Um super-herói no reino quântico: utilizando o filme do homem-formiga no ensino da Física Moderna
Data
2023-12-13Autor
Antunes, Barbara Maria dos Santos
https://lattes.cnpq.br/3276352964590991
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O ensino de Física Moderna nas escolas de Nível Médio tem enfrentado ao longo
dos anos diversas dificuldades e desafios devido a incontáveis fatores, resultando na
falta de vivência e compreensão superficial por parte dos alunos em relação a essa
área fundamental da Física (OLIVEIRA; VIANNA; GERBASSI; 2007). Por esta razão,
tem-se buscado aplicar abordagens que facilitem o aprendizado dos alunos e que
estejam mais próximas da realidade do seu cotidiano. Com esse propósito, o
objetivo deste trabalho é criar discussões e sugerir uma nova metodologia, que
difere do modelo tradicional, sem invalidar sua importância e fundamentalidade, mas
buscando atrair e despertar o interesse dos alunos pela disciplina de Física,
especialmente em relação aos temas abordados na Física Moderna. Dessa maneira,
foi desenvolvida uma intervenção nas turmas de Ensino Médio na disciplina de
Física, de forma simples e contextualizada, utilizando o apoio dos filmes do Homem Formiga. O objetivo foi analisar e debater a funcionalidade desta metodologia. Para
realizar essa análise, foram aplicados questionários, nos quais os alunos tiveram a
oportunidade de avaliar como o conteúdo foi apresentado e o desempenho da
metodologia adotada. Através das respostas dos alunos nos questionários, foi
possível constatar que eles se mostraram interessados e obtiveram um maior
aprendizado com o método utilizado.
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: