Itens para a visualização no momento 101-120 of 186

    • Design de uma prática profissional sistematizada no curso Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho 

      Lima, Koenigsberg Lee Ribeiro de Andrade; http://lattes.cnpq.br/0083891712704927 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2021-05-21)
      Esta pesquisa teve como objetivo conceber e validar uma proposta pedagógica sistematizada para a condução da prática profissional direcionada aos estudantes dos cursos Técnicos Subsequentes em Segurança do Trabalho no ...
    • Biblioteca inclusiva: identificando estratégias e especificando recomendações para o suporte aos estudantes com deficiência visual no Ensino Profissional e Tecnológico 

      Nunes, Ada Verônica de Novaes; http://lattes.cnpq.br/1742355866452828 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2021-05-07)
      Esta dissertação teve como objetivo verificar a contribuição de um Guia Recomendativo visando o fomento ao suporte inclusivo das bibliotecas para os estudantes com deficiência visual no âmbito dos Institutos Federais, em ...
    • A reestruturação do projeto pedagógico de Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio e a formação integral: o legado do Decreto nº 5154/2004 

      Araújo, Erika Brito Oliveira de; http://lattes.cnpq.br/2247023844322124 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2021-04-22)
      O Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, implementado pela Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, tem como princípio a concepção de formação humana integral, fundamentada no trabalho como princípio ...
    • Contribuições do Pedagogo para o planejamento curricular do Ensino Médio Integrado 

      Silva, Luciana Barbosa da; http://lattes.cnpq.br/5737201277638794 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2021-03-01)
      Esta pesquisa objetivou compreender as contribuições do pedagogo para o processo de planejamento curricular do EMI enquanto elemento constituinte da prática docente. Embasando o referencial teórico, tivemos autores como ...
    • Uso do biodigestor como tecnologia social para produção de gás de cozinha 

      Souza, Reginaldo Alves de; http://lattes.cnpq.br/7031746031265726 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPERECIFEMestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2020-09-25)
      A utilização do biogás como alternativa ao uso do gás GLP para cocção de alimentos no âmbito da agricultura familiar do Semiárido é algo recente e com amplo espaço de crescimento. Identifica-se, no entanto, que parte ...
    • FATORES ABIÓTICOS E O CRESCIMENTO DE CIANOBACTÉRIAS EM RESERVATÓRIOS DE ÁGUA SUPERFICIAIS DO ESTADO DE PERNAMBUCO 

      Regis, Andreia Souza; http://lattes.cnpq.br/7825702726685515 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPERECIFEMestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2021-02-25)
      A degradação dos corpos hídricos causada pelo lançamento de efluentes domésticos e industriais sem tratamento adequado, ou sem nenhum tipo de tratamento, o assoreamento, processos de salinização e a eutrofização dos ...
    • Análise socioambiental da comunidade Califórnia em Ipojuca – Pernambuco 

      Amorim, Joana Gabriela Barbosa; http://lattes.cnpq.br/8842128519205373 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPERecifeMestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2020-09-03)
      Essa pesquisa apresenta um diagnóstico socioambiental da comunidade Califórnia, em Ipojuca, Pernambuco. O objetivo deste trabalho foi analisar os aspectos socioambientais dessa comunidade e apresentar uma proposta de ...
    • O núcleo de gênero e diversidade e a população LGBTQIA+: rupturas, avanços e tensões no cotidiano de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia 

      Lima Júnior, Ivanildo Alves de; http://lattes.cnpq.br/6070800540838764 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2020-12-18)
      Este estudo dá centralidade às orientações sexuais e identidades de gênero não hegemônicas, reconhecidas em suas dimensões sociais, culturais e políticas, no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica, considerando-se ...
    • Gênero e diversidade sexual: as experiências de estudantes LGBTI+ na Educação Profissional e os desafios no mundo do trabalho 

      Morais, Johana de Angelis Cavalcanti de; http://lattes.cnpq.br/4363532061662650 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2020-11-09)
      Este estudo teve como objetivo compreender as experiências de estudantes LGBTI+ na educação profissional e os desafios enfrentados no mundo do trabalho e tem como campo de estudo o Instituto Federal de Pernambuco – Campus ...
    • Educação Profissional e Tecnológica: avaliação do ensino como instrumento de gestão para a permanência escolar 

      Costa, Denise Pires de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9376747413236581 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2020-02-14)
      Esta dissertação busca compreender os limites e possibilidades da avaliação do ensino, enquanto instrumento de gestão do Programa de Acesso, Permanência e Êxito do IFPE (PROIFPE, na linha de ação Permanência), para a ...
    • Educação estética nas práticas curriculares do Ensino Médio Integrado 

