Navegação Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação por assunto "CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO"
Itens para a visualização no momento 1-8 of 8
-
Análise da evasão no curso de Licenciatura em Física do IFPE campus Pesqueira: um estudo de caso
(PesqueiraBrasil, 2021-03-07)Um desafio na educação brasileira é a evasão escolar no ensino superior que encontra-se em torno de 21% (BRASIL, 2018). Em pesquisa realizada entre 2013 e 2016, a taxa de evasão das Licenciaturas em Física no Brasil ... -
Compostagem de resíduos alimentares: uma abordagem em um ambiente escolar
(Campus IpojucaBrasil, 2017-05-15)Pesquisas que abordem alternativas ecológicas para os resíduos gerados pela sociedade devem ser respaldadas nos dias atuais. A compostagem é uma dessas alternativas, mas para colocá-la em prática é preciso modificar ... -
Educação do campo e pedagogia da alternância: desafios e potencialidades para o ensino de Ciências
(BarreirosBrasil, 2019-12-27)Pensar em pedagogia da alternância exige um aprofundamento sobre os conceitos, origens e políticas da educação do campo promovida em escolas que não estão compreendidas nos espaços urbanos, incluindo as comunidades ... -
Um estudo sobre evasão no curso de licenciatura em física do IFPE campus Pesqueira na turma 2016.1
(PesqueiraBrasil, 2021-04-07)Esse trabalho surgiu do interesse de investigar as causas da evasão da turma 2016.1 no Curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Pernambuco, Campus Pesqueira. Como aluno da turma, meu objetivo foi conhecer ... -
Inclusão dos estudantes com transtorno e déficit de atenção (TDAH) e abordagens didáticas nas aulas de Ciências da Natureza
(BarreirosBrasil, 2023-12-27)Atualmente, muito se ouve sobre as especificidades que envolvem o funcionamento cerebral atípico do ser humano. Neste universo, situa-se uma população que apresenta o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), ... -
Motivação autodeterminada dos professores das áreas de ciências exatas, da terra e biológicas
(IpojucaBrasil, 2021-01-08)A motivação autodeterminada pode ser fundamentada em tipos ou pela qualidade da motivação de um indivíduo, bem como por sua quantidade. Este processo psicológico básico pode prever resultados importantes para a saúde ... -
A paródia no processo de ensino e aprendizagem de Química: a visão da docente e dos discentes
(BarreirosBrasil, 2020-11-04)O presente trabalho investigou a utilização da paródia no ensino de química e suas contribuições no processo de ensino-aprendizagem dos conceitos de química. Para tanto, definiu como categorias conceituais de referência ... -
Perspectivas de docentes da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias sobre a inclusão de estudantes com deficiência
(IpojucaBrasil, 2022-03-29)O presente trabalho teve como objetivo analisar as perspectivas de professores da Área das Ciências da Natureza e suas Tecnologias sobre inclusão dos Estudantes com Deficiência. Buscamos identificar possibilidades e desafios ...