Navegação por assunto "CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM"
Itens para a visualização no momento 61-70 of 70
-
Relação teoria e prática na formação do técnico em edificações no ensino médio integrado
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2022-07-04)Esta pesquisa tem por objetivo geral analisar a relação teoria e prática na formação dos estudantes do Curso Técnico em Edificações, Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) ... -
Resíduos sólidos e a conscientização ambiental nas escolas: uma breve revisão da literatura
(BarreirosBrasil, 2022-12-20)O Brasil, quinto maior país do mundo em território e população, é um dos países que mais geram resíduos sólidos e a maior parte desses resíduos não são corretamente descartados, gerando assim, um enorme problema ambiental ... -
Sequências didáticas: uma proposta para o ensino de química
(IpojucaBrasil, 2023-04-17)O processo de ensino-aprendizagem das Ciências da Natureza por estudantes do Ensino Médio, em especial a Química mostra-se desafiadora da maneira que é desenvolvida e do modo que é apresentada: maçante, com excesso de ... -
Os sons do silêncio: a aula de violão sob o método Casa Inclusiva
(O autor., 2022-07-19)O presente Produto Educacional sob a forma de Material Didático é parte integrante da dissertação de mestrado intitulada “Vibrações do Silêncio na “CASA inclusiva”: mediações possíveis no ensino de música para pessoas com ... -
As tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) no ensino de Química para estudantes surdos no ensino médio
(IpojucaBrasil, 2023-12-29)O presente trabalho teve como objetivo proporcionar a um docente de Química do Ensino Médio um aprimoramento teórico e prático sobre o uso de TDICs como recursos inclusivos e facilitadores da aprendizagem para estudantes ... -
As trilhas ecopedagógicas nas unidades de conservação de Bonito-PE: uma análise do processo de alfabetização ambiental e cultural.
(RecifeBrasil, 2023-02-17)O objetivo central deste trabalho foi identificar a relevância das Trilhas Ecopedagógicas realizadas na Unidade de Conservação do Parque Natural Municipal Mata da Chuva (Bonito/PE), como instrumento de aprendizagem na ... -
Turismo pedagógico como ferramenta de educação patrimonial para os alunos da rede municipal de ensino em Igarassu – PE
(RecifeBrasil, 2020-05-05)O projeto a seguir trata a importância do Turismo Pedagógico como prática de Educação Patrimonial para os estudantes da Rede Municipal de Igarassu. O presente trabalho se dispõe a analisar de que forma o Turismo tem sido ... -
A utilização de materiais alternativos no processo de ensino-aprendizagem de Química
(IpojucaBrasil, 2023-07-17)O presente estudo versa sobre a utilização de materiais e reagentes alternativos no ensino de Química em uma escola pública estadual, localizada no município de Ipojuca-PE. Tendo como foco investigar se a utilização desses ... -
A utilização de temas geradores na educação química aplicados no ensino básico
(IpojucaBrasil, 2023-07-11)Os fundamentos metodológicos da concepção educacional proposta por Freire se apoiam na dialogicidade e problematização em torno da realidade e das contradições sociais vivenciadas pelos estudantes, as quais se encontram ... -
A utilização dos mapas conceituais como técnica potencializadora da aprendizagem de química orgânica
(IpojucaBrasil, 2021-11-04)Este Trabalho de Conclusão de Curso foi produzido para retratar uma pesquisa sobre o uso dos Mapas Conceituais como uma técnica para o estudo de Química orgânica. Este projeto foi realizado com estudantes do 3° ano do ...