Itens para a visualização no momento 66-85 of 159

    • Ensino médio integrado e formação cidadã: o exercício do controle social a partir do acesso à informação pública 

      Oliveira, Maria Dayana Lopes de; http://lattes.cnpq.br/7010022072715381 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2020-11-04)
      Essa pesquisa tem como objetivo principal compreender como o exercício do controle social a partir do acesso à informação pública pode contribuir para a formação cidadã dos estudantes do Ensino Médio Integrado em uma ...
    • Estimativa de produção de sedimentos em suspensão no trecho baixo do Rio São Francisco: subsídios para gestão ambiental 

      Melo, Solange Cavalcanti de; http://lattes.cnpq.br/7854241891950506 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPECampus RecifeMestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2019-02-06)
      Os fluxos de sedimentos são processos naturais que ocorrem nos curso s de água, ocasionadas pelas erosões no meio ambiente. Entretanto, intervenções antrópicas podem acelerar ou aumentar os processos erosivos ou mesmo até ...
    • Estrutura organizacional do sistema de governança sócio-político-ambiental no arquipélago de Fernando de Noronha - PE 

      Santana, Rebeka Cristiny Barbosa de; http://lattes.cnpq.br/0208484527803816 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPECampus RecifeMestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2015-08-26)
      O objetivo da presente pesquisa é apresentar a estrutura organizacional do sistema de governança sócio- político- ambiental do Arquipélago de Fernando de Noronha. Optou-se pelo Arquipélago de Fernando de Noronha , em ...
    • Estudantes mães: identidades no PROEJA 

      Silva, Edlamir Coelho da; http://lattes.cnpq.br/2002700505524040 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2022-08-31)
      Esta pesquisa objetivou compreender a construção da identidade das estudantes mães no PROEJA Mulheres do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), do Campus Paulista. Especificamente, ...
    • Estudo do potencial agrícola e não agrícola do município de Itacuruba, Pernambuco, Brasil 

      Rocha Filho, Gilson Brandão da; http://lattes.cnpq.br/5807903597051267 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPECampus RecifeMestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2016-08-26)
      A presente pesquisa objetivou avaliar potencialidades agrícolas e não agrícolas, no contexto do semiárido do Nordeste do Brasil, que promovam a geração de renda e contribuam para o desenvolvimento sustentável e inclusão ...
    • Estudo espaço temporal de áreas susceptíveis à desertificação no semiárido brasileiro 

      Garcia, Ana Célia Saraiva de Moura; http://lattes.cnpq.br/1480286742691440 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPECampus RecifeMestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2018-04-24)
      A desertificação é u m problema ambiental grave da degradação das terras, que afeta muitos países em todo o mundo, ma s é nas regiões de clima árido , semiárido e sub-úmido de países em desenvolvimento, que esse fenômeno ...
    • Estudo populacional do mosquito Aedes spp e medidas de intervenção em campo com uso de óleo essencial de Croton rhamnifolioides com efeito deterrente no cemitério da Várzea, Recife, Pernambuco 

      Sales, Juliana Braz Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/4807684591405289 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPECampus RecifeMestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2018-08-20)
      O mosquito Aedes aegypti apresenta grande importância médica frente as doenças epidemiológicas transmitidas por arbovírus. Está ligado à transmissão de vírus da família Flaviviridae, responsável por grande parte das ...
    • Evasão escolar: representações sociais construídas por estudantes evadidos do Curso Técnico Subsequente em Eletroeletrônica do IFPE – Campus Afogados da Ingazeira 

      Araújo, Edclecia Barbosa de; http://lattes.cnpq.br/7637292962064863 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaBrasil, 2022-07-01)
      A evasão escolar atinge todos os níveis e modalidades de ensino, incluindo a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Nesta pesquisa, tivemos, como objetivo geral, analisar as representações sociais de evasão escolar ...
    • A extensão como instrumento de fortalecimento da formação para a cidadania no Ensino Médio Integrado 

      Formiga, Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/7541734353112165 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPTBrasil, 2023-09-25)
      O Ensino Médio Integrado (EMI) é uma das modalidades ofertadas nos Institutos Federais e visa formar educandos em uma perspectiva integral, ou seja, garantir uma formação técnica e humana. Assim, acreditamos que a extensão, ...
    • A ética ambiental na formação cidadã do gestor ambiental 

      Silva, Katiucha Fernanda; http://lattes.cnpq.br/5182052824391459 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2019-08-12)
      Tendo em vista a importância da ética ambiental para uma formação cidadã e o papel social exercido pelo gestor ambiental no enfrentamento dos dilemas apresentados pelo desenvolvimento econômico sustentável, nessa dissertação ...
    • FATORES ABIÓTICOS E O CRESCIMENTO DE CIANOBACTÉRIAS EM RESERVATÓRIOS DE ÁGUA SUPERFICIAIS DO ESTADO DE PERNAMBUCO 

      Regis, Andreia Souza; http://lattes.cnpq.br/7825702726685515 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPERECIFEMestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2021-02-25)
      A degradação dos corpos hídricos causada pelo lançamento de efluentes domésticos e industriais sem tratamento adequado, ou sem nenhum tipo de tratamento, o assoreamento, processos de salinização e a eutrofização dos ...
    • Ferramenta para avaliação de maturidade dos projetos básicos ambientais (PBAs) de obras industriais e de infraestruturas 

      Nascimento, Daniel Rodrigues do; http://lattes.cnpq.br/6961376890098040 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPERecifePrograma de Mestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2016-12-16)
      O Projeto Básico Ambiental (PBA) é um importante instrumento de controle ambiental na implantação de obras e instituído pela Política Nacional do Meio Ambiente. A sua execução é realizada durante o processo de Licenciamento ...
    • Ferramentas de gestão de projetos ambientais: uma análise a partir da usabilidade do biovirtua 

      Miranda, Arnaldo Henrique de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9837258595405987 (Instituto Federal de PernambucoIFPERecifeMestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2019-06-28)
      A concepção internacional de cidades inteligentes aponta o uso das tecnologias inteligentes para soluções dos desafios socioambientais, econômicos e culturais. Esta estratégia tem como objetivo principal elevar a qualidade ...
    • Formação continuada do professor da educação profissional técnica de nível médio 

      Silva, Cláudia Maria Bezerra da; http://lattes.cnpq.br/4721357351967525 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2019-07-01)
      Este estudo teve como objetivo analisar a concepção e a importância da formação continuada para o trabalho do professor da educação profissional técnica de nível médio. Fundamentado no método dialético e com abordagem de ...
    • Formação de professores iniciantes para o Ensino Médio Integrado: necessidades formativas ao desenvolvimento profissional 

      Arraes, Matheus de Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/2337677087128306 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaBrasil, 2022-06-07)
      A presente dissertação trata da formação de professores em início de carreira para atuação na Educação Profissional e Tecnológica, analisando a questão, a partir da realidade de uma Instituição de Ensino, que compõe a Rede ...
    • A formação do sujeito ecológico no Instituto Capibaribe 

      Silva, Verônica Maria Rodrigues da; http://lattes.cnpq.br/8829236278807246 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPECampus RecifeMestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2016-10-31)
      O presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo acerca de como a formação do sujeito ecológico acontece no Instituto Capibaribe. A partir das bases teóricas que fundamentam esse trabalho, foi possível realizar ...
    • A formação do sujeito ecológico no Instituto Capibaribe 

      Silva, Verônica Maria Rodrigues da; http://lattes.cnpq.br/8829236278807246 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPECampus RecifeMestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2016-10-31)
      O presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo acerca de como a formação do sujeito ecológico acontece no Instituto Capibaribe. A partir das bases teóricas que fundamentam esse trabalho, foi possível realizar ...
    • Gerenciamento de resíduos de construção e demolição: proposta de RCD Social para Recife - Pernambuco 

      Martins, Bianca Belisa Silva; http://lattes.cnpq.br/1887024015042679 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPERecifePrograma de Mestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2022-08-24)
      Os resíduos de construção e demolição (RCDs) em Recife-PE vem sendo subutilizados ou mesmo descartados desperdiçando oportunidades de novas utilizações que amenizem os impactos negativos da Construção Civil ao meio ambiente ...
    • Gerenciamento de resíduos sólidos: um estudo desenvolvido no complexo administrativo da prefeitura do Jaboatão dos Guararapes - Pernambuco. 

      Oliveira, G l e i d c e Ta m i r e s A l v e s d e; http://lattes.cnpq.br/9396975488855190 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPERecifePrograma de Mestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2022-06-30)
      Em 2017, com intuito de promover um modelo de gestão municipal que propiciassem maior eficiência e produtividade ao serviço público, todas as secretarias municipais e seus respectivos 1000 (mil) servidores da Prefeitura ...
    • Gestão de áreas verdes públicas na cidade do Recife, Pernambuco, Brasil 

      Paz, Ubirajara Ferreira da; http://lattes.cnpq.br/9414882995303197 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPECampus RecifeMestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2016-10-18)
      As áreas verdes são elementos imprescindíveis na paisagem urbana e componentes do patrimônio, construído ou natural. Têm essa importância pela notória contribuição aos aspectos físicos que marcam a morfologia da cidade e ...