Browsing Licenciatura em Matemática by Author "0000-0002-0116-6518"
Now showing items 1-10 of 10
-
Análise da Formação Inicial em Matemática: um olhar voltado à produção acadêmica dos egressos
Lima, Victória Galindo de; http://lattes.cnpq.br/8462101559141229 (PesqueiraBrasil, 2022-02-15)Esse artigo é produto do projeto de iniciação científica intitulado: “Análise da Formação Inicial Ofertada pelo Curso da Graduação em Matemática do IFPE/Pesqueira: um olhar voltado à produção acadêmica dos egressos, que ... -
Análise de erros sobre a operação de potenciação na passagem da linguagem natural para a linguagem matemática
Silva, Layane Jaciele Alves; http://lattes.cnpq.br/4312858253948187 (PesqueiraBrasil, 2025-03-13)O objetivo deste trabalho é analisar os erros cometidos por alunos do 9° ano do ensino fundamental na transposição da linguagem natural para a linguagem matemática sobre a operação de potenciação. Para isso, utilizou-se ... -
O Design Thinking como ferramenta para o ensino e aprendizagem no século XXI
Teixeira Lacerda, Mauricio; http://lattes.cnpq.br/5993294804377161 (PesqueiraBrasil, 2022-02-11)O referido estudo foi desenvolvido com o intuito de apresentar por meio da observação participante e estudo de caso, como o uso das metodologias ativas de ensino, em especial o Design Thinking, podem tornar o ensino-aprendizado ... -
O ensino matemático em tempos de pandemia na ótica do professor
Almeida, César Cavalcanti de; http://lattes.cnpq.br/1666788870748716 (PesqueiraBrasil, 2021-06-21)O presente projeto traz uma análise de como tem sido para os professores lecionar e educar através do ensino remoto emergencial, além de abordar os principais desafios desse tipo de ensino. O principal objetivo dessa ... -
Evasão Discente: da produção cientifica ao olhar do discente do curso de licenciatura em Matemática do IFPE - Campus Pesqueira
Silva, Maria de Fátima Cavalcanti da; http://lattes.cnpq.br/7667121402188115 (PesqueiraBrasil, 2022-08-01)Neste trabalho são inicialmente apresentamos resultados de uma análise, do tipo pesquisa da pesquisa, feita a partir de artigos científicos publicados de 2010 a 2020 que apresentam pesquisas sobre a evasão estudantil no ... -
Formação de professores de matemática para inclusão de discalcúlicos : um estudo de caso
Oliveira, Ana Júlia de; http://lattes.cnpq.br/6705759385748945 (PesqueiraBrasil, 2022-02-12)Este trabalho faz parte de um projeto de iniciação científica que teve como objetivo a análise da formação de professores de licenciatura em matemática no que diz respeito à educação inclusiva, especificamente, sobre a ... -
A formação docente inicial ofertada pelo curso de graduação em matemática do IFPE- Campus Pesqueira : sob o olhar dos egressos
Silva, Sonielza da; http://lattes.cnpq.br/0575835355676278 (PesqueiraBrasil, 2022-02-18)O presente trabalho trata de uma análise da formação inicial ofertada pelo curso da graduação em matemática do IFPE/campus Pesqueira sob o olhar dos egressos. Especificamente, buscou-se analisar quais as contribuições ... -
Formação inicial de professores de matemática e o ensino remoto: uma avaliação pelos discentes
Souza, Maria Alexsandra da Silva; http://lattes.cnpq.br/6111784080581204 (PesqueiraBrasil, 2021-06-21)Atualmente estamos vivenciando um momento histórico, mundialmente as pessoas foram surpreendidas pela pandemia do COVID-19. A necessidade de isolamento social causou a suspensão de várias atividades principalmente no ... -
O Letramento estatístico no ensino médio: uma análise de livros didáticos
SILVA, Marina Freitas da; https://lattes.cnpq.br/5263614651090017 (PesqueiraBrasil, 2024-08-01)O presente Trabalho de Conclusão de Curso investigou como os livros didáticos (LDs) de matemática do ensino médio, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), promovem o letramento estatístico entre os ... -
Quadrados mágicos e arte: uma abordagem interdisciplinar para o ensino de matemática
Gonçalves, Anna Kalynne Leite; https://lattes.cnpq.br/6200189545143035 (PesqueiraBrasil, 2025-03-25)O presente trabalho analisa os quadrados mágicos e a arte na abordagem interdisciplinar para o ensino de matemática. A pesquisa adota uma abordagem bibliográfica e exploratória de cinco estudos acadêmicos sendo eles: ...