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    Percepção de professores de Química sobre a implementação do novo ensino médio

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    Trabalho de Conclusão de Curso (2.219Mb)
    Data
    2022-12-14
    Autor
    Oliveira, Carla Patrícia da Conceição Silva
    http://lattes.cnpq.br/6393294012711187
    Metadata
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    Resumo
    A medida provisória no 746 de 22 de setembro de 2016 instituiu a política de fomento à implementação das escolas de ensino médio em tempo integral alterando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), artigos 35 e 36, no intuito de substituir o currículo do Ensino Médio por um modelo diversificado e flexível denominado Novo Ensino Médio (NEM), construído a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2018. Considerando que, a partir de 2022 a implementação da reforma tornou-se obrigatória e baseada neste momento de transição e nas perspectivas geradas para a implementação dessas mudanças, o nosso trabalho investigou a percepção de professores de Química sobre a implementação do NEM. A coleta de dados foi realizada através de formulário do Google indagando aos professores sobre várias questões como suas formações, tempo que lecionam, rede que lecionam, itinerários formativos atribuídos a eles, número de aulas de Química antes e depois da implementação, frequência de reuniões de planejamento com os professores de Física e Biologia, dentre outras questões. Os resultados mostraram que 75% dos professores entrevistados consideraram insuficientes as informações passadas sobre o NEM durante as capacitações. Com relação à frequência das reuniões, 55% dos docentes responderam que não participam regularmente de momentos de planejamento com os professores de Biologia e Física, outros 25% responderam que se reúnem com baixa frequência, totalizando 80% dos entrevistados. Os dados iniciais sugerem uma situação alarmante com relação à implementação do Novo Ensino Médio nas instituições de ensino
    URI
    https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/860
    Collections
    • Licenciatura em Química
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