Rupturas e transições na trajetória acadêmica de licenciado(a)s em música em contexto pandêmico
Data
2023-07-06Autor
Bezerra, Alexandre Félix
http://lattes.cnpq.br/7339509157991295
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Mostrar registro completoResumo
A situação imposta pela pandemia da COVID-19, com a suspensão das aulas presenciais por tempo indefinido, trouxe a implantação do Ensino Remoto Emergencial (ERE) em todas as instituições de ensino do país. Este estudo buscou compreender como se deu a dinâmica da transição do ensino presencial para o remoto e deste para o
presencial, no curso de Licenciatura em Música do IFPE Campus Belo Jardim, focalizando a aprendizagem do instrumento musical. Adotamos o pressuposto teórico-metodológico da Psicologia Cultural Semiótica, em especial recorremos aos conceitos de ruptura e transição e aos três níveis de significados (semântico, pragmático e existencial) propostos para compreender a aprendizagem como construção de significados. Este estudo, de caráter longitudinal, utilizou dois questionários online aplicados em tempos distintos: durante o ensino remoto e no retorno ao ensino presencial de música. A análise foi feita de forma interpretativa, à luz do referencial teórico da psicologia cultural. Através dos significados mapeados, foi possível identificar as tensões e medos experiencia dos pelos estudantes nos períodos de transição do ensino presencial para o ensino remoto e do remoto de volta ao presencial. Também os significados construídos sobre as facilidades e dificuldades enfrentadas nos processos de transição. Novos estudos que explorem quais teriam sido os aprendizados construídos no ensino remoto que foram incorporados ao ensino presencial pós-pandemia foram sugeridos.
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