Navegação Licenciatura em Física por autor "0000-0003-0342-2746"
Itens para a visualização no momento 1-16 of 16
-
Análise da evasão no curso de Licenciatura em Física do IFPE campus Pesqueira: um estudo de caso
Santos, Thamires Leite dos; http://lattes.cnpq.br/2705745689748226 (PesqueiraBrasil, 2021-03-07)Um desafio na educação brasileira é a evasão escolar no ensino superior que encontra-se em torno de 21% (BRASIL, 2018). Em pesquisa realizada entre 2013 e 2016, a taxa de evasão das Licenciaturas em Física no Brasil ... -
Análise das estratégias de um professor de Física para o ensino de estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) no Ensino Médio
Barboza, Emilly Katherine Maciel; http://lattes.cnpq.br/2322736251170355 (PesqueiraBrasil, 2024-09-23)objetivo desta pesquisa foi compreender as estratégias utilizadas por um professor de Física em uma sala regular com três alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) do Ensino Médio Integrado ao curso técnico ... -
Os conhecimentos indígenas interligados aos conhecimentos da física: o caso das fases da lua
Souza, Natália Oliveira de; http://lattes.cnpq.br/7740027984833585 (PesqueiraBrasil, 2021-12-20)A educação indígena é garantida por leis como a Constituição Federal de 1988, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e Parâmetros Curriculares Nacionais, que estabelecem o direito de um ensino específico e ... -
Desenvolvimento de um instrumento fotométrico para análise da magnitude aparente de estrelas
Silva Junior, Romualdo Eleutério da; http://lattes.cnpq.br/2551154135385204 (PesqueiraBrasil, 2021-02-09)O presente trabalho descreve o desenvolvimento de um instrumento fotométrico de baixo custo a ser aplicado no estudo de magnitude aparente de estrelas e que pode ser utilizado por estudantes em pesquisas futuras aplicadas ... -
Dos atomistas ao átomo moderno: um resgate histórico da evolução dos modelos atômicos
Silva, Kaio Moab de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/7047291631722687 (PesqueiraBrasil, 2021-02-25)O presente trabalho traz um levantamento da evolução dos modelos atômicos, partindo do pensamento grego com as primeiras ideais dos atomistas, passando pelos modelos atômicos da era clássica e culminando com os modelos ... -
Ensino de Física para estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo: o desenvolvimento de uma sequência de ensino fundamentada no Desenho Universal para a Aprendizagem
Silva, Alice Rodrigues da; http://lattes.cnpq.br/1976873022651724 (PesqueiraBrasil, 2024-10-01)O trabalho apresenta uma sequência de ensino e aprendizagem de Física desenvolvida com base no Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), que busca oferecer um ensino acessível a todos os estudantes, incluindo as ... -
Ensino de física para pessoa com deficiência intelectual: um estudo de caso
Silva, Andreza Merquiades da; http://lattes.cnpq.br/8382606562526452 (PesqueiraBrasil, 2023-02-14)A inclusão de pessoas com deficiência, em turmas regulares, é um direito estabelecido por lei. A deficiência que foi discutida nesta pesquisa foi a intelectual. De acordo com AAIDD (2023), a deficiência intelectual é ... -
Ensino de física: a construção dos saberes docentes de professores iniciantes egressos do IFPE – campus Pesqueira
Bezerra, Cleyton José dos Santos; http://lattes.cnpq.br/2964877365692224 (PesqueiraBrasil, 2021-04-08)Na atualidade, observamos a conservação de práticas tradicionais no processo de ensino e aprendizagem da Física. De acordo com Huberman (2000) e Tardif (2014), a base dos saberes profissionais se forma na fase inicial ... -
Estratégias didáticas para o ensino de física: uma análise das tendências em duas instituições públicas de ensino médio
Silva, Luciana Mendonça da; http://lattes.cnpq.br/0811217116274807 (PesqueiraBrasil, 2024-11-01)O objetivo do nosso trabalho foi investigar quais as principais estratégias didáticas que vêm sendo utilizadas por Professores de Física do Ensino Médio de duas escolas pública e, sobretudo, as percepções dessas práticas ... -
Um Estudo sobre o Uso do Vídeo como Recurso Didático de Ensino Aprendizagem nas Aulas de Física do 8º Ano do Ensino Fundamental
Santos, Francisco Nogueira dos; http://lattes.cnpq.br/6995479724058054 (PesqueiraBrasil, 2024-02-26)O objetivo deste trabalho de pesquisa foi analisar a compreensão e a atratividade das aulas de Física para educandos(as) de um penúltimo ano do Ensino Fundamental, utilizando-se vídeos como recurso metodológico. A pesquisa ... -
Explorando as tradições do povo Xukuru do Ororubá e sua relação com o céu e o conhecimento astronômico: algumas possibilidades para o ensino de Física
Santana, Vilmar Leandro de; http://lattes.cnpq.br/5548702107495115 (PesqueiraBrasil, 2024-08-08)O objetivo deste artigo é compreender como o povo Xukuru do Ororubá vivenciam na prática os conhecimentos sobre os fenômenos naturais relacionados à astronomia a fim de levar esses conhecimentos para as aulas de Física do ... -
O museu de ciências como ferramenta didática na visão dos professores de física: analisando o potencial didático do Espaço Interativo de Ciência, Tecnologia e Artes (EICTA)
Rocha, Maria Kamilla Libório; http://lattes.cnpq.br/7191810287492760 (PESQUEIRABrasil, 2024-02-07)Este estudo investigou a integração do Espaço Interativo de Ciências, Tecnologia e Artes (EICTA) no ensino de Física, por meio de entrevistas com 23 participantes (estudantes da licenciatura em Física que fazem parte do ... -
UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE CONCEITOS DE FÍSICA A PARTIR DO ACELERADOR DE PARTÍCULAS SIRIUS PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Gonçalves, David Kelvin Galindo; http://lattes.cnpq.br/6999664246290914 (PesqueiraBrasil, 2021-08-10)Nesta pesquisa apresentamos uma sequência didática para alunos do ensino médio, voltada para o ensino e aprendizagem de conceitos de Física a partir da compreensão de como o acelerador de partículas Sirius funciona e ... -
A Relação entre Ciência e Religião na concepção dos participantes de um minicurso on-line
Lopes, Maria Eduarda Gomes; http://lattes.cnpq.br/1816343615833374 (PesqueiraBrasil, 2022-06-27)O público geral pensa que a Religião sempre se opôs ao progresso científico, motivo o qual embasa a concepção de guerra entre esses domínios do conhecimento, sendo necessário escolher um deles e abandonar o outro. Quando ... -
Sobre as perdas de potência em painéis fotovoltaicos: Uma abordagem à luz das teorias físicas dos semicondutores
Teixeira, Veronica Alves; http://lattes.cnpq.br/8184926924538962 (PesqueiraBrasil, 2021-08-10)Neste trabalho discutimos sobre um fenômeno comum em painéis fotovoltaicos durante o seu processo de geração de energia. Trata-se da perda de eficiência devido a ocorrência da termalização. Esta pesquisa iniciou-se com ... -
O uso de simuladores no ensino de física: explorando a dualidade onda-partícula
Santos, Giovanna Ferreira dos; http://lattes.cnpq.br/4810397499576152 (PesqueiraBrasil, 2022-02-17)Ao longo das últimas décadas, as novas tecnologias vêm contribuindo como ferramentas didáticas para a melhoria da Educação. No ensino de Física, essas ferramentas passam a integrar este processo com o intuito de promover ...