Investigação da formação docente de química na educação básica: um estudo aplicado
Visualizar/ Abrir
Data
2023-12-27Autor
Lira, Júlia Conceição da Silva
http://lattes.cnpq.br/6400289696297361
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Numa concepção geral, esta pesquisa realiza um diagnóstico em relação ao ensino de química na rede de ensino básico; observado, este, sobre a ótica do docente e da sua respectiva qualificação, preparo e metodologias de trabalho. Trata-se de uma parametrização quanto, principalmente, a formação docente que o ensino médio está submetido e o quantum mínimo de qualificação necessário. Dialogando mais especificamente com a temática, na próxima subseção se contextualiza o foco da pesquisa. Os objetivos da pesquisa se perfazem através de componentes de análise de conteúdo, diagnóstico e proposta de melhorias, tais como são observados nas alíneas em frente. Para direcionar está investigação, foram escolhidas uma abordagem mista de modo a serem aplicadas nos respectivos momentos necessários nesta investigação. O primeiro momento se concentra na revisão bibliográfica sobre a temática, buscando compor autores e demais estudos de cunho científico, e, com isso, evidenciando sobre o que há na literatura sobre o problema aqui investigado. Além disso, para a segunda parte da pesquisa, foi realizada uma coleta de dados em campo, via questionário, ao qual emprega uma abordagem de pesquisa quanti-qualitativa com o objetivo de investigar o problema supracitado. A pesquisa quantitativa permite a coleta e análise de dados numéricos para identificar padrões, relações e demais correlações, sendo paradigma oportuno para a compreensão acerca das percepções e opiniões dos participantes. No contexto específico das escolas estaduais em Barreiros, Pernambuco, as investigações revelaram desafios adicionais. A disparidade entre instituições públicas e privadas, evidenciada pelos resultados do ENEM, destaca a necessidade de avaliar a formação dos professores, assim com as condições estruturais e recursos disponíveis para o ensino de Química. A falta de laboratórios e recursos adequados compromete a prática experimental, essencial para o aprendizado significativo nesta disciplina. As implicações dessas descobertas são vastas. Propõe-se a implementação de programas de formação continuada e adaptados à realidade do ensino de Química. A promoção de práticas pedagógicas e interdisciplinares, aliadas ao acesso a recursos tecnológicos e experimentais, certamente são uma prioridade
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item:
Itens relacionados
Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.
-
Aplicações em inteligência artificial na educação, na química e no ensino de química: uma revisão sistemática de literatura
Correia, Virginia Marlene; http://lattes.cnpq.br/9432301366501018 (IpojucaBrasil, 2021-11-04)O objetivo deste trabalho foi verificar como a Inteligência Artificial tem sido utilizada na Educação, na Química e no Ensino de Química, identificando suas aplicações e contribuições, por meio de uma Revisão Sistemática ... -
Processos oxidativos avançados (POA) no ensino de Cinética Química: proposta de ferramenta metodológica envolvendo a Química e a Educação Ambiental
Duque, Carlos Henrique; http://lattes.cnpq.br/4131912115211318; Vasconcelos, José Pedro Silva; http://lattes.cnpq.br/7529339574435901 (IpojucaBrasil, 2023-03-14)A educação ambiental é um ramo da ciência instituído pela Lei n° 9.795, de 27 de abril de 1999, que deve ser aplicado como conteúdo transversal. Não é definido como uma disciplina, mas precisa estar presente em todas as ... -
A medicina clínica como tema gerador no ensino de química através da metodologia aprendizagem baseada em problemas (ABP)
Anjos, Carlos Augusto dos; http://lattes.cnpq.br/0741704311024198 (Campus IpojucaBrasil, 2017-05-15)O método da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) tem como princípio tornar o estudante capaz de construir seu próprio aprendizado conceitual, procedimental e atitudinal a partir de problemas propostos ...