Navegação Campus Barreiros por autor "Celestino, Francisca Adriana Correia"
Itens para a visualização no momento 1-8 of 8
-
Desafios da residência pedagógica em modalidade remota na pandemia da COVID 19 no IFPE campus Barreiros
Carvalho, Flaviano Rosas de; http://lattes.cnpq.br/2806775898563769 (BarreirosBrasil, 2022-08-01)O presente trabalho trata da análise de uma experiência desenvolvida pelos licenciandos em Química do IFPE-Campus Barreiros em conjunto com o professor preceptor. Tem por objetivo geral relatar a experiência vivida na ... -
Educação sexual e o ensino de ciências: análise do uso de anticoncepcionais a partir de uma proposta didática interdisciplinar direcionada às estudantes do Ensino Médio do Instituto Federal de Pernambuco - Campus Barreiros
Ribeiro, Keith Alves; http://lattes.cnpq.br/3122006326960068 (BarreirosBrasil, 2022-05-26)A sexualidade está presente na vida do indivíduo desde o seu nascimento, e o acompanha durante toda sua vida. A sexualidade envolve todas as formas de busca e vivência do prazer. O processo de desenvolvimento da sexualidade ... -
Estratégias de ensino aplicadas ao conteúdo de radioatividade: uma reflexão sobre uso de jogos nas aulas de Química
Silva, Maria Larissa Nascimento; lattes (BarreirosBrasil, 2023-06-14)A radioatividade é uma das grandes descobertas feitas pelo homem contemporâneo, uma vez que, ao aprofundar seu conhecimento, também abriu importantes campos de aplicação. A radioatividade é amplamente utilizada na medicina, ... -
Investigação da formação docente de química na educação básica: um estudo aplicado
Lira, Júlia Conceição da Silva; http://lattes.cnpq.br/6400289696297361 (BarreirosBrasil, 2023-12-27)Numa concepção geral, esta pesquisa realiza um diagnóstico em relação ao ensino de química na rede de ensino básico; observado, este, sobre a ótica do docente e da sua respectiva qualificação, preparo e metodologias de ... -
Orientações da neurociência para a prática docente: contribuições para o ensino
Barros, Saulo Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/8546446174243813 (BarreirosBrasil, 2022-08-03)O presente trabalho relaciona Neurociência e Educação trazendo fatos importantes da ciência da mente para a formação docente. Além disso, apresentamos um estudo sobre como o cérebro processa a aprendizagem e de que maneira ... -
A paródia no processo de ensino e aprendizagem de Química: a visão da docente e dos discentes
Costa, Manoel Mariano; http://lattes.cnpq.br/8852538788433150 (BarreirosBrasil, 2020-11-04)O presente trabalho investigou a utilização da paródia no ensino de química e suas contribuições no processo de ensino-aprendizagem dos conceitos de química. Para tanto, definiu como categorias conceituais de referência ... -
Percepção de professores de Química sobre a implementação do novo ensino médio
Oliveira, Carla Patrícia da Conceição Silva; http://lattes.cnpq.br/6393294012711187 (BarreirosBrasil, 2022-12-14)A medida provisória no 746 de 22 de setembro de 2016 instituiu a política de fomento à implementação das escolas de ensino médio em tempo integral alterando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), artigos ... -
A prática pedagógica do professor e a aprendizagem de Química em uma Escola de Referência de Barreiros – PE
Oliveira, Maria Karolina Gomes; http://lattes.cnpq.br/5781677707867804 (BarreirosBrasil, 2018-08-31)O presente estudo investigou a qualidade do processo de ensino e aprendizagem de química em uma Escola de Referência e sua possível relação com a proposta pedagógica desse modelo de escola. A proposta das Escolas de ...