A utilização dos mapas conceituais como técnica potencializadora da aprendizagem de química orgânica
Data
2021-11-04Autor
Castanheira, João Pedro Alves
http://lattes.cnpq.br/3850659929231910
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este Trabalho de Conclusão de Curso foi produzido para retratar uma pesquisa sobre
o uso dos Mapas Conceituais como uma técnica para o estudo de Química orgânica.
Este projeto foi realizado com estudantes do 3° ano do Ensino Médio de uma escola
estadual da região metropolitana de Recife em Pernambuco, todo de forma remota,
através do Google Meet. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar a percepção do
grupo estudado quanto ao uso dos Mapas Conceituais como técnica de estudo e
aprendizagem de Química orgânica, então para isto foram contempladas as seguintes
etapas: apresentação do conceito de mapa conceitual para o grupo participante do
projeto; produção, juntamente com a turma, de mapas conceituais para exemplificar
formas de construir esta ferramenta; levantamento das notas das provas de Química
que ocorreram durante o projeto, tanto as notas do grupo amostral como as da
população, aplicação do teste de hipótese do tipo t- student com as médias das notas
e por fim foi avaliada a satisfação do grupo estudado com relação aos Mapas
Conceituais como uma ferramenta de estudo e aprendizagem através de um
questionário. Como resultado foi possível observar uma melhora estatística na média
do grupo que utilizou esta técnica de aprendizagem a partir da segunda prova
realizada durante a pesquisa e que a maioria do grupo amostral usou e verificou os
mapas conceituais como técnica de estudo principalmente como ferramenta de
revisão.