Navegação por autor "Almeida, Fernando Emilio Leite de"
Itens para a visualização no momento 1-9 of 9
-
Uma análise das metodologias utilizadas por professores de matemática do ensino médio de uma escola pública do interior de Pernambuco durante o período de pandemia do covid-19
Silva, Jany Kelly Souza da; http://lattes.cnpq.br/9491150363307887 (PesqueiraBrasil, 2020-11-03)Neste presente trabalho analisamos os impactos da pandemia sobre a etapa final da educação básica, buscamos conhecer as metodologias adotadas pelos professores de matemática do ensino médio em uma escola pública do estado ... -
Análise do impacto de um curso de extensão acerca do laboratório de ensino de matemática
Santos, Mateus Marques Vital Barreto dos; http://lattes.cnpq.br/0928782831093815 (PesqueiraBrasil, 2021-04-09)Este trabalho tem a finalidade de analisar a percepção dos professores de matemática, participantes do curso de extensão Laboratório de Ensino de Matemática (LEM), acerca do uso dessa metodologia/espaço. A metodologia ... -
A aprendizagem de figuras planas: um olhar a partir das dificuldades dos alunos
Silva, Michele Barbosa da; https://lattes.cnpq.br/1122407068078152 (PesqueiraBrasil, 2023-08-08)A geometria é uma área de extrema importância dentro do currículo da disciplina de matemática; ela é apresentada aos alunos ainda na educação infantil e tem continuidade durante todo o seu ciclo escolar, por esse motivo, ... -
Avaliação em matemática durante a pandemia de covid-19: um estudo de caso
Araújo, Sueli Almeida de; http://lattes.cnpq.br/9222005408692027 (PesqueiraBrasil, 2022-02-16)Diante de uma nova realidade ocasionada pela pandemia da COVID – 19, muitas mudanças ocorreram nos processos de ensino e aprendizagem, sobretudo, no processo de avaliação. O objetivo deste estudo consistiu em analisar ... -
Evasão Discente: da produção cientifica ao olhar do discente do curso de licenciatura em Matemática do IFPE - Campus Pesqueira
Silva, Maria de Fátima Cavalcanti da; http://lattes.cnpq.br/7667121402188115 (PesqueiraBrasil, 2022-08-01)Neste trabalho são inicialmente apresentamos resultados de uma análise, do tipo pesquisa da pesquisa, feita a partir de artigos científicos publicados de 2010 a 2020 que apresentam pesquisas sobre a evasão estudantil no ... -
Formação docente e a inclusão do(a) estudante com deficiência: O que pensam futuros(as) professores(as) do curso de Licenciatura em Matemática do IFPE – Campus Pesqueira
Anjos, Hélio Beserra dos; https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=83147394C63D7C0ACAA410A5E1C6461C# (PesqueiraBrasil, 2021-12-23)A inclusão do(a) educando(a) com deficiência no sistema educacional precisa ser reconhecida como processo permanente. Nessa perspectiva, o(a) professor(a) assim como sua formação são elementos essenciais para efetivação ... -
A importância do erro nas atividades de matemática: uma reflexão a partir de pesquisas
Siqueira, Thatianny Galindo; http://lattes.cnpq.br/0853100131195263 (PesqueiraBrasil, 2021-06-06)O presente artigo com enfoque bibliográfico tem por objetivo proporcionar uma reflexão sobre o papel do erro para aprendizagem de matemática sob o ponto de vista da resolução de problemas. Para isso utilizamos parte dos ... -
O posicionamento da Sociedade Brasileira de Educação Matemática sobre a reforma do Ensino Médio: uma análise documental
Paiva, Dranalina de Souza; http://lattes.cnpq.br/3458119560995559 (PesqueiraBrasil, 2021-08-24)O Ensino Médio foi reformado no Brasil através da Medida Provisória no 746/2016, convertida na Lei no 13.415/2017. A reforma, em fase de implementação, impactou – e permanece impactando – não apenas o Ensino Médio, mas ... -
A Utilização do lúdico nos programas PIBID e residência pedagógica na licenciatura em matemática do IFPE/Pesqueira
Nascimento, Fernanda Maciel do; http://lattes.cnpq.br/1114572294277417 (PesqueiraBrasil, 2022-08-23)Este artigo discute a importância de se trabalhar a ludicidade durante a formação dos licenciandos em Matemática, que participam ou participaram, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e do ...