Navegação por autor "Valério, Tatiana Alves de Melo"
Itens para a visualização no momento 1-11 of 11
-
Análise de experiências sobre o ensino de música no ambiente prisional
Rocha, Mateus Maciel Vieira da; http://lattes.cnpq.br/5769697596171378 (Belo JardimBrasil, 2022-10-27)O trabalho discute a importância do ensino de música no ambiente prisional e apresenta um relato de experiência de um projeto musical desenvolvido em um presídio pernambucano. O projeto teve como objetivo demonstrar a ... -
A arte de cuidar: significados sobre o uso da música na atuação profissional da APAE
Ferreira, Luís Henrique Sabino; http://lattes.cnpq.br/3613524680501514 (Belo JardimBrasil, 2025-02-24)Esta pesquisa teve como objetivo compreender os significados atribuídos ao uso da música por profissionais de uma unidade da APAE. Para isso, foram selecionados quatro profissionais que incorporam a música em suas práticas, ... -
Contribuições de Gramsci e Freire à formação humana integral: reflexões sobre o Ensino Médio Integrado à Educação Profissional
Tenório, Ricardo de Paiva; http://lattes.cnpq.br/4360515995310487 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaBrasil, 2022-08-22)Este trabalho de pesquisa de mestrado procurou discutir as concepções de formação humana assumidas nos cursos de Ensino Médio Integrado com o profissionalizante adotado no Instituto Federal de Educação Tecnológica de ... -
Ensino de Inglês Instrumental no contexto da Educação Profissional e Tecnológica: princípios norteadores e práticas educativas
Sá, Ivo Felix Gualberto de; http://lattes.cnpq.br/8322686815447411 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2019-12-20)Esta dissertação, fruto de pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), estudou a proposta e a prática das disciplinas de inglês instrumental nos cursos técnicos ... -
Imaginação no processo de composição musical
Lima, Davidson Wilker Matias; http://lattes.cnpq.br/3102979933679165 (Belo JardimBrasil, 2021-04-06)Este artigo é o resultado da pesquisa sobre a construção da significação musical nas composições de Ivan do Espírito Santo a partir do pensamento de Vygotsky com base no conceito da Psicologia Histórico-Cultural. Fazendo ... -
A improvisação como processo de construção de significados à luz da Psicologia Cultural Semiótica
Silva, Jonas Tiago; http://lattes.cnpq.br/9905349321083668 (Belo JardimBrasil, 2025-02-11)Este trabalho investiga a improvisação musical como um processo de construção de significados, analisando suas dimensões no senso comum, na literatura acadêmica e nas práticas performáticas de músicos. Utilizando como ... -
A licenciatura em música como signo regulador na construção da trajetória de músico-docentes profissionais
Mendes, Dayane Camila Nascimento; http://lattes.cnpq.br/3657976874730653 (Belo JardimBrasil, 2025-02-07)Em um contexto no qual a música ultrapassa sua dimensão artística e se configura como um veículo essencial de educação, este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) teve como objetivo explorar a trajetória de licenciandos(as) ... -
Movimento Maker e Música: quais as contribuições e por onde começar
Pereira, Vavilson Araújo; http://lattes.cnpq.br/0446153847011048 (Belo JardimBrasil, 2022-12-27)Tendo em vista a realidade tecnológica e a necessidade de democratização da educação musical, pesquisa-se sobre educação maker e música, a fim de compreender como a cultura maker tem contribuído para a produção de conteúdo ... -
Rupturas e transições na trajetória acadêmica de licenciado(a)s em música em contexto pandêmico
Bezerra, Alexandre Félix; http://lattes.cnpq.br/7339509157991295 (Belo JardimBrasil, 2023-07-06)A situação imposta pela pandemia da COVID-19, com a suspensão das aulas presenciais por tempo indefinido, trouxe a implantação do Ensino Remoto Emergencial (ERE) em todas as instituições de ensino do país. Este estudo ... -
Transformações e permanências nas práticas docentes e performáticas de músicos-professores após a licenciatura em música
Barbosa, César Rodrigo Correia; http://lattes.cnpq.br/6332403918943342 (Belo JardimBrasil, 2025-02-24)Esta pesquisa teve como objetivo identificar as continuidades, descontinuidades e ressignificações nas práticas docentes e performáticas de egressos da Licenciatura em Música do IFPE – Campus Belo Jardim que seguiram a ... -
Vibrações do silêncio na Educação Inclusiva: mediações possíveis no ensino de Música para pessoas com Surdez
Lucena, Rodrigo Oliveira de; http://lattes.cnpq.br/0106522126876794 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2022-07-19)Tomando-se como referência a formação humana integral, a presente dissertação de mestrado estabelece um diálogo entre a teoria Histórico-Crítica e a Histórico-Cultural, visando tratar das possibilidades de aproximação ...