Navegação por autor "Torres, Vanessa Cavalcanti de"
Itens para a visualização no momento 1-8 of 8
-
A implementação da ação afirmativa de cotas étnico-raciais no Ifpe: um olhar sobre a Comunidade Quilombola do Castainho
Bezerra, Edvania Kehrle; http://lattes.cnpq.br/2364303435473562 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2019-08-12)Considerando que sete anos se passaram da promulgação da Lei nº 12.711/2012, mais conhecida por “Lei de Cotas”, esta pesquisa busca compreender os impactos causados por esta Ação Afirmativa de Cotas Étnicos-raciais na ... -
A Inclusão na Educação Profissional e Tecnológica: uma análise sobre o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas - NAPNE do IFPE
Santana, Natália Tibéria Veloso de; http://lattes.cnpq.br/6338771168686345 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2024-12-20)O objetivo deste estudo é analisar o papel dos NAPNE do IFPE para a inclusão educacional de discentes com deficiência e/ou necessidades educacionais específicas, visando a produção de subsídios para a implementação e/ou ... -
A licenciatura em música como signo regulador na construção da trajetória de músico-docentes profissionais
Mendes, Dayane Camila Nascimento; http://lattes.cnpq.br/3657976874730653 (Belo JardimBrasil, 2025-02-07)Em um contexto no qual a música ultrapassa sua dimensão artística e se configura como um veículo essencial de educação, este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) teve como objetivo explorar a trajetória de licenciandos(as) ... -
Meu sonho era vestir essa blusa: percepções das pessoas idosas estudantes do IFPE Campus Recife sobre as ações inclusivas para a população idosa na política de assistência estudantil
Santos, Sandra Maria dos; https://lattes.cnpq.br/2168401616437575 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPTBrasil, 2023-10-02)O direito à educação ao longo da vida é assegurado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB), Lei n.9.394 de 20 de dezembro de 1996, e também no Estatuto da Pessoa Idosa (EPI), Lei n.10.741 de 1º de outubro ... -
O núcleo de gênero e diversidade e a população LGBTQIA+: rupturas, avanços e tensões no cotidiano de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
Lima Júnior, Ivanildo Alves de; http://lattes.cnpq.br/6070800540838764 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2020-12-18)Este estudo dá centralidade às orientações sexuais e identidades de gênero não hegemônicas, reconhecidas em suas dimensões sociais, culturais e políticas, no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica, considerando-se ... -
Um olhar sobre a contribuição da Educação Profissional e Tecnológica para o projeto de vida do jovem cotista do IFPE Campus Recife
Cabral, Azenilda de Paula; https://lattes.cnpq.br/2105590300776746 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2024-03-22)Esta pesquisa vislumbrou discutir o projeto de vida dos estudantes cotistas afrodescendentes da Educação Profissional e Tecnológica do Ensino Médio integrado do Instituto Federal de Pernambuco, Campus Recife. O referencial ... -
Rupturas e transições na trajetória acadêmica de licenciado(a)s em música em contexto pandêmico
Bezerra, Alexandre Félix; http://lattes.cnpq.br/7339509157991295 (Belo JardimBrasil, 2023-07-06)A situação imposta pela pandemia da COVID-19, com a suspensão das aulas presenciais por tempo indefinido, trouxe a implantação do Ensino Remoto Emergencial (ERE) em todas as instituições de ensino do país. Este estudo ... -
Vibrações do silêncio na Educação Inclusiva: mediações possíveis no ensino de Música para pessoas com Surdez
Lucena, Rodrigo Oliveira de; http://lattes.cnpq.br/0106522126876794 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2022-07-19)Tomando-se como referência a formação humana integral, a presente dissertação de mestrado estabelece um diálogo entre a teoria Histórico-Crítica e a Histórico-Cultural, visando tratar das possibilidades de aproximação ...