Percepção de professores de Química sobre a implementação do novo ensino médio
Visualizar/ Abrir
Data
2022-12-14Autor
Oliveira, Carla Patrícia da Conceição Silva
http://lattes.cnpq.br/6393294012711187
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A medida provisória no 746 de 22 de setembro de 2016 instituiu a política de fomento à implementação das escolas de ensino médio em tempo integral alterando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), artigos 35 e 36, no intuito de substituir o currículo do Ensino Médio por um modelo diversificado e flexível denominado Novo Ensino Médio (NEM), construído a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2018. Considerando que, a partir de 2022 a implementação da reforma tornou-se obrigatória e baseada neste momento de transição e nas perspectivas geradas para a implementação dessas mudanças, o nosso trabalho investigou a percepção de professores de Química sobre a implementação do NEM. A coleta de dados foi realizada através de formulário do Google indagando aos professores sobre várias questões como suas formações, tempo que lecionam, rede que lecionam, itinerários formativos atribuídos a eles, número de aulas de Química antes e depois da implementação, frequência de reuniões de planejamento com os professores de Física e Biologia, dentre outras questões. Os resultados mostraram que 75% dos professores entrevistados consideraram insuficientes as informações passadas sobre o NEM durante as capacitações. Com relação à frequência das reuniões, 55% dos docentes responderam que não participam regularmente de momentos de planejamento com os professores de Biologia e Física, outros 25% responderam que se reúnem com baixa frequência, totalizando 80% dos entrevistados. Os dados iniciais sugerem uma situação alarmante com relação à implementação do Novo Ensino Médio nas instituições de ensino