Browsing Licenciatura em Química by Author "78444136468"
Now showing items 1-10 of 10
-
Atividades experimentais nas concepções de professores de química do ensino médio
Alves, Brenda Carolyne Brasileiro; http://lattes.cnpq.br/5623216954824207 (IpojucaBrasil, 2024-03-22)O processo de ensino-aprendizagem de Química no Ensino Médio requer constante reflexão e aprimoramento. Há vários estudos realizados nos últimos anos a respeito das abordagens, metodologias e recursos que podem ser utilizados ... -
Avaliação escolar no componente curricular química: concepções e práticas de docentes do ensino médio
Silva, Jonata José da; http://lattes.cnpq.br/8115625487352199 (IpojucaBrasil, 2020-12-16)As concepções docentes acerca da avaliação escolar apresentam-se como um campo de estudo que demanda contínuas reflexões no que se refere ao planejamento e aos resultados provenientes do processo ensino aprendizagem. ... -
Concepções docentes acerca da inclusão de estudantes com deficiência em aulas de Química numa escola da rede regular de Pernambuco
Santana, Mário José de; http://lattes.cnpq.br/9937632294044231 (IpojucaBrasil, 2020-12-15)Este estudo teve por objetivo conhecer concepções docentes acerca da inclusão de estudantes com deficiência em aulas de Química, ministradas numa escola da rede regular, no município do Cabo de Santo Agostinho em Pernambuco. ... -
Desafios e estratégias utilizadas por estudantes com deficiência visual no estudo da Química no ensino médio
Santos, Sérgio Marivaldo dos; http://lattes.cnpq.br/8584380255787813 (IpojucaBrasil, 2024-03-21)Esse estudo teve como proposta investigar estratégias utilizadas por estudantes com deficiência visual para estudar Química no Ensino Médio. Nesta pesquisa foi feita uma abordagem qualitativa para que conseguíssemos observar ... -
Monitoria acadêmica: tecendo relações entre o planejado, o realizado e o construído junto aos estudantes
Santos, Hannah Vitória de Souza; http://lattes.cnpq.br/6528938066162130 (IpojucaBrasil, 2020-12-18)Este estudo traz reflexões sobre as contribuições da monitoria acadêmica no componente curricular de Fundamentos da Educação I, em uma turma do 2° período do Curso de Licenciatura em Química, do Instituto Federal de ... -
O novo ensino médio: perspectivas e mudanças para o ensino de química
Carmo, Kelvis Conrad do; http://lattes.cnpq.br/4539334587263288 (2021-02-26)O ensino no Brasil tem se transformado ao longo dos anos, marcado pelas fases da história do país. Com essas transformações, marcos importantes para a educação, como a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) nº 5.652/71, que ... -
Perspectivas de docentes da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias sobre a inclusão de estudantes com deficiência
Lins, Jameson Monteiro; http://lattes.cnpq.br/3628671631069714; Silva, Wellington Virgolino Lima da; http://lattes.cnpq.br/8380359710887012 (IpojucaBrasil, 2022-03-29)O presente trabalho teve como objetivo analisar as perspectivas de professores da Área das Ciências da Natureza e suas Tecnologias sobre inclusão dos Estudantes com Deficiência. Buscamos identificar possibilidades e desafios ... -
Processo ensino-aprendizagem de Química no contexto da pandemia de Covid-19: cenários e percepções docentes
Silva, José Rafael Santos Rodrigues da; http://lattes.cnpq.br/2657010422978784 (IpojucaBrasil, 2023-04-27)A pandemia de COVID-19, desencadeada em março de 2020, fez emergir dificuldades já latentes no processo ensino-aprendizagem, ao tempo que também trouxe novos desafios para todos os atores escolares, sendo assim, voltamos ... -
Proposta de Diagrama de Linus Pauling adaptado no processo de ensino-aprendizagem de Química para estudantes com deficiência visual
Carmo, Robson Francisco do; http://lattes.cnpq.br/1507969586808828 (IpojucaBrasil, 2024-03-21)Este presente estudo teve por objetivo verificar, como a tecnologia assistiva contribuem para o processo de ensino-aprendizagem de estudantes com deficiência visual em Química. Com isso, utilizou como proposta o uso de ... -
A relação gestão-professor no contexto pandêmico da Covid-19
Holanda, Victor Gabriel Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/4922023319764754 (IpojucaBrasil, 2023-03-29)O presente estudo teve por objetivo discutir os impactos da relação gestão-professor no processo de ensino-aprendizagem durante a pandemia de COVID-19. Considerando que a gestão tem papel de coordenar e liderar as ações ...