Navegação Licenciatura em Física por autor "Souto, Thiago Vinicius Sousa"
Itens para a visualização no momento 1-15 of 15
-
10 anos da licenciatura em física do IFPE - campus Pesqueira: análise dos trabalhos de conclusão de curso
Aguiar, Giliandson de França; http://lattes.cnpq.br/2085006065403454 (PesqueiraBrasil, 2021-02-11)Neste artigo buscamos analisar os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) da Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) campus Pesqueira na sua primeira década de ... -
Análise da evasão no curso de Licenciatura em Física do IFPE campus Pesqueira: um estudo de caso
Santos, Thamires Leite dos; http://lattes.cnpq.br/2705745689748226 (PesqueiraBrasil, 2021-03-07)Um desafio na educação brasileira é a evasão escolar no ensino superior que encontra-se em torno de 21% (BRASIL, 2018). Em pesquisa realizada entre 2013 e 2016, a taxa de evasão das Licenciaturas em Física no Brasil ... -
Os conhecimentos indígenas interligados aos conhecimentos da física: o caso das fases da lua
Souza, Natália Oliveira de; http://lattes.cnpq.br/7740027984833585 (PesqueiraBrasil, 2021-12-20)A educação indígena é garantida por leis como a Constituição Federal de 1988, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e Parâmetros Curriculares Nacionais, que estabelecem o direito de um ensino específico e ... -
Desenvolvimento de um instrumento fotométrico para análise da magnitude aparente de estrelas
Silva Junior, Romualdo Eleutério da; http://lattes.cnpq.br/2551154135385204 (PesqueiraBrasil, 2021-02-09)O presente trabalho descreve o desenvolvimento de um instrumento fotométrico de baixo custo a ser aplicado no estudo de magnitude aparente de estrelas e que pode ser utilizado por estudantes em pesquisas futuras aplicadas ... -
Diálogos entre a teoria da aprendizagem significativa e a neuroaprendizagem para o ensino de física
Lima, Mateus Henrique de Melo; http://lattes.cnpq.br/2872031550606148 (PesqueiraBrasil, 2022-07-28)Esse artigo é um estudo bibliográfico de caráter qualitativo, sobre a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) e Neuroaprendizagem (NA). A TAS tem Marco Antonio Moreira como seu principal teórico citado neste artigo, ... -
Dos atomistas ao átomo moderno: um resgate histórico da evolução dos modelos atômicos
Silva, Kaio Moab de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/7047291631722687 (PesqueiraBrasil, 2021-02-25)O presente trabalho traz um levantamento da evolução dos modelos atômicos, partindo do pensamento grego com as primeiras ideais dos atomistas, passando pelos modelos atômicos da era clássica e culminando com os modelos ... -
Ensino de física para pessoa com deficiência intelectual: um estudo de caso
Silva, Andreza Merquiades da; http://lattes.cnpq.br/8382606562526452 (PesqueiraBrasil, 2023-02-14)A inclusão de pessoas com deficiência, em turmas regulares, é um direito estabelecido por lei. A deficiência que foi discutida nesta pesquisa foi a intelectual. De acordo com AAIDD (2023), a deficiência intelectual é ... -
Ensino de física: a construção dos saberes docentes de professores iniciantes egressos do IFPE – campus Pesqueira
Bezerra, Cleyton José dos Santos; http://lattes.cnpq.br/2964877365692224 (PesqueiraBrasil, 2021-04-08)Na atualidade, observamos a conservação de práticas tradicionais no processo de ensino e aprendizagem da Física. De acordo com Huberman (2000) e Tardif (2014), a base dos saberes profissionais se forma na fase inicial ... -
A gamificação no ensino de física: relato de um minicurso online sobre tópicos de física de partículas.
Rocha, Leonôra Késia Libório; http://lattes.cnpq.br/9506586162797450 (PesqueiraBrasil, 2021-03-31)A gamificação no contexto educacional pode proporcionar, tanto para o professor quanto para o aluno, maior engajamento e motivação, contribuindo assim, para o processo de ensino e aprendizagem. Este artigo tem como ... -
Introdução à astronomia estelar: análise de um minicurso online sobre as estrelas
Santos, Maria Franciely Freitas dos; http://lattes.cnpq.br/0194934005077164 (PesqueiraBrasil, 2021-12-30)A astronomia é o tipo de assunto que naturalmente desperta a curiosidade das pessoas, independentemente de sua faixa etária. A internet é capaz de conectar pessoas no mundo inteiro. Logo, preparar um curso de astronomia ... -
O museu de ciências como ferramenta didática na visão dos professores de física: analisando o potencial didático do Espaço Interativo de Ciência, Tecnologia e Artes (EICTA)
Rocha, Maria Kamilla Libório; http://lattes.cnpq.br/7191810287492760 (PESQUEIRABrasil, 2024-02-07)Este estudo investigou a integração do Espaço Interativo de Ciências, Tecnologia e Artes (EICTA) no ensino de Física, por meio de entrevistas com 23 participantes (estudantes da licenciatura em Física que fazem parte do ... -
UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE CONCEITOS DE FÍSICA A PARTIR DO ACELERADOR DE PARTÍCULAS SIRIUS PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Gonçalves, David Kelvin Galindo; http://lattes.cnpq.br/6999664246290914 (PesqueiraBrasil, 2021-08-10)Nesta pesquisa apresentamos uma sequência didática para alunos do ensino médio, voltada para o ensino e aprendizagem de conceitos de Física a partir da compreensão de como o acelerador de partículas Sirius funciona e ... -
A Relação entre Ciência e Religião na concepção dos participantes de um minicurso on-line
Lopes, Maria Eduarda Gomes; http://lattes.cnpq.br/1816343615833374 (PesqueiraBrasil, 2022-06-27)O público geral pensa que a Religião sempre se opôs ao progresso científico, motivo o qual embasa a concepção de guerra entre esses domínios do conhecimento, sendo necessário escolher um deles e abandonar o outro. Quando ... -
Relato de experiência de uma intervenção didática sobre a origem do universo em um contexto de ensino remoto
Dourado, Adriano Cavalcanti; http://lattes.cnpq.br/2168176324987109 (PesqueiraBrasil, 2021-04-06)Neste trabalho buscamos relatar o procedimento e os resultados obtidos a partir de uma intervenção didática realizada de maneira inteiramente remota, com o tema Origem do Universo. A intervenção foi executada em formato ... -
O uso de simuladores no ensino de física: explorando a dualidade onda-partícula
Santos, Giovanna Ferreira dos; http://lattes.cnpq.br/4810397499576152 (PesqueiraBrasil, 2022-02-17)Ao longo das últimas décadas, as novas tecnologias vêm contribuindo como ferramentas didáticas para a melhoria da Educação. No ensino de Física, essas ferramentas passam a integrar este processo com o intuito de promover ...