Navegação Licenciatura em Matemática por autor "Almeida, Fernando Emílio Leite de"
Itens para a visualização no momento 1-9 of 9
-
Desafio e possibilidade para o ensino de frações na pandemia: uma visão dos/as professores de matemática 6 ano do ensino fundamental
Medeiros Filho, Edivaldo Marques de; http://lattes.cnpq.br/0786840661332699 (PesqueiraBrasil, 2022-02-15)O presente trabalho de conclusão de curso teve por objetivo analisar os desafios enfrentados por professores da rede estadual, municipal e privada do município de Pesqueira-PE em relação ao ensino de frações nas turmas ... -
Educação especial e inclusiva : o papel da família no processo de escolarização da pessoa com deficiência
Silva, Allyne Sandra Daniel da; http://lattes.cnpq.br/3483986154728376 (PesqueiraBrasil, 2022-08-08)Esse artigo visa contribuir através da literatura com reflexões sobre o papel da família na formação dos estudantes com necessidades educacionais especiais, bem como analisar a opinião de uma gestora sobre esse tema. ... -
O Ensino de matemática em dialogicidade com a identidade étnico-cultural do povo indígena Xukuru do Ororubá: um estudo sobre os polígonos a partir da pintura corporal
Moura, Maria Marcela Lima de; http://lattes.cnpq.br/0859280678765793 (PesqueiraBrasil, 2021-02-12)O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo relatar uma experiência vivenciada na disciplina de matemática em uma turma do 7o ano A do Ensino Fundamental da Escola Estadual Indígena Ororubá, localizada ... -
A Geometria na educação infantil: opiniões e práticas pedagógicas de professores
Guedes, Maria Janaína Bezerra da Silva; http://lattes.cnpq.br/5704335097561320 (PesqueiraBrasil, 2023-02-15)Este estudo buscou analisar as opiniões dos professores e como eles desenvolvem o trabalho pedagógico relacionado ao ensino de Geometria na Educação Infantil. Para tanto, recorremos à pesquisa qualitativa e utilizamos ... -
Jogos matemáticos como instrumentos facilitadores no ensino das quatro operações nas séries finais do ensino fundamental
Oliveira, Tamires de Souza; https://lattes.cnpq.br/6354893696465891 (PesqueiraBrasil, 2022-08-05)O presente artigo com o tema Jogos Matemáticos como instrumentos facilitadores no ensino das quatro operações nas séries finais do ensino fundamental tem como metodologia a utilização de jogos como recursos facilitadores ... -
O livro didático e os problemas matemáticos relacionados a calculadora
Santos, Afonso Henrique dos; http://lattes.cnpq.br/1466177208105789 (PesqueiraBrasil, 2021-04-06)Este artigo pretende apontar se existem problemas matemáticos nos livros didáticos das series finais do ensino fundamental que solicitam o uso da calculadora, bem como a sua relação com as competências da BNCC. Trata-se ... -
Medidas agrárias utilizadas pelo povo Xukuru do Ororubá na cubagem de terras
Oliveira, Bruno Leonardo de; http://lattes.cnpq.br/3114005463598470 (PesqueiraBrasil, 2022-08-11)O objetivo desta pesquisa é apresentar os modos, práticas e técnicas utilizadas pelos povos indígenas Xukuru do Ororubá, que ficam localizados na cidade de Pesqueira-PE, bem como, responder se esse sistema de medidas é ... -
Olhando a análise combinatória sob o ponto de vista da teoria da transposição didática
Farias, Altemar Jatobá de; http://lattes.cnpq.br/9643627305219337 (PesqueiraBrasil, 2021-04-07)Este trabalho tem o intuito de analisar as características relativas ao ensino de combinatória no livro didático do segundo ano do ensino médio; de maneira especial, centra-se na análise da abordagem do conceito inicial ... -
A transição da aritmética para álgebra no livro didático: o caso da transposição didática
Freitas, Antônio dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7463279576808912 (PesqueiraBrasil, 2021-04-07)Esse trabalho tem por objetivo investigar as aproximações e distanciamentos, entre o que é recomendando pela Base Nacional Curricular Comum e o Livro Didático. Para levantar questões sobre o objetivo, optamos em utilizar ...