Browsing Licenciatura em Física by Author "0000-0002-4308-9346"
Now showing items 1-15 of 15
-
Análise da evasão no curso de Licenciatura em Física do IFPE campus Pesqueira: um estudo de caso
Santos, Thamires Leite dos; http://lattes.cnpq.br/2705745689748226 (PesqueiraBrasil, 2021-03-07)Um desafio na educação brasileira é a evasão escolar no ensino superior que encontra-se em torno de 21% (BRASIL, 2018). Em pesquisa realizada entre 2013 e 2016, a taxa de evasão das Licenciaturas em Física no Brasil ... -
Uma análise sobre as contribuições do software tracker para o ensino de cinemática em turmas de ensino médio
Silva, Jorge Lucas de Oliveira; https://lattes.cnpq.br/1652545447018248 (PesqueiraBrasil, 2024-10-04)Diante de um cenário em que o Ensino da Física em sala de aula consiste em exposição de conteúdos e resolução de questões utilizando os modelos matemáticos, sem reproduzir significado, desenvolvemos uma pesquisa que ... -
Avaliação da aprendizagem de Física: um estudo com professores do ensino médio integrado do IFPE – campus Pesqueira
Campos, Joelbson Cesar da Silva; http://lattes.cnpq.br/7577455128548686 (PesqueiraBrasil, 2022-06-28)A avaliação possibilita acompanhar os processos de aprendizagem e redirecionar o trabalho do professor. Nesta pesquisa, analisamos as práticas avaliativas de docentes da disciplina Física do Ensino Médio Integrado do ... -
Como a música pode auxiliar no ensino de física
Avelino, Assíria Maria Teixeira; https://lattes.cnpq.br/2009520858140505 (PESQUEIRABrasil, 2023-08-24)Este estudo, cujo tema é “Como a música pode auxiliar no ensino de Física”, busca analisar como a Física é vista em sala de aula pelos alunos e compreender que a Física vai muito além do que apenas a aplicação de fórmulas. ... -
Diálogos entre a teoria da aprendizagem significativa e a neuroaprendizagem para o ensino de física
Lima, Mateus Henrique de Melo; http://lattes.cnpq.br/2872031550606148 (PesqueiraBrasil, 2022-07-28)Esse artigo é um estudo bibliográfico de caráter qualitativo, sobre a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) e Neuroaprendizagem (NA). A TAS tem Marco Antonio Moreira como seu principal teórico citado neste artigo, ... -
Energia nuclear: a concepção de estudantes sobre a construção de uma usina nuclear em seu município
Junior Pereira, David; http://lattes.cnpq.br/2054159402597351 (PEREIRA, David Júnior; GALINDO, Joaci. Energia Nuclear: a concepção de estudantes sobre a construção de uma usina nuclear em seu município. 2023. 23 f. TCC (Licenciatura em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2023.Brasil, 2023-02-09)O presente estudo está associado a uma contribuição sobre a importância da discussão de alguns aspectos relativos à implantação de centrais nucleares no Brasil e procurou compreender sobre os possíveis efeitos na sociedade ... -
Ensino de Física para estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo: o desenvolvimento de uma sequência de ensino fundamentada no Desenho Universal para a Aprendizagem
Silva, Alice Rodrigues da; http://lattes.cnpq.br/1976873022651724 (PesqueiraBrasil, 2024-10-01)O trabalho apresenta uma sequência de ensino e aprendizagem de Física desenvolvida com base no Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), que busca oferecer um ensino acessível a todos os estudantes, incluindo as ... -
Ensino de física para pessoa com deficiência intelectual: um estudo de caso
Silva, Andreza Merquiades da; http://lattes.cnpq.br/8382606562526452 (PesqueiraBrasil, 2023-02-14)A inclusão de pessoas com deficiência, em turmas regulares, é um direito estabelecido por lei. A deficiência que foi discutida nesta pesquisa foi a intelectual. De acordo com AAIDD (2023), a deficiência intelectual é ... -
Ensino de física: a construção dos saberes docentes de professores iniciantes egressos do IFPE – campus Pesqueira
Bezerra, Cleyton José dos Santos; http://lattes.cnpq.br/2964877365692224 (PesqueiraBrasil, 2021-04-08)Na atualidade, observamos a conservação de práticas tradicionais no processo de ensino e aprendizagem da Física. De acordo com Huberman (2000) e Tardif (2014), a base dos saberes profissionais se forma na fase inicial ... -
Um Estudo sobre o Uso do Vídeo como Recurso Didático de Ensino Aprendizagem nas Aulas de Física do 8º Ano do Ensino Fundamental
Santos, Francisco Nogueira dos; http://lattes.cnpq.br/6995479724058054 (PesqueiraBrasil, 2024-02-26)O objetivo deste trabalho de pesquisa foi analisar a compreensão e a atratividade das aulas de Física para educandos(as) de um penúltimo ano do Ensino Fundamental, utilizando-se vídeos como recurso metodológico. A pesquisa ... -
Fenômenos ondulatórios: uma proposta de sequência de ensino para turmas do ensino fundamental
Rodrigues, Samuel de Santana; https://lattes.cnpq.br/8486504659430147 (PESQUEIRABrasil, 2023-12-06)O objetivo geral deste estudo foi analisar as contribuições da implementação de uma proposta de sequência de ensino, abordando os fenômenos ondulatórios, em turmas com estudantes do 9o ano do Ensino Fundamental em Ciências, ... -
Introdução à astronomia estelar: análise de um minicurso online sobre as estrelas
Santos, Maria Franciely Freitas dos; http://lattes.cnpq.br/0194934005077164 (PesqueiraBrasil, 2021-12-30)A astronomia é o tipo de assunto que naturalmente desperta a curiosidade das pessoas, independentemente de sua faixa etária. A internet é capaz de conectar pessoas no mundo inteiro. Logo, preparar um curso de astronomia ... -
Investigando as contribuições da aplicação de experimentos para o ensino de física no ensino médio
Silva, Luiz Gabriel de Freitas; http://lattes.cnpq.br/5557299489362596 (PESQUEIRABrasil, 2023-12-11)Considerando a importância das Práticas Experimentais no Ensino de Física, a referente pesquisa trata de analisar se tal utilização nas aulas de Física no Ensino Médio contribuem para uma melhor aprendizagem dos estudantes ... -
Práticas avaliativas no ensino remoto de física: um estudo com professores do curso de Licenciatura em Física do IFPE - campus Pesqueira
Moura, Thamyris Araújo de; http://lattes.cnpq.br/9394608338384022 (PesqueiraBrasil, 2021-08)Diante da pandemia da Covid-19, doença causada por um novo coronavírus, as instituições escolares adotaram o ensino remoto emergencial. Nesse contexto, os professores tiveram que realizar mudanças nas suas práticas de ... -
Ser professor/a de Física no Ensino Médio Integrado: representações sociais construídas por professores/as do IFPE - campus Pesqueira
Silva, Naiane Gomes da; http://lattes.cnpq.br/8166057025415020 (PESQUEIRABrasil, 2023-12-27)A formação de professores para o Ensino Médio Integrado exige uma abordagem didático-metodológica condizente com as demandas dos processos de ensino e aprendizagem desse ensino. Nesse cenário, neste trabalho, temos, como ...