Quadrados mágicos e arte: uma abordagem interdisciplinar para o ensino de matemática

Data
2025-03-25Autor
Gonçalves, Anna Kalynne Leite
https://lattes.cnpq.br/6200189545143035
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente trabalho analisa os quadrados mágicos e a arte na abordagem
interdisciplinar para o ensino de matemática. A pesquisa adota uma abordagem
bibliográfica e exploratória de cinco estudos acadêmicos sendo eles: Paulo (2021),
Batista et al. (2022), Santos; Baier (2017), Pontes; Pontes (2020), Marques (2017).
Essas pesquisas revelam que o uso dos quadrados mágicos promove o engajamento
dos estudantes, despertando a curiosidade e a motivação para o aprendizado. Os
resultados indicam que atividades baseadas em jogos e desafios contribuem para um
ambiente de aprendizagem dinâmico, favorecendo a participação ativa e o
pensamento crítico. Embora desafios como a adaptação das atividades ao tempo
disponível e às diferentes realidades escolares sejam apontados, o potencial
pedagógico dos quadrados mágicos é inegável. Conclui-se que os quadrados mágicos
são uma poderosa ferramenta educativa, capaz de enriquecer o ensino da matemática
por meio da integração com outras áreas do conhecimento, como por exemplo a arte.
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: