Novo Ensino Médio, ... -
Ensino médio integrado e formação cidadã: o exercício do controle social a partir do acesso à informação pública
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2020-11-04)Essa pesquisa tem como objetivo principal compreender como o exercício do controle social a partir do acesso à informação pública pode contribuir para a formação cidadã dos estudantes do Ensino Médio Integrado em uma ... -
Ensino Médio Integrado: representações sociais de servidores(as) Técnico-administrativos em Educação (TAES) do IFPE
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2024-11-01)O Ensino Médio Integrado (EMI) dos Institutos Federais (IFs) é uma proposição pedagógica que se compromete com a formação dos(as) estudantes em suas amplas faculdades físicas e intelectuais. Desse modo, os(as) servidores(as) ... -
O Estágio na Educação Profissional e Tecnológica: a importância da compreensão discente do estágio como prática profissional no Ensino Médio Integrado e Subsequente no IFPE – Campus Vitória de Santo Antão
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2025-03-31)Esta pesquisa teve por objetivo analisar os aspectos relacionados à operacionalização do estágio supervisionado nos diferentes cursos técnicos do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) – Campus Vitória. O problema que ... -
Estimativa de produção de sedimentos em suspensão no trecho baixo do Rio São Francisco: subsídios para gestão ambiental
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPECampus RecifeMestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2019-02-06)Os fluxos de sedimentos são processos naturais que ocorrem nos curso s de água, ocasionadas pelas erosões no meio ambiente. Entretanto, intervenções antrópicas podem acelerar ou aumentar os processos erosivos ou mesmo até ... -
Estrutura organizacional do sistema de governança sócio-político-ambiental no arquipélago de Fernando de Noronha - PE
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPECampus RecifeMestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2015-08-26)O objetivo da presente pesquisa é apresentar a estrutura organizacional do sistema de governança sócio- político- ambiental do Arquipélago de Fernando de Noronha. Optou-se pelo Arquipélago de Fernando de Noronha , em ... -
Estruturação de um índice referencial de performance corporativa sustentável: uma abordagem estratégica à sustentabilidade no segmento de latas de alumínio para bebidas no Brasil
Considerando que, para que haja a manufatura das latas de alumínio, tudo se inicia com o processo de extração da bauxita, elemento primário bobina de alumínio, este processo apresenta características agressivas ao meio ... -
Estudantes mães: identidades no PROEJA
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2022-08-31)Esta pesquisa objetivou compreender a construção da identidade das estudantes mães no PROEJA Mulheres do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), do Campus Paulista. Especificamente, ... -
Estudo do potencial agrícola e não agrícola do município de Itacuruba, Pernambuco, Brasil
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPECampus RecifeMestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2016-08-26)A presente pesquisa objetivou avaliar potencialidades agrícolas e não agrícolas, no contexto do semiárido do Nordeste do Brasil, que promovam a geração de renda e contribuam para o desenvolvimento sustentável e inclusão ... -
Estudo espaço temporal de áreas susceptíveis à desertificação no semiárido brasileiro
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPECampus RecifeMestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2018-04-24)A desertificação é u m problema ambiental grave da degradação das terras, que afeta muitos países em todo o mundo, ma s é nas regiões de clima árido , semiárido e sub-úmido de países em desenvolvimento, que esse fenômeno ... -
Estudo populacional do mosquito Aedes spp e medidas de intervenção em campo com uso de óleo essencial de Croton rhamnifolioides com efeito deterrente no cemitério da Várzea, Recife, Pernambuco
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPECampus RecifeMestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2018-08-20)O mosquito Aedes aegypti apresenta grande importância médica frente as doenças epidemiológicas transmitidas por arbovírus. Está ligado à transmissão de vírus da família Flaviviridae, responsável por grande parte das ... -
Evasão escolar: representações sociais construídas por estudantes evadidos do Curso Técnico Subsequente em Eletroeletrônica do IFPE – Campus Afogados da Ingazeira
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaBrasil, 2022-07-01)A evasão escolar atinge todos os níveis e modalidades de ensino, incluindo a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Nesta pesquisa, tivemos, como objetivo geral, analisar as representações sociais de evasão escolar ... -
Uma experiência sobre o direito social à educação de normas trabalhistas no Curso Técnico de Segurança do Trabalho no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE)
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOLINDAPrograma de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2025-05-19)A presente pesquisa teve como objetivo aferir a contribuição de um “recurso didático” destinado a efetivação do direito social à educação de normas trabalhistas vivenciado no contexto do Curso Técnico de Segurança do ...