A improvisação como processo de construção de significados à luz da Psicologia Cultural Semiótica
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Data
2025-02-11Autor
Silva, Jonas Tiago
http://lattes.cnpq.br/9905349321083668
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Este trabalho investiga a improvisação musical como um processo de construção de significados, analisando suas dimensões no senso comum, na literatura acadêmica e nas práticas performáticas de músicos. Utilizando como referencial teórico a Psicologia Cultural Semiótica, que entende os significados como mediações culturalmente construídas por signos e práticas simbólicas, busca-se revelar como a improvisação emerge como um espaço dinâmico de significação. O foco recai sobre docentes e discentes da Licenciatura em Música do IFPE, Campus Belo Jardim, explorando como suas performances e reflexões ressignificam experiências culturais e musicais. A investigação parte da análise de repertórios culturais e da interação com signos musicais, evidenciando como a improvisação transcende aspectos técnicos e assume um papel central na articulação de memórias, intencionalidades e criatividade. Os resultados apontam que a improvisação funciona como uma semiose contínua, onde os sujeitos integram elementos técnicos e culturais, transformando-os em discursos musicais únicos. Essa abordagem reforça a relevância da improvisação como prática performática e campo de significação cultural, contribuindo para o enriquecimento acadêmico e artístico na licenciatura e além.
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