O Estágio na Educação Profissional e Tecnológica: a importância da compreensão discente do estágio como prática profissional no Ensino Médio Integrado e Subsequente no IFPE – Campus Vitória de Santo Antão

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Data
2025-03-31Autor
Silva, Sheila Cibelle de França
https://lattes.cnpq.br/4044547408475594
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Esta pesquisa teve por objetivo analisar os aspectos relacionados à operacionalização do estágio supervisionado nos diferentes cursos técnicos do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) – Campus Vitória. O problema que balizou a investigação considerou as carências e limitações do estágio, ressaltando a necessidade de orientações claras sobre sua função educativa. Para isso, realizou-se um levantamento do estado do conhecimento, selecionando estudos sobre a relação entre estágio e Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A pesquisa, de caráter exploratório, descritivo e qualitativo, foi estruturada em cinco etapas e utilizou questionários e entrevistas semiestruturadas como instrumentos de coleta de dados. O universo investigado teve como participantes da pesquisa: Coordenadores do CIEC, Docentes Orientadores, Discentes em Curso, Egressos e Supervisores de Estágio das Empresas. Os resultados da fase exploratória apontaram desafios no estágio supervisionado, como a falta de integração entre os envolvidos, a ausência de padronização nos trâmites, a escassez de investimentos em infraestrutura e recursos humanos, além da visão restrita dos docentes sobre a orientação, muitas vezes limitada à supervisão do relatório final. Destaca-se também a falta de acompanhamento institucional durante o estágio, a limitação do contato com o mundo do trabalho, que reduz a vivência prática em ambientes profissionais reais, e a necessidade de uma relação integrada e colaborativa entre a instituição e as concedentes. Parte desses problemas decorre da ausência de um documento institucional padronizado e acessível, que esclareça os papéis dos envolvidos e os trâmites burocráticos necessários à formalização do estágio. Os resultados
embasaram a concepção do Produto Educacional (PE) estruturado em um livro digital
em formato de cartilha, voltado à formalização do estágio e à sua compreensão como
prática educativa. O material apresenta orientações objetivas sobre os trâmit es do
estágio, da formalização à conclusão. Avaliado por especialistas da EPT com base
em três eixos, o Produto Educacional demonstrou aderência ao contexto do estágio
no IFPE, destacando se como um instrumento pedagógico e institucional para
fortalecer a compreensão e a inserção dos discentes.
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