Utilização de jogos como alternativa de avaliação da aprendizagem de Química: um olhar sobre as percepções dos estudantes
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Data
2023-11-13Autor
Miranda, Iasmim Maria Silva de
http://lattes.cnpq.br/0101527768226155
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A presente monografia discute sobre os processos de avaliação da aprendizagem existentes, como também buscou trazer alternativas que possam auxiliar o docente de química a avaliar os discentes da melhor forma possível, tornando este momento menos tenso e estressante, visto que estas sensações são comuns nas avaliações tradicionais. Este estudo se caracteriza por um estudo experimental, pois busca através de uma intervenção comparar dois métodos de avaliação, utilizando as plataformas Quizizz e PhET e a avaliação tradicional escrita, e tendo como objetivos desenvolver a avaliação formativa reguladora por meio da utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), a partir de análise do comportamento e desempenho dos estudantes. A pesquisa foi realizada com quatro turmas do 1o ano do Ensino Médio integrado do curso de agropecuária, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, campus Barreiros, na disciplina de Química. A Química é considerada uma disciplina abstrata, pois os estudantes encontram dificuldades em compreendê-la, sendo assim os jogos auxiliam nas correlações do conteúdo com o cotidiano desses aprendizes, facilitando a sua compreensão. O processo de avaliação normalmente deixa os estudantes tensos e preocupados com o desempenho. Por isso, essa pesquisa traz as metodologias ativas como forma de avaliação da aprendizagem, com o intuito de reduzir a tensão nos estudantes nesse processo avaliativo. Os dados foram analisados considerando o desempenho, comportamento durante a aplicação e resposta do questionário de percepção dos estudantes após a aplicação das avaliações no formato tradicional, pelo quiz e PhET. Durante a aplicação dos jogos foi possível observar diversão, relaxamento e satisfação dos estudantes. Os dados fornecidos pela plataforma Quizizz permite verificar o desempenho dos estudantes, assim como a prova escrita tradicional e a resposta do questionário de percepção mostrou que a maioria dos estudantes se sentiram menos pressionados com a avaliação via jogos digitais. Assim, a aplicação de jogos no formato de quiz se mostrou viável enquanto método de avaliação no processo de ensino-aprendizagem
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