Navegação Trabalhos Acadêmicos e Técnicos por autor "Valença, Marcos Moraes"
Itens para a visualização no momento 1-13 of 13
-
Agroecologia e feminismo: empoderamento das camponesas Flores de Ximenes
Tavares, Raíra Pereira; http://lattes.cnpq.br/7428285629294912 (RecifeBrasil, 2019-02-28)A presente pesquisa foi realizada no assentamento Valdir Ximenes, localizado no município de Barreiros/PE, tendo como objetivo geral compreender como as mulheres rurais da localidade criaram o grupo Flores de Ximenes e ... -
Análise do Plano de Gestão dos Jardins Históricos de Burle Marx: uma visão de sustentabilidade e preservação do patrimônio cultural urbano.
Pessoa, Zanzul Alexandre; http://lattes.cnpq.br/0590201451347531 (RecifeBrasil, 2022-07-13)Esta pesquisa tem como objetivo identificar a gestão do Plano de Gestão dos jardins históricos de Burle Marx que foram caracterizados como jardins históricos, situados na cidade do Recife-PE. Foram feitas abordagens ... -
Análise pós-colonial da agricultura e da pesca na comunidade quilombola do Engenho Siqueira/ Rio Formoso/ PE
Lopes, Thiago Francisco Ferreira; http://lattes.cnpq.br/9071106176202482 (RecifeBrasil, 2019-10-10)Tivemos como o objetivo geral, analisar a importância dos saberes tradicionais para a segurança alimentar da comunidade quilombola do Engenho Siqueira no município de Rio Formoso-PE, sob uma perspectiva pós-colonial, ... -
O diálogo entre a educação ambiental crítico-transformadora e a capoeira Angola : a percepção da experiência no centro de pesquisa e prática nº Golo capoeira Angola, no Agreste de Pernambuco.
Silva, Ivison Renato Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/0261100595700244 (RecifeBrasil, 2023-06-06)A Capoeira Angola se apresenta como possibilidade concreta de resistência e de luta contra a dominação que contribui para a atual ruína ecossistêmica. Com o objetivo de compreender a relação entre a Educação Ambiental ... -
Educação ambiental e cultural em mostras e festivais de cinema: o que brota nas telas da 5ª Mostra Ambiental de Cinema do Recife
Santos, Amanda Ramos Alves dos; http://lattes.cnpq.br/6465456614324783 (RecifeBrasil, 2022-11-11)A Mostra Ambiental de Cinema do Recife (MARÉ) é pioneiramente dedicada à temática socioambiental no estado de Pernambuco e o presente trabalho debruça-se sobre a sua 5ª edição, que ocorreu em dezembro de 2020. O estudo ... -
A educação ambiental no município de Bonito - PE : a prática pedagógica do professor
Pinto, Lucas Luãn Correia; http://lattes.cnpq.br/0275158090098055 (RecifeBrasil, 2022-02-10)Esta pesquisa foi realizada entre os meses de novembro (2021) e janeiro (2022), possui como objetivo identificar e analisar a Educação Ambiental produzida pelos professores de Geografia e de Educação Ambiental do ... -
Jurema Sagrada - Alhandra-PB: desmatamento, cultura e religião
Queiroz, Gabriel Andrade Ribeiro Pessoa; http://lattes.cnpq.br/0806040647306345 (RecifeBrasil, 2020-12-01)Esse trabalho teve o objetivo de analisar o desmatamento da árvore jurema-preta e a relação com a religião jurema sagrada. Foram investigadas as causas que motivam as derrubadas, a consequente escassez da espécime da ... -
Logística reversa, compras sustentáveis e a participação de catadores de materiais recicláveis no contexto do IFPE - Campus Recife
Silva, Lucas José da; http://lattes.cnpq.br/9650185855786513 (RecifeBrasil, 2018-04-10)Esta pesquisa buscou analisar o modelo de gestão de resíduos sólidos recicláveis passíveis e prioritários das cadeias de logística reversa e importância dos catadores de materiais recicláveis e realização de compras ... -
Lugar de memória e sua relação com a fé uma análise do centro de instrução bíblico visual, Cruzeiro de Poção-PE
Costa, Maria Isabel de Souza; http://lattes.cnpq.br/5891703907367298 (RecifeBrasil, 2022-11-11)O Centro de Instrução Bíblico Visual Cruzeiro de Poção, foi construído e idealizado por Frei Henrique Bröker, natural da Alemanha, no ano de 1961 na cidade de Poção-PE. O processo de construção do Cruzeiro de Poção, trouxe ... -
Paisagem, Infância e cidadania paisagística: contribuições para o ensino de Geografia
Menezes, Ana Júlia Lacerda Meira; http://lattes.cnpq.br/2659873768937253 (RecifeBrasil, 2022-06-06)O presente artigo busca contribuir para o debate sobre Ensino de Geografia e cidadania através do conceito de Paisagem. Para tal, articulamos as noções de Paisagem (BESSE, 2014a; 2014b; SANTOS, 2014), Cidadania ... -
Pedagogia do Fazer: um caminho para a crítica pós-colonial nas escolas waldorf.
Calheiros, Cristina Maria de Albuquerque Pontes; http://lattes.cnpq.br/6096077759162630; Lima, Allan Matteus Vieira Oliveira; http://lattes.cnpq.br/1139666087464289 (RecifeBrasil, 2002-12-01)A epistemologia pós-colonial traz à tona o apagamento da diversidade cultural e étnica do mundo. A pedagogia Waldorf foi criada em 1919, e durante as últimas décadas vem sendo implementada de maneira muito parecida com o ... -
Práticas ambientais na construção da identidade de manifestações culturais da Comunidade Quilombola do Engenho Siqueira - Rio Formoso - PE
Santos, Carlos Douglas Teixeira dos; http://lattes.cnpq.br/2498100511029547 (RecifeBrasil, 2017-12-21)As comunidades tradicionais, especificamente as Comunidades Quilombolas, são grupos culturalmente distintos e que comungam valores e símbolos carregados de ancestralidade que definem aquilo que eles são, a sua identidade. ... -
Terreiro Palácio de Yemanjá : um espaço de Educação ambiental e cultural de colonial Olindense.
Guerra Júnior, Alessandro Augusto; http://lattes.cnpq.br/6869287660592947 (RecifeBrasil, 2023-01-18)Este artigo visa fazer uma discussão na perspectiva decolonial da importância do terreiro de candomblé Palácio de Yemanjá, em Olinda-PE, como espaço de educação não formal na promoção da educação ambiental e cultural. ...