Dissertações Defendidas no IFPE: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 101-120 of 203
-
Gestão democrática: participação docente na gestão do currículo do ensino médio integrado
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2022-08-31)Esta pesquisa teve como objeto de estudo a gestão democrática e sua relação com a gestão do currículo. A investigação teve como objetivo geral analisar as formas de participação dos docentes no processo de tomada de ... -
Selo Pernambuco Mais Sustentável: proposta de certificação para produtos primários in natura de origem vegetal no Estado de Pernambuco
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPERecifePrograma de Mestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2021-12-15)O mercado de alimentos busca criar mecanismos cada vez mais eficientes que garantam a qualidade final do produto, o cumprimento dos padrões sanitários exigidos pelos órgãos de fiscalização e a mitigação dos impactos gerados ... -
A divulgação da sustentabilidade ambiental no poder judiciário brasileiro: um estudo de caso no âmbito do Tribunal de Justiça de Pernambuco
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPERecifePrograma de Mestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2021-12-15)Planos de comunicação são importantes ferramentas de gerenciamento para atingir objetivos e metas estabelecidas. A comunicação é condição básica e primordial para o sucesso de projetos, principalmente os de grande ... -
Avaliação da viabilidade tecnológiva do sitema AETRAPP.ORG aplicado ao monitoramento de AEDES AEGYPTI utilizando ovitrampas e sistema integrado de contagem por visão compatacional
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPERecifePrograma de Mestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2021-11-29)O mosquito Aedes aegypti tem apresentado graves impactos para os sistemas de saúde em nível global. O Brasil foi um dos países mais impactados e tem sido assolado por doenças transmitidas por vetores, como Dengue, Zika e ... -
Inclusão de estudantes com deficiência: representações sociais construídas por professores(as) de cursos técnicos subsequentes
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2022-08-25)A temática da inclusão da pessoa com deficiência vem sendo discutida em diferentes segmentos da sociedade. Nesta pesquisa, buscamos analisar as representações sociais de inclusão de discentes com deficiência construídas ... -
Um olhar discursivo sobre a extensão e a formação omnilateral de estudantes do IFPE -Campus Palmares
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2022-08-15)Esta pesquisa teve por objetivo compreender, a partir do discurso dos estudantes, a importância da Extensão para a formação humana numa perspectiva omnilateral. Os objetivos específicos foram: identificar nos discursos ... -
Vibrações do silêncio na Educação Inclusiva: mediações possíveis no ensino de Música para pessoas com Surdez
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2022-07-19)Tomando-se como referência a formação humana integral, a presente dissertação de mestrado estabelece um diálogo entre a teoria Histórico-Crítica e a Histórico-Cultural, visando tratar das possibilidades de aproximação ... -
Relação teoria e prática na formação do técnico em edificações no ensino médio integrado
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2022-07-04)Esta pesquisa tem por objetivo geral analisar a relação teoria e prática na formação dos estudantes do Curso Técnico em Edificações, Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) ... -
Evasão escolar: representações sociais construídas por estudantes evadidos do Curso Técnico Subsequente em Eletroeletrônica do IFPE – Campus Afogados da Ingazeira
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaBrasil, 2022-07-01)A evasão escolar atinge todos os níveis e modalidades de ensino, incluindo a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Nesta pesquisa, tivemos, como objetivo geral, analisar as representações sociais de evasão escolar ... -
Formação de professores iniciantes para o Ensino Médio Integrado: necessidades formativas ao desenvolvimento profissional
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaBrasil, 2022-06-07)A presente dissertação trata da formação de professores em início de carreira para atuação na Educação Profissional e Tecnológica, analisando a questão, a partir da realidade de uma Instituição de Ensino, que compõe a Rede ... -
Concepção entre teoria e prática na formação de técnicos em enfermagem para atuação no Sistema Único de Saúde
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaBrasil, 2021-12-17)Este estudo teve por objetivo analisar a formação do Técnico em Enfermagem para atuação no Sistema Único de Saúde (SUS). A pesquisa abrangeu três temas de grande relevância para a sociedade brasileira: a saúde pública, a ... -
Juventude e educação profissional: sentidos atribuídos ao curso técnico em Informática para Internet integrado ao Ensino Médio
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaBrasil, 2021-08-31)Esta pesquisa teve como objetivo compreender os sentidos atribuídos ao Ensino Médio Integrado e como estes se articulam com a construção dos projetos de vida dos estudantes do Curso Técnico em Informática para Internet ... -
Avaliação do licenciamento ambiental simplificado declaratório para atividades de baixo potencial poluidor no estado de Pernambuco
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPERecifeMestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2021-11-30)A Avaliação de Impactos Ambientais (AIA) e o Licenciamento Ambiental (LA) são instrumentos de grande importância para a gestão ambiental, mesmo assim, são comuns as críticas pela falta de clareza e incertezas sobre seus ... -
AVALIAÇÃO DOS INDICADORES DO OBJETIVO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 11 - CIDADES E COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS DA AGENDA 2030 NA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE - PERNAMBUCO
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPERecifeMestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2022-01-28)Um dos maiores desafios para o desenvolvimento sustentável é a gestão dos espaços urbanos de forma adequada, uma vez que, o aumento da população em áreas urbanas no mundo é crescente e no Brasil essa tendência se repete. ... -
As relações entre as concepções de formação integral e seus impactos no desenvolvimento das aulas: um estudo sob a ótica dos docentes de um Campus do Instituto Federal de Pernambuco
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2021-08-26)Os Institutos Federais são norteados por pilares como a formação humana integral, o trabalho como princípio educativo na perspectiva de oferecer uma formação omnilateral, pautada na indissociabilidade do ensino, da pesquisa ... -
O ensino da habilidade de fala da Língua Inglesa: possibilidades da abordagem lexical no Ensino Médio Integrado
(INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO - CAMPUS OLINDAIFPECampus OlindaPrograma de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPTBrasil, 2021-08-29)A reflexão sobre a prática, o desenvolvimento profissional e a experiência docente permitem compreender a importância do conhecimento sobre os pressupostos das concepções metodológicas de ensino de Língua Inglesa. Esse ... -
Práticas argumentativas em uma abordagem interdisciplinar no Ensino Médio Integrado
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2021-04-26)No contexto do Ensino Médio Integrado, constitui-se como um grande desafio enfrentar o dualismo teoria e prática no que tange à abordagem interdisciplinar. Neste cenário, para promover um projeto pedagógico globalizador, ... -
Design de uma prática profissional sistematizada no curso Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2021-05-21)Esta pesquisa teve como objetivo conceber e validar uma proposta pedagógica sistematizada para a condução da prática profissional direcionada aos estudantes dos cursos Técnicos Subsequentes em Segurança do Trabalho no ... -
Biblioteca inclusiva: identificando estratégias e especificando recomendações para o suporte aos estudantes com deficiência visual no Ensino Profissional e Tecnológico
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2021-05-07)Esta dissertação teve como objetivo verificar a contribuição de um Guia Recomendativo visando o fomento ao suporte inclusivo das bibliotecas para os estudantes com deficiência visual no âmbito dos Institutos Federais, em ...