Navegação Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação por assunto "Física - ensino"
Itens para a visualização no momento 1-10 of 10
-
Abordagem ctsa no ensino de Física nuclear: reflexões iniciais sobre uma intervenção didática na desmistificação do uso das radiações
(PESQUEIRABrasil, 2024-02-07)A abordagem convencional do ensino de Física frequentemente se restringe a cálculos matemáticos, negligenciando a sua aplicação prática em questões socialmente relevantes, como o emprego de radiações. Este estudo relata ... -
Como a música pode auxiliar no ensino de física
(PESQUEIRABrasil, 2023-08-24)Este estudo, cujo tema é “Como a música pode auxiliar no ensino de Física”, busca analisar como a Física é vista em sala de aula pelos alunos e compreender que a Física vai muito além do que apenas a aplicação de fórmulas. ... -
Diálogos entre a teoria da aprendizagem significativa e a neuroaprendizagem para o ensino de física
(PesqueiraBrasil, 2022-07-28)Esse artigo é um estudo bibliográfico de caráter qualitativo, sobre a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) e Neuroaprendizagem (NA). A TAS tem Marco Antonio Moreira como seu principal teórico citado neste artigo, ... -
Fenômenos ondulatórios: uma proposta de sequência de ensino para turmas do ensino fundamental
(PESQUEIRABrasil, 2023-12-06)O objetivo geral deste estudo foi analisar as contribuições da implementação de uma proposta de sequência de ensino, abordando os fenômenos ondulatórios, em turmas com estudantes do 9o ano do Ensino Fundamental em Ciências, ... -
Investigando as contribuições da aplicação de experimentos para o ensino de física no ensino médio
(PESQUEIRABrasil, 2023-12-11)Considerando a importância das Práticas Experimentais no Ensino de Física, a referente pesquisa trata de analisar se tal utilização nas aulas de Física no Ensino Médio contribuem para uma melhor aprendizagem dos estudantes ... -
O museu de ciências como ferramenta didática na visão dos professores de física: analisando o potencial didático do Espaço Interativo de Ciência, Tecnologia e Artes (EICTA)
(PESQUEIRABrasil, 2024-02-07)Este estudo investigou a integração do Espaço Interativo de Ciências, Tecnologia e Artes (EICTA) no ensino de Física, por meio de entrevistas com 23 participantes (estudantes da licenciatura em Física que fazem parte do ... -
Ser professor/a de Física no Ensino Médio Integrado: representações sociais construídas por professores/as do IFPE - campus Pesqueira
(PESQUEIRABrasil, 2023-12-27)A formação de professores para o Ensino Médio Integrado exige uma abordagem didático-metodológica condizente com as demandas dos processos de ensino e aprendizagem desse ensino. Nesse cenário, neste trabalho, temos, como ... -
Sobre as perdas de potência em painéis fotovoltaicos: Uma abordagem à luz das teorias físicas dos semicondutores
(PesqueiraBrasil, 2021-08-10)Neste trabalho discutimos sobre um fenômeno comum em painéis fotovoltaicos durante o seu processo de geração de energia. Trata-se da perda de eficiência devido a ocorrência da termalização. Esta pesquisa iniciou-se com ... -
Um super-herói no reino quântico: utilizando o filme do homem-formiga no ensino da Física Moderna
(PESQUEIRABrasil, 2023-12-13)O ensino de Física Moderna nas escolas de Nível Médio tem enfrentado ao longo dos anos diversas dificuldades e desafios devido a incontáveis fatores, resultando na falta de vivência e compreensão superficial por parte ... -
O uso de mapas conceituais como objeto para o ensino de estática no primeiro ano do ensino médio
(PESQUEIRABrasil, 2024-02-21)O presente estudo propõe uma abordagem inovadora para o ensino de Estática no primeiro ano do ensino médio, empregando a ferramenta pedagógica dos mapas conceituais. Os mapas conceituais são recursos gráficos que visam ...