Vibrações do silêncio na Educação Inclusiva: mediações possíveis no ensino de Música para pessoas com Surdez
Visualizar/ Abrir
Data
2022-07-19Autor
Lucena, Rodrigo Oliveira de
http://lattes.cnpq.br/0106522126876794
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Tomando-se como referência a formação humana integral, a presente dissertação de mestrado
estabelece um diálogo entre a teoria Histórico-Crítica e a Histórico-Cultural, visando tratar das
possibilidades de aproximação entre o campo da arte, por meio do ensino de música, em um
contexto de educação não-formal, que trabalha com a inclusão de pessoas com deficiência
auditiva. Para atender a esse propósito, definiu-se como objetivo geral: analisar a inclusão
pedagógica de pessoas surdas em aulas de música, a partir das experiências desenvolvidas em
uma instituição de educação não-formal, tomando como parâmetro a mediação semiótica. Para
compor a fase explanatória, foi construído um corpus documental que trata da inclusão de
pessoas com deficiências. A referida instituição que ambientou a pesquisa empírica localiza-se
na cidade do Recife. A fundamentação teórica é, predominantemente, de base Marxista,
referendada a partir dos estudos embasados em Dermeval Saviani e Lev Semionovich Vigotski.
Nesse direcionamento, tomou-se a categoria mediação, na perspectiva semiótica e pedagógica,
como principal núcleo de análise. Do ponto de vista metodológico, as características e
procedimentos da pesquisa se alinham à pesquisa qualitativa e, como técnica de coleta e análise
de dados, adotou-se a pesquisa narrativa. Foram usados como instrumental de coleta: um
questionário semiestruturado e uma entrevista narrativa (EN), além de registros escritos sobre
o Método “CASA Inclusiva”. O primeiro foi adotado com docentes e estudantes, já o segundo
contemplou histórias de vida dos estudantes com surdez, potencializando a voz de sujeitos,
comumente silenciados. O terceiro refere-se ao método de ensino usado pela instituição para
mediar a inclusão. O movimento analítico utilizou os parâmetros da análise de narrativa do
autor Jovchelovitch e Bauer (2008). Os resultados obtidos demonstraram que a mediação
semiótica ocupa lugar proeminente na totalidade prática pedagógica/vida dos estudantes,
comprovadamente pelo acesso democrático às aulas com participação de pessoas com e sem
deficiências. Revelou-se que professores consideraram as diferenças no tempo de aprendizado
de cada estudante como fator primordial, bem como a busca por formação e planejamento
específicos para atuarem junto aos estudantes com deficiências. Também, verificou-se que a
necessária adoção, por parte da instituição de ensino, de método específico para o ensino de
música a pessoas com surdez, elaborado pelo professor coordenador da mesma. Além do
estímulo à vida social ativa, oportunizando o ingresso dos estudantes à música junto à
instituição. A exploração teórico-metodológica da categoria mediação deu sustentação à
elaboração de um produto educacional, facilitador de processos didático-pedagógicos
inclusivos, socializado e avaliado por meio de uma oficina ofertada aos docentes da instituição
pesquisada
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: