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    Turismo pedagógico como ferramenta de educação patrimonial para os alunos da rede municipal de ensino em Igarassu – PE

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    Trabalho de Conclusão de Curso (4.844Mb)
    Data
    2020-05-05
    Autor
    Figueredo, Grazielly Maria de Souza
    http://lattes.cnpq.br/8055358933414293
    Justino, Josué Lucas Oliveira dos Santos
    http://lattes.cnpq.br/2759730818985192
    100.094994-07
    http://lattes.cnpq.br/0580792739245159
    Damázio, Patrícia Renata Rodrigues
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    O projeto a seguir trata a importância do Turismo Pedagógico como prática de Educação Patrimonial para os estudantes da Rede Municipal de Igarassu. O presente trabalho se dispõe a analisar de que forma o Turismo tem sido tratado nas escolas e de que maneira o conhecimento sobre a relevância dos ambientes históricos culturais podem mudar a realidade social dos estudantes preservando e pertencendo a esses espaços. Tal discussão vai embasar sobre o valor da implementação prática de atividades educativas que visem garantir aos estudantes do ensino fundamental 1 o conhecimento rápido, divertido e eficaz sobre os patrimônios de sua cidade. Percorrendo sobre o início do que hoje podemos considerar Turismo Pedagógico, passando sobre os conceitos de patrimônios e a importância de salvaguardá-los para o conhecimento acessível a futuras gerações e finalizando sobre a eficácia de materiais lúdicos para o desenvolvimento educacional e social dos alunos, o projeto, dado o nome de “Vivendo Igarassu”, se mostra de suma importância para o município, entendendo-o como vetor de transformação comunitária e valorização cultural. O Trabalho de Conclusão de Curso foi realizado através de uma pesquisa qualitativa, com 14 professores da rede municipal de ensino da cidade de Igarassu- PE, com o objetivo de entender a dinâmica de funcionamento da Educação Patrimonial na sala de aula durante todo o ano letivo. Compreende-se que a implementação do projeto proposto se torna viável visto que a relação entre Turismo Pedagógico e Educação Patrimonial gera a sensação de pertencimento aos envolvidos, além de garantir a conservação de espaços históricos e impulsionar a atividade turística de forma educacional ainda nas salas de aula.
    URI
    https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/562
    Collections
    • Tecnólogo em Gestão de Turismo
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