Browsing Licenciatura em Física by Author "0000-0003-0254-731X"
Now showing items 1-8 of 8
-
Análise da evasão no curso de Licenciatura em Física do IFPE campus Pesqueira: um estudo de caso
Santos, Thamires Leite dos; http://lattes.cnpq.br/2705745689748226 (PesqueiraBrasil, 2021-03-07)Um desafio na educação brasileira é a evasão escolar no ensino superior que encontra-se em torno de 21% (BRASIL, 2018). Em pesquisa realizada entre 2013 e 2016, a taxa de evasão das Licenciaturas em Física no Brasil ... -
Avaliação da aprendizagem de Física: um estudo com professores do ensino médio integrado do IFPE – campus Pesqueira
Campos, Joelbson Cesar da Silva; http://lattes.cnpq.br/7577455128548686 (PesqueiraBrasil, 2022-06-28)A avaliação possibilita acompanhar os processos de aprendizagem e redirecionar o trabalho do professor. Nesta pesquisa, analisamos as práticas avaliativas de docentes da disciplina Física do Ensino Médio Integrado do ... -
Ensino de física: a construção dos saberes docentes de professores iniciantes egressos do IFPE – campus Pesqueira
Bezerra, Cleyton José dos Santos; http://lattes.cnpq.br/2964877365692224 (PesqueiraBrasil, 2021-04-08)Na atualidade, observamos a conservação de práticas tradicionais no processo de ensino e aprendizagem da Física. De acordo com Huberman (2000) e Tardif (2014), a base dos saberes profissionais se forma na fase inicial ... -
Ensino Médio Integrado: representações sociais construídas por professores de Física do IFPE – campus Pesqueira
Silva, Paulo César Bispo da; http://lattes.cnpq.br/0427707802756052 (PesqueiraBrasil, 2022-02-17)O Ensino Médio integrado à educação profissional busca favorecer uma educação integral através da integração das dimensões sociais da vida: trabalho, cultura, ciência e tecnologia. No entanto, a recente reforma do Ensino ... -
Práticas avaliativas no ensino remoto de física: um estudo com professores do curso de Licenciatura em Física do IFPE - campus Pesqueira
Moura, Thamyris Araújo de; http://lattes.cnpq.br/9394608338384022 (PesqueiraBrasil, 2021-08)Diante da pandemia da Covid-19, doença causada por um novo coronavírus, as instituições escolares adotaram o ensino remoto emergencial. Nesse contexto, os professores tiveram que realizar mudanças nas suas práticas de ... -
UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE CONCEITOS DE FÍSICA A PARTIR DO ACELERADOR DE PARTÍCULAS SIRIUS PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Gonçalves, David Kelvin Galindo; http://lattes.cnpq.br/6999664246290914 (PesqueiraBrasil, 2021-08-10)Nesta pesquisa apresentamos uma sequência didática para alunos do ensino médio, voltada para o ensino e aprendizagem de conceitos de Física a partir da compreensão de como o acelerador de partículas Sirius funciona e ... -
A Relação entre Ciência e Religião na concepção dos participantes de um minicurso on-line
Lopes, Maria Eduarda Gomes; http://lattes.cnpq.br/1816343615833374 (PesqueiraBrasil, 2022-06-27)O público geral pensa que a Religião sempre se opôs ao progresso científico, motivo o qual embasa a concepção de guerra entre esses domínios do conhecimento, sendo necessário escolher um deles e abandonar o outro. Quando ... -
Ser professor/a de Física no Ensino Médio Integrado: representações sociais construídas por professores/as do IFPE - campus Pesqueira
Silva, Naiane Gomes da; http://lattes.cnpq.br/8166057025415020 (PESQUEIRABrasil, 2023-12-27)A formação de professores para o Ensino Médio Integrado exige uma abordagem didático-metodológica condizente com as demandas dos processos de ensino e aprendizagem desse ensino. Nesse cenário, neste trabalho, temos, como ...