Movimento Maker e Música: quais as contribuições e por onde começar
![Thumbnail](/xmlui/bitstream/handle/123456789/915/Trabalho%20de%20Conclus%c3%a3o%20de%20Curso%20-%20Movimento%20Maker%20e%20M%c3%basica%20-%20Quais%20as%20contribui%c3%a7%c3%b5es%20e%20por%20onde%20come%c3%a7ar.pdf.jpg?sequence=4&isAllowed=y)
Data
2022-12-27Autor
Pereira, Vavilson Araújo
http://lattes.cnpq.br/0446153847011048
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Tendo em vista a realidade tecnológica e a necessidade de democratização da educação musical, pesquisa-se sobre educação maker e música, a fim de compreender como a cultura maker tem contribuído para a produção de conteúdo relacionado a educação musical e tecnologia. Para tanto, é necessário apresentar os conceitos de cultura maker e movimento maker e seus desdobramentos para a educação, discutir o movimento maker na educação musical e discutir sobre a educação musical e tecnologia. Realiza-se, então, uma pesquisa de revisão
bibliográfica qualitativa de revisão narrativa. Diante disso, verificou-se que o movimento maker pode ser uma importante ferramenta para a realidade dos músicos e professores de música como ferramentas de ensino, e que precisam de mais estudos sobre esta área para um aprofundamento e melhor estruturação para a aprendizagem ativa dos estudantes, o que impõe a constatação de que este trabalho aponta para uma possibilidade de fazer a educação musical mais inclusiva e democratizante a partir da reestruturação dos conceitos de educação musical.