A arte de cuidar: significados sobre o uso da música na atuação profissional da APAE
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Data
2025-02-24Autor
Ferreira, Luís Henrique Sabino
http://lattes.cnpq.br/3613524680501514
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Esta pesquisa teve como objetivo compreender os significados atribuídos ao uso da música por profissionais de uma unidade da APAE. Para isso, foram selecionados quatro profissionais que incorporam a música em suas práticas, mesmo sem formação musical. A Psicologia Cultural Semiótica serviu como base teórica do estudo. A coleta de dados envolveu entrevistas semiestruturadas, visando identificar e analisar os significados atribuídos à música, além de um levantamento documental para verificar a consonância dessas percepções com os documentos institucionais. Os resultados indicam que a música está presente de diversas formas nas práticas dos profissionais, tanto na educação quanto na promoção da saúde. Os principais significados atribuídos incluem: a música como promotora da interação social, recurso pedagógico, entretenimento, instrumento de estimulação sensorial, regulador emocional, recurso psicoterapêutico, facilitador do desenvolvimento da fala, mediador na construção do vínculo terapêutico e ferramenta de intervenção terapêutica multidimensional. Os achados reforçam que, embora os significados atribuídos à música pelos profissionais da APAE estejam alinhados com suas práticas, a ausência de formação técnica limita seu uso, evidenciando a importância da presença de um profissional especializado para potencializar seus benefícios.
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