Navegação Campus Barreiros por autor "0000-0002-6202-5137"
Itens para a visualização no momento 1-9 of 9
-
Desafios da residência pedagógica em modalidade remota na pandemia da COVID 19 no IFPE campus Barreiros
Carvalho, Flaviano Rosas de; http://lattes.cnpq.br/2806775898563769 (BarreirosBrasil, 2022-08-01)O presente trabalho trata da análise de uma experiência desenvolvida pelos licenciandos em Química do IFPE-Campus Barreiros em conjunto com o professor preceptor. Tem por objetivo geral relatar a experiência vivida na ... -
Educação sexual e o ensino de ciências: análise do uso de anticoncepcionais a partir de uma proposta didática interdisciplinar direcionada às estudantes do Ensino Médio do Instituto Federal de Pernambuco - Campus Barreiros
Ribeiro, Keith Alves; http://lattes.cnpq.br/3122006326960068 (BarreirosBrasil, 2022-05-26)A sexualidade está presente na vida do indivíduo desde o seu nascimento, e o acompanha durante toda sua vida. A sexualidade envolve todas as formas de busca e vivência do prazer. O processo de desenvolvimento da sexualidade ... -
Estratégias de ensino aplicadas ao conteúdo de radioatividade: uma reflexão sobre uso de jogos nas aulas de Química
Silva, Maria Larissa Nascimento; lattes (BarreirosBrasil, 2023-06-14)A radioatividade é uma das grandes descobertas feitas pelo homem contemporâneo, uma vez que, ao aprofundar seu conhecimento, também abriu importantes campos de aplicação. A radioatividade é amplamente utilizada na medicina, ... -
Intervenção didática: relato de uma experiência docente com uso do simulador PhET colorado para o ensino e aprendizagem de densidade
Lins, Ianca Larissa de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3344031010503863 (BarreirosBrasil, 2022-07-06)O presente trabalho aborda o uso do simulador Phet Colorado no ensino de densidade como recurso didático constituinte de uma intervenção didática realizada em um turma do 1o ano do ensino médio integrado ao técnico em ... -
Investigação da formação docente de química na educação básica: um estudo aplicado
Lira, Júlia Conceição da Silva; http://lattes.cnpq.br/6400289696297361 (BarreirosBrasil, 2023-12-27)Numa concepção geral, esta pesquisa realiza um diagnóstico em relação ao ensino de química na rede de ensino básico; observado, este, sobre a ótica do docente e da sua respectiva qualificação, preparo e metodologias de ... -
Orientações da neurociência para a prática docente: contribuições para o ensino
Barros, Saulo Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/8546446174243813 (BarreirosBrasil, 2022-08-03)O presente trabalho relaciona Neurociência e Educação trazendo fatos importantes da ciência da mente para a formação docente. Além disso, apresentamos um estudo sobre como o cérebro processa a aprendizagem e de que maneira ... -
A paródia no processo de ensino e aprendizagem de Química: a visão da docente e dos discentes
Costa, Manoel Mariano; http://lattes.cnpq.br/8852538788433150 (BarreirosBrasil, 2020-11-04)O presente trabalho investigou a utilização da paródia no ensino de química e suas contribuições no processo de ensino-aprendizagem dos conceitos de química. Para tanto, definiu como categorias conceituais de referência ... -
Percepção de professores de Química sobre a implementação do novo ensino médio
Oliveira, Carla Patrícia da Conceição Silva; http://lattes.cnpq.br/6393294012711187 (BarreirosBrasil, 2022-12-14)A medida provisória no 746 de 22 de setembro de 2016 instituiu a política de fomento à implementação das escolas de ensino médio em tempo integral alterando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), artigos ... -
A prática pedagógica do professor e a aprendizagem de Química em uma Escola de Referência de Barreiros – PE
Oliveira, Maria Karolina Gomes; http://lattes.cnpq.br/5781677707867804 (BarreirosBrasil, 2018-08-31)O presente estudo investigou a qualidade do processo de ensino e aprendizagem de química em uma Escola de Referência e sua possível relação com a proposta pedagógica desse modelo de escola. A proposta das Escolas de ...