      Oliveira, Ana Cláudia Tabosa Mendes de; http://lattes.cnpq.br/9755024343819552 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2020-10-02)
      Os desafios enfrentados pelos professores na busca por experiências estéticas exitosas nos ambientes pedagógicos do Ensino Médio são enormes, pois muitas instituições de ensino direcionam as atividades escolares com o ...
    • Percepções de estudantes com deficiência sobre integração, acessibilidade e inclusão no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – Campus Recife 

      Abreu, Juliane Marques Santiago de; http://lattes.cnpq.br/3304735635887507 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2020-10-21)
      Esta pesquisa foi realizada com o propósito de compreender as condições de acessibilidade e o processo de integração e/ou inclusão materializado no IFPE - Campus Recife, a partir das percepções de estudantes com deficiência. ...
    • Ensino médio integrado e formação cidadã: o exercício do controle social a partir do acesso à informação pública 

      Oliveira, Maria Dayana Lopes de; http://lattes.cnpq.br/7010022072715381 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2020-11-04)
      Essa pesquisa tem como objetivo principal compreender como o exercício do controle social a partir do acesso à informação pública pode contribuir para a formação cidadã dos estudantes do Ensino Médio Integrado em uma ...
    • Emissões atmosféricas odorantes de uma estação de tratamento de efluentes: limites geográficos da pluma 

      Silva, Marcos Theófilo Silvério da; http://lattes.cnpq.br/2488776745186832 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPERecifeMestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2020-10-14)
      Os incômodos proporcionados por maus odores, resultante de atividades antrópicas, é uma questão ambiental cada vez mais recorrente, devido ao desconforto ambiental em populações locais sob influência da pluma. A ausência ...
    • Monitoramento ambiental dos resíduos de radiossondagem em ambientes insulares e protegidos. Estudo de caso: arquipélago Fernando de Noronha - PE 

      Matos, Paulo Sérgio de Souza; http://lattes.cnpq.br/7591747410755491 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPERecifeMestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2016-07-28)
      A radiossondagem é uma técnica utilizada para captura de dados meteorológicos da camada de ar superior. A partir de dispositivos radioelétricos e sensores que sobem na atmosfera sustentados por balões, múltiplas informações ...
    • Ferramentas de gestão de projetos ambientais: uma análise a partir da usabilidade do biovirtua 

      Miranda, Arnaldo Henrique de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9837258595405987 (Instituto Federal de PernambucoIFPERecifeMestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2019-06-28)
      A concepção internacional de cidades inteligentes aponta o uso das tecnologias inteligentes para soluções dos desafios socioambientais, econômicos e culturais. Esta estratégia tem como objetivo principal elevar a qualidade ...
    • Desenvolvimento de um sistema de informações geográficas aplicado à fiscalização do uso dos recursos hídricos no Estado de Pernambuco (SIGFIS) 

      Ferreira, Hélvio Alessandro de Lima; http://lattes.cnpq.br/7466187405947442 (Instituto Federal de PernambucoIFPERecifeMestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2020-02-05)
      A gestão dos recursos hídricos no Brasil e no mundo tem passado por transformações ao longo da história. Ultimamente um dos grandes desafios nesta gestão é a busca pela diminuição de conflitos relacionados às diversas ...
    • Ensino de Inglês Instrumental no contexto da Educação Profissional e Tecnológica: princípios norteadores e práticas educativas 

      Sá, Ivo Felix Gualberto de; http://lattes.cnpq.br/8322686815447411 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2019-12-20)
      Esta dissertação, fruto de pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), estudou a proposta e a prática das disciplinas de inglês instrumental nos cursos técnicos ...
    • Práticas docentes de enfermeiras que atuam na Educação Profissional e Tecnológica 

      Santos, Taciana da Silva; http://lattes.cnpq.br/3807700591596659 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2019-08-29)
      Ao considerar que os enfermeiros são os principais responsáveis pelo processo de formação dos profissionais de Enfermagem de nível médio e que essa formação deve superar as dificuldades e os desafios que surgem ao longo ...
    • A disciplina de Língua Inglesa no Ensino Médio Integrado: perspectivas de desenvolvimento de uma consciência intercultural crítica 

      Santos, Daiana Sales de Freitas; http://lattes.cnpq.br/2132608415397177 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2019-08-28)
      Na atualidade, o ensino de língua inglesa tem demandado algumas reconfigurações, discutindo-se principalmente a proposta de um ensino mais crítico de línguas. Neste novo contexto de ensino-aprendizagem anseia-se por práticas ...