A licenciatura em música como signo regulador na construção da trajetória de músico-docentes profissionais
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Data
2025-02-07Autor
Mendes, Dayane Camila Nascimento
http://lattes.cnpq.br/3657976874730653
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Em um contexto no qual a música ultrapassa sua dimensão artística e se configura como um veículo essencial de educação, este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) teve como objetivo explorar a trajetória de licenciandos(as) em música. Em meio a um vasto panorama de experiências, buscou-se compreender como licenciandos(as) em música significam suas experiências acadêmico-musicais na construção de suas trajetórias de músico-docentes profissionais. Empreendeu-se esforços para decifrar os signos reguladores que influenciam o processo de emergência da vocação docente, apoiados na abordagem da psicologia cultural semiótica. Com caráter de pesquisa qualitativa, indagou-se sobre as forças que orientam os passos dos estudantes em direção à docência. Esta indagação orientou a investigação, que se propôs a analisar a dinâmica semiótica desses processos, explorando sinais e significados subjacentes às escolhas e trajetórias dos licenciandos, através de técnicas combinadas de métodos para construção de dados, a saber: o método do Grupo Focal e o Método dos Cartões. O percurso realizado possibilitou a compreensão dos aspectos internos da Licenciatura em Música, evidenciando suas particularidades e desafios. Entre os principais achados, destaca-se que, embora o curso represente uma inovação ao contribuir para a transformação cultural, ainda são perceptíveis traços que refletem a preservação de uma abordagem baseada em estudos de matriz eurocêntrica.
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