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    A utilização dos mapas conceituais como técnica potencializadora da aprendizagem de química orgânica

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    TCC_AUtilizaçãoDosMapasConcetuaisComoPotencializadoraDaAprendizagemDeQuímicaOrgânica.pdf (2.144Mb)
    Data
    2021-11-04
    Autor
    Castanheira, João Pedro Alves
    http://lattes.cnpq.br/3850659929231910
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Este Trabalho de Conclusão de Curso foi produzido para retratar uma pesquisa sobre o uso dos Mapas Conceituais como uma técnica para o estudo de Química orgânica. Este projeto foi realizado com estudantes do 3° ano do Ensino Médio de uma escola estadual da região metropolitana de Recife em Pernambuco, todo de forma remota, através do Google Meet. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar a percepção do grupo estudado quanto ao uso dos Mapas Conceituais como técnica de estudo e aprendizagem de Química orgânica, então para isto foram contempladas as seguintes etapas: apresentação do conceito de mapa conceitual para o grupo participante do projeto; produção, juntamente com a turma, de mapas conceituais para exemplificar formas de construir esta ferramenta; levantamento das notas das provas de Química que ocorreram durante o projeto, tanto as notas do grupo amostral como as da população, aplicação do teste de hipótese do tipo t- student com as médias das notas e por fim foi avaliada a satisfação do grupo estudado com relação aos Mapas Conceituais como uma ferramenta de estudo e aprendizagem através de um questionário. Como resultado foi possível observar uma melhora estatística na média do grupo que utilizou esta técnica de aprendizagem a partir da segunda prova realizada durante a pesquisa e que a maioria do grupo amostral usou e verificou os mapas conceituais como técnica de estudo principalmente como ferramenta de revisão.
    URI
    https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/409
    Collections
    • Licenciatura em Química
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