Browsing Licenciatura em Química by Author "0000-0001-5969-2767"
Now showing items 1-10 of 10
-
Avaliação da aprendizagem em Química: uma análise da experiência vivida por professor e estudantes durante o ensino remoto
Nascimento, Tisianie Patrícia Palmeira do; http://lattes.cnpq.br/4498256396068752 (BarreirosBrasil, 2022-08-01)Em meio a um contexto de pandemia causado pela Covid-19, o mundo teve que adaptar sua rotina ao distanciamento social. Nesse período, as Tecnologias da Informação e Comunicação foram fundamentais para manter a dinâmica ... -
Educação alimentar: a análise de rótulos como estratégia educativa para promover uma alimentação saudável
Lima, Simone Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/4112283620510926 (BarreirosBrasil, 2023-06-22)Promover a leitura de rótulos com auxílio do ensino da química para estimular o hábito de observação das embalagens na hora da comprar e no consumo desse alimentos, como estratégia de educação alimentar saudável entre ... -
Educação do campo e pedagogia da alternância: desafios e potencialidades para o ensino de Ciências
Batista, Larissa Hayannyelly Costa; http://lattes.cnpq.br/2990897251660965 (BarreirosBrasil, 2019-12-27)Pensar em pedagogia da alternância exige um aprofundamento sobre os conceitos, origens e políticas da educação do campo promovida em escolas que não estão compreendidas nos espaços urbanos, incluindo as comunidades ... -
Impacto das emoções no processo de aprendizagem de Química: um olhar sobre a educação emocional de estudantes do Ensino Médio
Santos, Bárbara Alessandra Bezerra dos; http://lattes.cnpq.br/8263376494579098 (BarreirosBrasil, 2023-12-27)O presente trabalho analisou os possíveis impactos que as emoções podem ter no processo de aprendizagem, com foco na aprendizagem de química, a partir de um olhar sobre a educação emocional de estudantes do Ensino Médio. ... -
Inclusão dos estudantes com transtorno e déficit de atenção (TDAH) e abordagens didáticas nas aulas de Ciências da Natureza
Magalhães, Karine da Silva; http://lattes.cnpq.br/2731408060130625 (BarreirosBrasil, 2023-12-27)Atualmente, muito se ouve sobre as especificidades que envolvem o funcionamento cerebral atípico do ser humano. Neste universo, situa-se uma população que apresenta o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), ... -
Inovação no ensino de Química: a ecologia de saberes na abordagem metodológica
Silva, Laís Layanne Pereira da; http://lattes.cnpq.br/9638179759225665 (BarreirosBrasil, 2018-03-22)O presente trabalho investigou as contribuições do uso de diferentes linguagens no processo de ensino e aprendizagem de Química, identificando aspectos teóricos que poderiam fundamentar essa prática docente e examinando ... -
A paródia no processo de ensino e aprendizagem de Química: a visão da docente e dos discentes
Costa, Manoel Mariano; http://lattes.cnpq.br/8852538788433150 (BarreirosBrasil, 2020-11-04)O presente trabalho investigou a utilização da paródia no ensino de química e suas contribuições no processo de ensino-aprendizagem dos conceitos de química. Para tanto, definiu como categorias conceituais de referência ... -
A prática pedagógica do professor e a aprendizagem de Química em uma Escola de Referência de Barreiros – PE
Oliveira, Maria Karolina Gomes; http://lattes.cnpq.br/5781677707867804 (BarreirosBrasil, 2018-08-31)O presente estudo investigou a qualidade do processo de ensino e aprendizagem de química em uma Escola de Referência e sua possível relação com a proposta pedagógica desse modelo de escola. A proposta das Escolas de ... -
O uso de experimentos gravados no ensino de Química
Oliveira, Jhonathan Lima de; http://lattes.cnpq.br/2962474011925402 (BarreirosBrasil, 2018-08-31)O presente trabalho investigou o uso de experimentos gravados no ensino de química e suas contribuições no processo de ensino-aprendizagem dos conceitos de química, analisando a importância dos aspectos metodológicos na ... -
Utilização de jogos como alternativa de avaliação da aprendizagem de Química: um olhar sobre as percepções dos estudantes
Miranda, Iasmim Maria Silva de; http://lattes.cnpq.br/0101527768226155 (BarreirosBrasil, 2023-11-13)A presente monografia discute sobre os processos de avaliação da aprendizagem existentes, como também buscou trazer alternativas que possam auxiliar o docente de química a avaliar os discentes da melhor forma possível, ...