Itens para a visualização no momento 61-70 of 70

    • Relação teoria e prática na formação do técnico em edificações no ensino médio integrado 

      Pontes, Isabel Ribeiro de Melo; http://lattes.cnpq.br/0157592366056922 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2022-07-04)
      Esta pesquisa tem por objetivo geral analisar a relação teoria e prática na formação dos estudantes do Curso Técnico em Edificações, Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) ...
    • Resíduos sólidos e a conscientização ambiental nas escolas: uma breve revisão da literatura 

      Silva, Renata Cristina Lopes da; http://lattes.cnpq.br/8571411859178281 (BarreirosBrasil, 2022-12-20)
      O Brasil, quinto maior país do mundo em território e população, é um dos países que mais geram resíduos sólidos e a maior parte desses resíduos não são corretamente descartados, gerando assim, um enorme problema ambiental ...
    • Sequências didáticas: uma proposta para o ensino de química 

      Oliveira, Josélio Luís Silva de; http://lattes.cnpq.br/9285649613647879; Brito, Natalia de Souza; http://lattes.cnpq.br/3833032747482338 (IpojucaBrasil, 2023-04-17)
      O processo de ensino-aprendizagem das Ciências da Natureza por estudantes do Ensino Médio, em especial a Química mostra-se desafiadora da maneira que é desenvolvida e do modo que é apresentada: maçante, com excesso de ...
    • Os sons do silêncio: a aula de violão sob o método Casa Inclusiva 

      Rodrigo Oliveira de Lucena (O autor., 2022-07-19)
      O presente Produto Educacional sob a forma de Material Didático é parte integrante da dissertação de mestrado intitulada “Vibrações do Silêncio na “CASA inclusiva”: mediações possíveis no ensino de música para pessoas com ...
    • As tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) no ensino de Química para estudantes surdos no ensino médio 

      Albuquerque, Cecilia Leite de; http://lattes.cnpq.br/5408296084355546 (IpojucaBrasil, 2023-12-29)
      O presente trabalho teve como objetivo proporcionar a um docente de Química do Ensino Médio um aprimoramento teórico e prático sobre o uso de TDICs como recursos inclusivos e facilitadores da aprendizagem para estudantes ...
    • As trilhas ecopedagógicas nas unidades de conservação de Bonito-PE: uma análise do processo de alfabetização ambiental e cultural. 

      Silva, Josefa Mireli da; http://lattes.cnpq.br/8317413765445994; Oliveira, Shirley Soares de; http://lattes.cnpq.br/8021325895311840 (RecifeBrasil, 2023-02-17)
      O objetivo central deste trabalho foi identificar a relevância das Trilhas Ecopedagógicas realizadas na Unidade de Conservação do Parque Natural Municipal Mata da Chuva (Bonito/PE), como instrumento de aprendizagem na ...
    • Turismo pedagógico como ferramenta de educação patrimonial para os alunos da rede municipal de ensino em Igarassu – PE 

      Figueredo, Grazielly Maria de Souza; http://lattes.cnpq.br/8055358933414293; Justino, Josué Lucas Oliveira dos Santos; http://lattes.cnpq.br/2759730818985192; 100.094994-07; http://lattes.cnpq.br/0580792739245159; Damázio, Patrícia Renata Rodrigues (RecifeBrasil, 2020-05-05)
      O projeto a seguir trata a importância do Turismo Pedagógico como prática de Educação Patrimonial para os estudantes da Rede Municipal de Igarassu. O presente trabalho se dispõe a analisar de que forma o Turismo tem sido ...
    • A utilização de materiais alternativos no processo de ensino-aprendizagem de Química 

      Silva, Altorbele Alves da; http://lattes.cnpq.br/6736897497313054; Ramos, Joana Virginia Faustino (IpojucaBrasil, 2023-07-17)
      O presente estudo versa sobre a utilização de materiais e reagentes alternativos no ensino de Química em uma escola pública estadual, localizada no município de Ipojuca-PE. Tendo como foco investigar se a utilização desses ...
    • A utilização de temas geradores na educação química aplicados no ensino básico 

      Silva, Andréa Maria da; http://lattes.cnpq.br/7571006827575945; Gomes, Taciele Maria; http://lattes.cnpq.br/8864448383603719 (IpojucaBrasil, 2023-07-11)
      Os fundamentos metodológicos da concepção educacional proposta por Freire se apoiam na dialogicidade e problematização em torno da realidade e das contradições sociais vivenciadas pelos estudantes, as quais se encontram ...
    • A utilização dos mapas conceituais como técnica potencializadora da aprendizagem de química orgânica 

      Castanheira, João Pedro Alves; http://lattes.cnpq.br/3850659929231910 (IpojucaBrasil, 2021-11-04)
      Este Trabalho de Conclusão de Curso foi produzido para retratar uma pesquisa sobre o uso dos Mapas Conceituais como uma técnica para o estudo de Química orgânica. Este projeto foi realizado com estudantes do 3° ano do ...