As trilhas ecopedagógicas nas unidades de conservação de Bonito-PE: uma análise do processo de alfabetização ambiental e cultural.
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Data
2023-02-17Autor
Silva, Josefa Mireli da
http://lattes.cnpq.br/8317413765445994
Oliveira, Shirley Soares de
http://lattes.cnpq.br/8021325895311840
Metadata
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O objetivo central deste trabalho foi identificar a relevância das Trilhas
Ecopedagógicas realizadas na Unidade de Conservação do Parque Natural
Municipal Mata da Chuva (Bonito/PE), como instrumento de aprendizagem na
Educação Ambiental para processo de alfabetização ambiental e Cultural. Foi
realizado um questionário com o gestor responsável pela organização e condução
da trilha, para compreender os principais objetivos e assuntos abordados na
atividade. Também foi aplicado um questionário estruturado com um grupo de
educandos do ensino médio, a fim de compreender suas percepções sobre a
atividade. Os resultados apontaram que a atividade de trilha ecopedagógica visa
uma aproximação dos educandos das escolas locais com a realidade do território. O
responsável pela condução da trilha afirmou que a base da atividade é dada pela
premissa do “conhecer é preservar”, fortalecendo os laços com o meio ambiente e
com a região onde todos estão inseridos. Em relação aos educandos, houve
respostas positivas sobre diversos aspectos, como a interdisciplinaridade e a
assimilação teórico/prática, a sensação de pertencimento e da importância de
conhecer a região em que vivem. Os pontos frágeis são a necessidade de mais
informação p população local, não apenas de estudantes. No geral o estudo
demonstrou que a atividade é importante para a alfabetização científica e ecológica
dos atores sociais locais
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