Estratégias de ensino aplicadas ao conteúdo de radioatividade: uma reflexão sobre uso de jogos nas aulas de Química
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Data
2023-06-14Autor
Silva, Maria Larissa Nascimento
lattes
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A radioatividade é uma das grandes descobertas feitas pelo homem contemporâneo, uma vez que, ao aprofundar seu conhecimento, também abriu importantes campos de aplicação. A radioatividade é amplamente utilizada na medicina, agricultura, indústria, biologia, química e muitas outras áreas. Assim, o presente estudo se justifica pela necessidade de compreender a radioatividade e como ela é trabalhada no Ensino Médio, partindo da consideração de que se trata de um assunto importante na formação de um cidadão crítico. Outrossim, objetivando responder a seguinte indagação: Como realizar o ensino da radioatividade através de jogos pedagógicos no Ensino Médio? Para buscar resposta a essa questão buscou-se materiais que abordam o ensino de radioatividade por meio da utilização e/ou construção de jogos pedagógicos. Para tanto, adotou-se uma abordagem qualitativa de pesquisa, com estudo do tipo revisão bibliográfica da literatura, e no caminho metodológico foram selecionados artigos em bases de dados como o Banco Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e o Banco Virtual em Saúde (BVS), a partir da seleção dos artigos, que foram analisados de modo a identificar abordagens e metodologias utilizadas no ensino da radioatividade por meio de jogos pedagógicos. Os resultados obtidos revelaram que a utilização de jogos no ensino da radioatividade apresenta benefícios significativos, como maior engajamento dos estudantes, melhor compreensão dos conceitos e maior retenção do conhecimento. Além disso, os jogos pedagógicos proporcionaram uma abordagem lúdica e interativa, que estimulou a criatividade, a cooperação e o pensamento crítico dos estudantes. Portanto, a incorporação de jogos no ensino da radioatividade no Ensino Médio se mostrou uma estratégia que auxilia no processo de ensino aprendizado. Por meio dessa abordagem, é possível despertar o interesse dos alunos, tornando o aprendizado mais dinâmico e prazeroso. Assim, o presente estudo busca contribuir para a valorização e disseminação de práticas educativas, que visam aprimorar a qualidade do ensino e preparar os estudantes para os desafios do mundo contemporâneo, apontando a importância do ensino de radioatividade e suas consequências na alfabetização científica
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