Os sons do silêncio: a aula de violão sob o método Casa Inclusiva
Abstract
O presente Produto Educacional sob a forma de Material Didático é parte integrante da dissertação de mestrado intitulada “Vibrações do Silêncio na “CASA inclusiva”: mediações possíveis no ensino de música para pessoas com surdez". A pesquisa encontra-se vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), pelo Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, por meio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), Campus Olinda. Para tanto, Produto Educacional deve materializar-se a partir de questionamentos oriundos da atividade no campo de pesquisa, para respondê-los. Sendo a Educação um processo, portanto em transformação contínua (SAVIANI, 1999), concebe-se que os produtos gerados em seu decorrer igualmente sofrem processos de transformação à medida que são usados nos
diversos contextos, portanto não estando totalmente concluídos, havendo a possibilidade de reuso, revisão, adaptação, tradução, compartilhamento etc. (ibid.) Sob a compreensão do Método CASA Inclusiva, destinado ao ensino de música a pessoas com surdez por meio das vibrações, o presente material propõe contribuir com o ensino e aprendizado de música por meio do violão sob a base da Escola de Tárrega, que propõe o
posicionamento da caixa acústica do instrumento em maior proporção de contato junto ao
estudante ao executá-lo (OLIVEIRA, 2020). Pensando na replicabilidade do presente material e necessária metodologia, salienta-se a papel imprescindível da mediação em LIBRAS como recurso principal à mediação das aulas. O Produto Educacional encontra-se dividido em duas breves partes. A primeira trazendo informações técnicas básicas relativas ao violão quanto à sua projeção sonora a respeito de suas vibrações, mantendo relação com o Método CASA Inclusiva, da autoria do professor de música, pedagogo e músico profissional multi-instrumentista Carlos Alberto de Souza Alves. (NASCIMENTO, 2019). A segunda parte traz sugestões de exercícios preparatórios ao estudante, contendo passos a serem seguidos com auxílio de ilustrações, objetivando contribuir
com a prática pedagógica do professor, sob as bases do Método de sua autoria, ao ensino da música instrumental por meio do violão.
Collections
The following license files are associated with this item: